SPFW: “Moda é um ato político”, diz deputada trans Erika Hilton

Erika Hilton é figura marcante na política e também no mundo fashion. A primeira deputada federal negra e trans eleita na história do Brasil subirá mais uma vez na passarela do SPFW. Na edição N56, integra o casting de Apartamento 03, nesta sexta-feira (10), e da LED, no domingo (12).

A deputada trans eleita Erika Hilton para a Led em novembro de 2022 (Foto: Brazil News)
A deputada trans eleita Erika Hilton para a Led em novembro de 2022 (Foto: Brazil News)

Em entrevista exclusiva ao Elas no Tapete Vermelho, comentou sobre a importância da moda no Brasil. “Nós vemos na passarela uma moda que vai emergindo das periferias do Brasil, dos guetos, uma moda que é negra, que é feminina, que é LGBTQIA+, que é indígena, que traz consigo uma mensagem, uma simbologia”, explicou. Outros assuntos abordados são imagem pessoal e escolha da roupa para o ambiente de trabalho. Confira:

Moda é resistência

Erika Hilton: A moda no Brasil é importante porque é caracterizada por pessoas dissidentes, em sua grande maioria. Quando a gente olha, por exemplo, as edições do SPFW, nós vemos na passarela uma moda que vai emergindo das periferias do Brasil, uma moda que vai emergindo dos guetos, uma moda que é negra, que é feminina, uma moda que é LGBTQIA+, que é indígena, que traz consigo uma mensagem, uma simbologia. Podemos citar Dendezeiro, Meninos Rei, Anacê, LED e tantas outras marcas, que carregam consigo uma história de resistência, de transformação do que representa a moda no nosso país, o que representa a moda para a população brasileira.

Deputada Erika Hilton (Foto: Andy Santana/Agência Brazil News)
Deputada Erika Hilton (Foto: Andy Santana/Agência Brazil News)

Moda é ato político

Erika Hilton: Eu estou sempre conectada com a moda, porque eu amo moda. Acho que a crise no Brasil também é estética. Através da moda e da linguagem estética, eu tenho conseguido me acessar com os jovens, com essa comunidade que se sente atraída pelo meu projeto político também através da moda. Pensar a política com seriedade, entender a moda também com uma ramificação do fazer político é extremamente importante. A moda é um ato político muitas vezes, por isso acho que uma parlamentar que traga consigo a moda como elemento de fazer política é algo inovador no Brasil e, por isso, eu me conecto tanto com ela.

Deputada Erika Hilton (Foto: Agência Brazil News)
Deputada Erika Hilton (Foto: Agência Brazil News)

Imagem pessoal como afirmação trans

Erika Hilton: A imagem pessoal é extremamente importante, porque nossa imagem chega antes de nós mesmos. E as nossas imagens muitas vezes geram e representam muitos tipos de discriminação e preconceito. A gente tem que ter uma discussão sobre essas imagens na sociedade e o quanto elas são importantes para nós. Estar bem ornamentada é um símbolo de afirmação, de segurança, de possibilidade dentro de uma perspectiva de país que sempre nos retratou e retratou a nossa imagem de forma negativa e estereotipada. A imagem para nós é a afirmação também de um novo olhar sobre nós, sobre nossa comunidade e isso perpassa sobre nós e sobre a afirmação dessa imagem.

Moda e ambiente de trabalho parlamentar

Erika Hilton: A roupa escolhida para o ambiente de trabalho é importante para demonstrar a seriedade, o compromisso, a responsabilidade. Não podemos tolerar que nossos parlamentares trabalhem tão desleixados, porque isso demonstra um desleixo também com o espaço de trabalho, com o eleitor. A roupa representa uma composição do que é a nossa atuação legislativa como parlamentar. Claro, não existe nenhuma influência sobre o exercício da função do parlamentar com a roupa que está usando. Mas demonstra respeitabilidade com o ambiente de trabalho. Não só de uma parlamentar, mas quando você vai a uma loja, uma vendedora ou uma gerente não estão vestidas de qualquer jeito. Estão bem arrumadas para atender bem ao seu cliente, para representar bem o ambiente de trabalho. Acho que o parlamentar também precisa estar bem vestido para representar seu eleitorado e seu trabalho.

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui