Xô, preconceito: turbante pode e deve ser para todas

turbante_famosas_moda
Famosas apostam em turbante para incrementar visual (Fotos: AgNews – Instagram/Reprodução)

 

Por Patricia Zwipp e Rosângela Espinossi

A paranaense Thauane Cordeiro, diagnosticada com leucemia mieloide aguda, gerou polêmica ao usar um turbante. Em seu Facebook, contou que uma mulher negra disse que “não deveria usar turbante porque eu era branca”. “Tirei o turbante e falei ‘tá vendo essa careca, isso se chama câncer, então eu uso o que eu quero! Adeus”, respondeu a jovem. A publicação já tem mais se 100 mil curtidas e 36 mil compartilhamentos, trazendo à tona o debate sobre apropriação cultural.

O Elas no Tapete Vermelho é a favor de que se use o que faz com que se sinta bem e bonita, seja branca, negra, mulata, amarela…  Aliás, as famosas são a prova de que turbante pode incrementar com estilo o look de todas, como mostram Camila Pitanga, Sophia Abrahão, Taís Araújo, Fernanda Lima e Sheron Menezzes. Independente da cor da pele, elas arrasaram com o acessório, que ajuda a dar destaque ao rosto. Não fosse assim, não poderíamos usar quimonos, estampas étnicas, caftãs… É sempre bom lembrar que os turbantes não são exclusividade das etnias negras e africanas. Têm um pé no islamismo e são muito usados no Oriente Médio.

Se falarmos de apropriação cultural, o que seriam dos hippies nos anos 60/70 que trouxeram para o ocidente vestimentas afegãs? E as batinhas indianas tão em alta também desde aquela época? Que tal pensarmos em uma sociedade mais pluralista, em que negros, brancos, orientais, loiros, morenos, ruivos, castanhos possam se vestir como quiserem sem policiamento de raças, classes e etnias? Uma sociedade mais igualitária se faz com aceitação e não dissensão. 

 

Thauane Cordeiro (Foto: Facebook/Reprodução)
“Porque o respeito é a chave para desconstruir qualquer preconceito, seja ele como for! Você é lindo(a), do jeitinho que Deus te fez”, disse Thauane Cordeiro (Foto: Facebook/Reprodução)

“Vou contar o que houve ontem, pra entenderem o porquê de eu estar brava com esse lance de apropriação cultural:Eu estava na estação com o turbante toda linda, me sentindo diva. E eu comecei a reparar que tinha bastante mulheres negras, lindas aliás, que tavam me olhando torto, tipo ‘olha lá a branquinha se apropriando dá nossa cultura’, enfim, veio uma falar comigo e dizer que eu não deveria usar turbante porque eu era branca. Tirei o turbante e falei ‘tá vendo essa careca, isso se chama câncer, então eu uso o que eu quero! Adeus.’, Peguei e sai e ela ficou com cara de tacho. E sinceramente, não vejo qual o PROBLEMA dessa nossa sociedade em, meu Deus!”, escreveu Thauane em seu Facebook. 

Carmen Miranda (Fotos: reprodução)
Carmen Miranda (Fotos: Reprodução)

Carmen Miranda usava turbantes em suas apresentações, entre as décadas de 1930 e 1950.

Sarah Jessica Parker (Foto: Repordução)
Sarah Jessica Parker (Foto: Repordução)

Ícone fashion, a personagem Carrie Bradshaw, vivida por Sarah Jessica Parker em “Sex and the City“, exibiu um belo turbante.

Fernanda Lima (Fotos: AgNews)
Fernanda Lima (Fotos: AgNews)
Sophia Abrahão (Fotos: AgNews)
Sophia Abrahão (Fotos: AgNews)
Taís Araújo (Fotos: Instagram/Reprodução)
Taís Araújo (Fotos: Instagram/Reprodução)
Sheron Menezzes (Fotos: AgNews)
Sheron Menezzes (Fotos: AgNews)
Camila Pitanga (Fotos: AgNews)
Camila Pitanga (Fotos: AgNews)

Leia Também

Você também pode gostar