SPFW: cadeirante, jeans, zodíaco e famosos dividem passarelas

Quando se fala de inclusão na moda, há várias vertentes. Até pouco tempo atrás, as passarelas eram tomadas por mulheres altas, magras, brancas, jovens e lindas, mas isso tem mudado. No segundo dia da 56ª edição do SPFW, além de gente mais velha na passarela, de negros, de gordos e baixos, também uma cadeirante surgiu linda e feliz no desfile da carioca The Paradise: Laíssa Guerreira, PCD e atleta da seleção brasileira de bocha parlímpica, portador de Atrofia Muscular Espinhal (AME). Ao lado dela, desfilaram Luiza Brunet e Preta Gil.

The Paradise (Foto: Agência Fotosite/Divulgação)
The Paradise (Foto: Agência Fotosite/Divulgação)

Além delas, outros famosos cruzaram as passarelas do SPFW nesta quinta-feira (9), como Klebber Toledo e Marcos Pitombo, no desfile de Rafael Caetano. O jeans também tiveram um desfile só para ele e Walério Araújo apostou no signos do zodíaco e do horoscopo chinês para apresentar sua coleção maximalista. Teve ainda roupas fluidas, alfaiataria deconstruída e muito mais. Confira resumo de todos os desfiles do segundo dia da semana de moda paulista e inspire-se.

Foz

FOZ no SPFW (Foto: @agfotosite)
FOZ no SPFW (Foto: @agfotosite)

O estreante Antonio Castro, da grife Foz, de Pernambuco, apostou na brasilidade da moda artesanal, com looks amplos, afastados do corpo e trabalhos que remetem a cestarias, uma das tendências bastantes vistas nesta edição do SPFW. Tem bordados e peças bicolores.

The Paradise

The Paradise no SPFW (Foto: @agfotosite)
The Paradise no SPFW (Foto: @agfotosite)

O desfile da The Paradise é sempre uma festa. Carioca da gema, a grife de Thomaz Azulay e Patrick Doering levou Luiza Brunet, após 16 anos distante das passarelas, dando seus pivôs à la anos 1980 no SPFW. Teve ainda estreia de Preta Gil como “modelo”, usando um look branco assimétrico, com estampa de cristais coloridos. A alegria contagiante do casting de várias idades e silhuetas com a roupas superestampadas da coleção “Paradise Holiday” teve um brilho a mais com a presença de Laíssa Guerreira, PCD e atleta da seleção brasileira de bocha paralímpica, dentro da parceria com o laboratório Roche Brasil, em prol da conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma condição genética, rara e desafiadora, que pode ser diagnosticada na primeira infância.

Marina Bitu

Marina Bitu no SPFW (Foto: @agfotosite)
Marina Bitu no SPFW (Foto: @agfotosite)

O mundo botânico dos fungos foi a inspiração da cearense Marina Bitu. A ideia veio depois que ela descobriu que o fóssil de cogumelo mais antigo do mundo, com cerca de 120 milhões de anos, foi encontrado em rochas da Chapada do Araripe, no Cariri cearense, região onde vem sua família. O resultado foi visto em 24 looks etéreos, com aplicações em formas de fungos, que parecem que flutuam e extrapolam os limites do corpo, em camadas. Os plissados da marca também surgem em peças retas e soltas, leves e fluidas. Tem estampas de rostos femininos e uma releitura do sagrado feminino, que se misturam a crochês, fuxicos, bordados e teares.

Mateus Cardoso

Mateus Cardoso no SPFW (Foto: @agfotosite)
Mateus Cardoso no SPFW (Foto: @agfotosite)

Uma alfaiataria bem feita, que foge do corte tradicional e justo, com muita camisaria, foi a proposta de Mateus Cardoso no SPFW.

Sou de Algodão

Sou de Algodão no SPFW (Foto: Andy Santana/Brazil News)
Sou de Algodão no SPFW (Foto: Andy Santana/Brazil News)

O movimento Sou de Algodão, que une profissionais de toda a cadeia para valorizar a matéria-prima brasileira plantada e beneficiada de forma sustentável, mostrou 40 looks que prestaram homenagem ao velho e bom jeans, cuja patente da primeira calça foi dada em 1873 a Levi Strauss. Ou seja, 150 anos atrás. Provando que a calça e todas as outras peças fabricadas com o tecido estão e vão continuar na moda, um coletivo de nove estilistas e marcas produziram os looks, com todas as possibilidades que o índigo jeans oferece.

Rafael Caetano

Desfile Rafael Caetano no SPFW (Foto: Brazil News)
Sam Porto, Mascos Pitombo e Klebber Toledo (Foto: Brazil News)

Klebber Toledo marcou presença na passarela do SPFW, nesta quinta-feira (9), no Komplexo Tempo, na Mooca, ao desfilar para o estilista Rafael Caetano, que faz uma alfaiataria desconstruída e leve. O ator abriu o desfile com conjunto de bermuda curta e camisa de mangas compridas, com palas grandes e capuz. O casting também contou com o modelo trans Sam Porto e o ator Marcos Pitombo. A criação do estilista, que desfila pela segunda vez no evento, é fresh. Vem com calças tipo palazzo plissadas, estampas quadriculadas, blusas com modelagem de camiseta com losangos vazados, deixando a pele à mostra, além de jaquetas, ternos e até capas tipo quimono, para quem gosta de conforto.

Walério Araújo

Desfile Walério Araújo no SPFW (Foto: Andy Santana/Brazil News)
Desfile Walério Araújo no SPFW (Foto: Andy Santana/Brazil News)

Como desdobramento da coleção desfilada em maio, na qual homenageou Elke Maravilha, Walério Araújo apresentou, neste SPFW, 24 looks ligados aos signos dos zodíaco e ao horóscopo chinês, temas apresentados a ele pela amiga famosa. Na passarela, 12 interpretações livres, como uma bolsa dourada com pelúcia preta em volta, livremente inspirada no órgão genital feminino, mostrando a força sexual de Áries. Ou as balanças nos enfeites de cabeça de Libra. A dupla de modelos com a mesma cara para Gêmeos. E por aí vai. Outros 12 looks, todos vermelhos, para a representação dos animais do horóscopo chinês, também livres e imaginativos.

Desfile Walério Araújo no SPFW (Foto: Andy Santana/Brazil News)
Desfile Walério Araújo no SPFW (Foto: Andy Santana/Brazil News)

Handred

Desfile da Handred (Foto: Agência Brazil News)
Desfile da Handred (Foto: Agência Brazil News)

A Handred, marca carioca do diretor criativo André Namitala, se inspirou na obra do arquiteto e designer brasileiro Sergio Rodrigues. O diretor criativo recuperou desenhos inéditos de ambientes, croquis de móveis, fotos de eventos, estudos de arquitetura,  detalhes construtivos da linha de móveis Cuiabá, para criar uma coleção com elementos arquitetônicos, mas ao mesmo tempo leve, confortável e urbana.

 

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui