Por Rosângela Espinossi
A semana de moda de Paris terminou nesta terça-feira, mostrando as peças de outono-inverno, sem apostar tanto no tal see now buy now (o tal do “veja agora, compre agora”). O onverno lá é mais rigoroso e, claro, não faltaram muito e muito casacos, principalmente os acolchoados, amplos e confortáveis. Aliás, a silhueta mais larga, colocada na roda pela grife Vêtements é o shape do momento. Mas no meio disso tudo, uma tendência me chamou mais a atenção: o metalizado em prata. Há outras tonalidades, mas o prateado apareceu em muitos looks. E, principalmente, em muitos pés. Sim , os calçados prateados parecem que vão invadir a estação mais fria. E como ponto de destaque, estão as botas.
Chanel com seu foguete e suas Barbarellas na passarela, Yves Saint-Laurent, com suas botas que já viraram fetiche, Isabel Marant, Paco Rabanne e várias outras grifes mostraram em looks e em calçados prateados. Pode apostar na tendência, que promete manter-se firme e forte. Confira nas fotos e se inspire, porque você vai querer algo prateado para usar neste inverno.
Karl Lagerfeld não só colocou um foguete de verdade na passarela da Chanel, mas vestiu suas modelos como Barbarellas do futuro, com looks prateados. E as botas nestas tonalidades, inspiradas no icônicos sapatos bicolores criados por Coco Chanel?No quesito prata, Yves Saint Laurent, agora desenhada pro Anthony Vaccarello não ficou atrás. Roupas e a desejada bota reluzente prometem invadir o inverno.
É prata que não acaba mais na Saint Laurent. Vestidos, blusas, sandálias. Aposta certa.
Gente, essa bota de Yves Saint Laurent vai dar o que falar nos próximos meses. Lembra que já falamos dela aqui, com a Rihanna usando.
Se Chanel foi buscar referências nos ano 1960, a grife Paco Rabanne bebeu de sua própria fonte, afinal foi o estilista espanhol que lançou looks com malha de metal lá naquela década, dentro das tendências futuristas espaciais do período. Quase 50 anos depois, uma releitura daquele trabalho.
Maison Margiela (esquerda) e a Thierry Mugler também apostam no prateado em tonalidades diferentes. Mugler traz ainda a imagem dos anos 80 que o lançou para a moda, com essas ombreiras pontudas.
Veronique Branquinho aposta no prateada como uma segunda pele, nesse trabalho de transparência despretensiosa.
Isabel Marant aplica o prata em detalhes e também nos escarpins e nas meias de lurex, outra tendência para anotar.