Vestido de noiva, da vingança: 9 looks eternos de Lady Di

Há 25 anos morria num trágico acidente sob a Pont D’Alma, em Paris, Lady Di. A princesa Diane Spencer, já separada do príncipe Charles, mexeu com os alicerces da monarquia inglesa e também virou ícone fashion desde antes do casamento real, em julho de 1981 até sua morte, período em que redes sociais nem existiam.

Lady Di de noiva (Foto: Reprodução/Instagram)
Lady Di de noiva (Foto: Reprodução/Instagram)

De seu vestido de noiva com saia ampla e babado, que virou febre nos anos 1980, até o chamado vestido da vingança, um pretinho curto e decotado, usado num evento logo após saber da traição de Charles com Camilla Parker Bowles, Lady Di soube como ninguém usar a moda para dizer algo. Mesmo com um simples jeans com camisa branca ou com um tricô pink, fez história na moda.

Relembre 9 looks usa por por ela. Muitos dos quais ainda bem atuais.

Vestido de noiva

O vestido usado pela princesa Diane Spencer, em seu casamento com príncipe Charles, em 1981, marcou época e foi copiado mundo afora. Lady Di escolheu modelo com saia supervolumosa em modelo romântico, com mangas bufantes e cauda enorme. Os bordados à mão em minúsculas lantejoulas e pérolas de madrepérola criaram um efeito deslumbrante na peça confeccionada em tafetá de seda marfim. Babados de renda adornando o decote e as mangas completavam vestido, desenhado por David e Elizabeth Emanuel. O corpete ajustado vinha com aplicações de renda e laço que pertencia à rainha Mary. O véu de tule de seda marfim era salpicado de lantejoulas de madrepérola. Lady Di usou tiara de diamantes da família Spencer.

Vestido da Vingança

 

Ver essa foto no Instagram

 

A post shared by Simón F. Pacheco (@safp23)

Diana usou o “little black dress”, desenhado por Christina Stamboliam, na festa de verão da Serpentine Gallery, em junho de 1994. No mesmo dia foi ao ar programa de TV que detalhava o relacionamento extra-conjugal de Charles com Camilla Parker-Bowles, agora duquesa de Cornualha. Conta-se que a decisão de usar o look foi de última hora, exatamete para dar o troco ao seu ainda marido. Decotado e curto, subverteu as ordens da realeza e mostrou força e poder.

Slip dress

Em 1996, pouco antes de assinar seu divórcio com o príncipe Charles, participou pela primeira e única vez do Met Gala, no Metropolitan Museum de Nova York. E mais uma vez ousou, com slip dress azul-marinho com renda, sim renda aparente, preta. O modelo era da primeira coleção de John Galliano para a Dior. A gargantilha é a mesma que usou com seu “vestido da vingança”.

Capa de revista

 

Ver essa foto no Instagram

 

A post shared by Gabriela Grosso (@gabytagrosso)

Diana Spencer era presença constante nas revistas de fofocas, por conta de fotos de paparazzi, que a perseguiram até o último instante de sua vida. Mas também sabia que era um ícone fashion e posou para a revista Harper’s Bazaar, em 1991, com vestido Versace. A foto foi feita por Patrick Demarchelier. Mais de 30 anos depois, o look continua super atual.

Gente como a gente

 

Ver essa foto no Instagram

 

A post shared by labdip officiel (@labdipparis)

Por mais que tivesse às mãos os vestidos e joias caros, Lady Di fazia questão de se vestir como qualquer pessoa normal. Para provar, acabou sendo fotograda com calça jeans de cintura alta (que voltou a ser tendência), camisa branca e cinto de couro bege. Básico, despojado e atemporal.

Calça curta

 

Ver essa foto no Instagram

 

A post shared by VICHYLOV (@vichylov2)

Confortável e estilosa, a calça em xadrez vichy usado por ela tem comprimento mais curto. Lady Di foi uma das resposánsáveis pelo modelo tipo pescador, que remete aos anos 1950 e 1960, voltar a ser tendência nos anos 1990. E o tricô rosa nem precisa falar que é perfeito até os dias atuais.

Grace Kelly

No Festival de Cinema de Cannes, em 1987, Diana usou vestido que homenageia o cinema e a também Gracy Kelly. Trata-se de um modelo assinado por Catherine Walker, com estola, inspirado na elegância sutil da princesa de Mônaco no filme “Ladrão de Casaca”, de Alfred Hitchcock. De acordo com a revista Vogue, o look foi vendido 16 anos depois por em leição, por 81 mil libras.

Vestido Elvis

Com 20 mil pérolas bordadas, o vestido também assinado por Catherine Walker, foi feito para que Diana prestar homenagem a Elvis Presley. Usou duas vezes em 1989, em Hong Kong e no British Fashion Awards. A peça faz parte da coleção do museu Victoria & Albert, em Londres.

Vestido Travolta

John Travolta e Lady Di na casa Branca (Foto: Reprodução)
John Travolta e Lady Di na casa Branca (Foto: Reprodução)

Com o mesmo colar usado com o vestido da vingança e no Met Gala, Diana vestiu um look longo, com decote ombro a ombro e modelo sereia para dançar com John Travolta na Casa Branca, em 1985, quando os Estados Unidos eram governados por Ronald Reagan. “Pense no cenário. Estávamos na Casa Branca. Era meia-noite. O palco era como um sonho. Eu me aproximei dela, toquei o seu cotovelo, a convidei para dançar. Ela se virou e me deu aquele sorriso cativante, um pouco triste, e aceitou meu convite. E lá estávamos nós, dançando juntos como se fosse um conto de fadas”, disse John Travolta à Esquire Mexico. Segundo ele, esse seria um momento que gostaria de reviver.

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui