A consultoria de imagem e a pandemia, segundo Arlindo Grund

Arlindo Grund (Foto: Reprodução/Instagram)
Arlindo Grund (Foto: Reprodução/Instagram)

Num momento pandêmico no qual não se pode brincar com vida ou morte, e isso tem muito a ver com contato social, o trabalho do consultor de imagem, muitas vezes físico, precisa passar por reformulações. Pelo menos por agora. A adequação às novas dinâmicas de mercado não diminuem o resultado do planejamento da imagem física ou jurídica. De fato, novos rumos serão seguidos.

Em conversa muito informal e informativa com Juliana Bacellar, da JB Academy e da Federation of Image Professionals International Brazil (FIPI Brazil), refletimos sobre as novas técnicas que serão construídas através desta nova realidade. As relações interpessoais passarão por mudanças e estratégias irão surgir a partir das necessidades de cada segmento de trabalho. No momento da quarentena, o grande trunfo estratégico é realmente tirar um tempo para se conhecer. Fisicamente, com ajuda do espelho, mas, acima de tudo, encontrar um momento para você se conhecer internamente. Buscar sua fortaleza e a partir dai reconstruir seu estilo, mudá-lo ou simplesmente seguir como estava, satisfeita(o).

Foto: Reprodução/ Pinterest/www.agrund.com
Foto: Reprodução/ Pinterest/www.agrund.com

Nesse processo de autoconhecimento geral, físico e psicológico, você começa a descobrir suas inseguranças e também num processo de mudança transformar essa característica física, por exemplo, num impulso para você se assumir como é, usar a moda em seu favor e, principalmente, se sentir realizada(o) através da moda. Através das roupas que comunicam nossos gostos e comportamentos retratamos muitas vezes intimidades da imagem.

No momento da quarentena, o grande trunfo estratégico é realmente tirar um tempo para se conhecer.

Nesse sentido, o papel do consultor de imagem começa a ser mais empático. Mas não só na teoria superficial. O profissional se coloca no lugar da(o) cliente e começa a tentar entender esse universo, que muitas vezes não pertence ao seu cotidiano. Aí entra a capacidade de interpretação e isenção do profissional, quando ele começa a compreender o real desejo do outro. O resultado, aqui, transparece na realização e satisfação do cliente e mais ainda numa meta atingida, muitas vezes não sendo a imagem final aquela que tem a ver com os gostos do consultor. Aí está a capacidade de se colocar no lugar do contratante e, acima de tudo, entender os seus desejos enquanto ser humano.

Agora a falta de tempo não mais é usada como desculpa. O consultor de imagem também reestrutura sua forma de atender, entender e de como se comportar diante das mudanças de mercado. Ainda estamos compreendendo tudo isso para chegarmos a um consenso. Mas se existe uma unanimidade é que o formato precisará de adaptações. E como o ser humano é mutável podemos esperar por bons resultados.

Arlindo Grund, apresentador do Esquadrão da Moda do SBT, consultor de moda e nosso amigo, dá dicas todas as semanas aqui no “Elas No Tapete Vermelho”. Veja mais conselhos do expert no site www.agrund.com.

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui