Pantanal: veja detalhes dos vestidos de noiva de Juma e Muda

A novela “Pantanal” terá casórios na próxima semans, quando chega ao capítulo 100. Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuita Barbosa), e Muda (Bella Campos) e Tibério (Guito) vão se casar e, segundo o material de divulgação da TV Globo, haverá surpresas, incluindo a fuga de Juma para o rio e é convencida pelo Velho (Osmar Prado) a voltar.

Juma e Jove (Foto: Divulgação/ TV Globo/João Miguel Júnior
Juma e Jove (Foto: Divulgação/ TV Globo/João Miguel Júnior

Chega de spoiler e vamos conhecer detalhes dos vestidos de noiva das personagens. A figurinista Marie Salles conta detalhes dos looks. Para Juma, ela revelou que queria um vestido que remetesse a algo da natureza e fosse mais rústico. “Conheci a Jacqueline Chiabay, que faz um trabalho de tricô com fitas de sobra de couro. E aí nós, juntas, desenvolvemos esse vestido, que é todo feito em crochê de couro, com fitas de couro natural”. Trata-se de uma trama de tricô e crochê intercaladas, feitas com as tiras dos retalhos de couro cortadas manualmente.

Juma (Foto: Divulgação/ TV Globo/João Miguel Júnior)
Juma (Foto: Divulgação/ TV Globo/João Miguel Júnior)

“Essa sobra de couro vem de um projeto social de áreas rurais, que é bem interessante. Assim como tantos outros produtos desenvolvidos a partir do reuso de couro proveniente da indústria brasileira do vestuário, o vestido da Juma faz parte de um projeto de produção coletiva e cooperada envolvendo mulheres artesãs de comunidades rurais do entorno do ateliê de Jacqueline e de várias outras localidades do Espírito Santo”, explicou.

Juma (Foto: Divulgação/ TV Globo/João Miguel Júnior)
A noiva Juma (Foto: Divulgação/ TV Globo/João Miguel Júnior)

Segundo ela, parte dessa produção no corte manual das tiras das aparas de couro também é destinada a trabalho e renda como forma de ressocialização a mulheres egressas do sistema prisional, que fazem parte de um projeto chamado Novas Marias. “O propósito desse projeto é a sustentabilidade do início ao fim do processo: além da Jacqueline e sua equipe prolongarem a vida útil desta matéria-prima, o couro de caprino de abate – que é descartada erroneamente, podendo ser muito prejudicial para o meio ambiente –, elas o transformam em objetos  de decoração e de moda, cheios de conteúdo e com a verdadeira humanização do vestir e do usar, através do fazer artesanal”, afirmou a estilista no material de divulgação. Este projeto eco social foi idealizado e é coordenado há mais de 30 anos pela Designer e Estilista Jacqueline Chiabay.

 Acessórios

Marie Salles disse ainda que o único acessório que ela usa e que vai deixar de lado depois, por querer estar o mais livre possível, é um arranjo de flores secas. “A gente quis faze-la toda com flores secas, com sobras de couros, mas no dia do casamento ela não usa porque vai tirar o arranjo, tirar os sapatos e casar descalça”, revelou.

Juma e Jove (Foto: Divulgação/ TV Globo/João Miguel Júnior
Juma e Jove (Foto: Divulgação/ TV Globo/João Miguel Júnior

O traje de Jove será todo em ocre, com guaiaca e faixa panteneira. O look será de brim com uma jaqueta.

 Muda

Muda (Foto: Divulgação/ TV Globo/João Miguel Júnior)
Muda (Foto: Divulgação/ TV Globo/João Miguel Júnior)

O vestido da personagem Muda ganhou aspecto de feito manualmente, confeccionado pelas costureiras dos Estúdios Globo. “São dois tecidos, um transparente com textura, e um tecido floral, embaixo. Quando ela anda, esse tecido floral aparece, com estampas bem miúdas”, contou Marie Salles. Na cabeça ela tem também uma guirlanda de flores secas, nas cores rosa, lilás, que acompanham a estampa do vestido. A peça também foi produzida pela equipe de adereços dos Estúdios Globo.

 

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui