Jeans: veja 11 dicas de como usar no mundo corporativo

Rosângela Espinossi
Publicado em
Foto 1 - abre jeans

Peças jeans para trabalhar

 

Por Rosângela Espinossi

Há empresas e funções que não permitem jeans no trabalho. Sim, pode acreditar!!! Mas isso está com os dias contados. Mesmo porque o tecido, que foi usado pela primeira vez para fazer roupa em meados do século 19, quando Levi Strauss criou calças com essa espécie de “lona” de carruagem para os mineiros durante a corrida do ouro americana, ganha versões cada vez mais sofisticadas.

Calças, saias, camisas e jaquetas aparecem para compor looks levemente mais formais e podem sim bater o cartão. Desde que sigam algumas regrinhas de bom senso. Confira:

Calças

foto 2 - Jeans-rasgado

Fernanda Mota e Giovanna Ewbank usam jeans destroyed não recomendável para o trabalho (Fotos: AgNews)

#Ficaadica1: As calças jeans rasgadas, desbotadas, com lavagens muito despojadas devem ser reservadas apenas aos fins de semana, baladas e outras ocasiões que não implicam trabalho.

#Ficaadica2: É claro que a dica acima depende muito do estilo de trabalho. Se você tem uma atividade informal, talvez não seja necessário tantos cuidados. É só ficar atenta aos modelos destroyed. Dependendo de onde está o rasgo, pode comprometer qualquer elegância.

Foto 3 - calça jeans

Viviane Araújo, Letícia Spiller e Grazi Massafera exibem calças jeans ideais para o mundo corporativo (Fotos: AgNews)

#Ficaadica3: As tonalidades escuras são as mais indicadas para o trabalho, assim como os pretos. As peças em jeans branco também podem ser uma boa alternativa, dependendo das combinações.

foto 4 - calça flare

Fátima Bernardes, Carol Ribeiro e Eliana apostam na calça flare, que equilibra o visual de quem tem bumbum avantajado (Fotos: AgNews)

#Ficaadica4: Os modelos de calças indicados são os mais clássicos, mas depende muito do corpo de cada pessoa. Quem tem quadril largo, deve evitar a skinny e apostar na boot cut ou flare, que dá uma equilibrada na silhueta. Há quem prefira as retas, estilo five pockets tradicional.

Camisas

Foto 5 - camisa1

Camila Queiroz e Mariana Ruy Barbosa com camisas jeans que podem ir ao trabalho (Fotos: AgNews)

#Ficaadica5: O chambray, tecido mais leve que o jeans, tem caimento bacana e entra em roupas que não exijam tanta formalidade. Dependendo do cargo e da empresa, vale apostar na peça que combina com calças, com saias, pantalonas.

#Ficaadica6: Dependendo da empresa e da função, look total jeans pode não ser indicado. Então, pra que forçar, né? Escolha apenas uma das peças e crie um look bacana com outros acompanhamentos. Uma calça de alfaiataria ou uma de couro podem ser bem legais.

Foto 6 - camisa 2

Babados e colar dão cara nova às camisas jeans, como nos looks de Mariana Rios e Helena Bordon (Fotos: AgNews)

#Ficaadica7: A camisa jeans (ou de chambray) pode ganhar enfeites que a deixam mais interessantes para o trabalho, como babados ou colares fechando a gola de forma chique e elegante. Pense nisso na hora de comprar uma peça ou o complemento para ela.

Jaquetas

Foto 7 - Jaqueta jeans

Gloria Pires e Fátima Bernardes exibem looks com jaquetas jeans que podem ir ao trabalho sem crise (Fotos: AgNews)

#Ficaadica8: Uma jaqueta jeans é peça-curinga no guarda-roupa da mulher que trabalha fora. Mais do que as calças, ela combina com vários cargos, pois complementa looks mais sóbrios com classe, seja com saia ou calça com cortes tradicionais.

foto 8 -jaquetaaaa

Laura Neiva e Juliana paes mostram jaquetas com looks mais depojados (Fotos: AgNews)

#Ficaadica9: Se o look puder ser mais informal, vale também usar jaquetas mais claras, com algumas manchas, com camisetas e regatas.

Saias

saia-jeans-

Marjorie Estiano com look total jeans ao lado de Camila Pitanga, e Gwyneth Paltrow com saia-lápis jeans e regata branca (Fotos: AgNews e Reprodução)

#Ficaadica10: Ok, eu sei que disse acima que look todo jeans pode não ser legal, mas há exceções, principalmente quando o assunto é saia. Se os tons forem levemente diferentes, tira a mononita e não vai parecer uniforme.

#Ficaadica11:  A saia jeans vai bem com blusas leves, em tons básicos, ou estampados. A altura pelo joelho ou até 4 dedos acima é a ideal. Mas ao comprar, escolha as que têm elastano, para dar mobilidade, ou uma leve fenda.