Elas amam xadrez preto e branco

Patricia Zwipp
Publicado em

Entra ano, sai ano, e a clássica combinação de preto com branco nunca sai de moda. Já o xadrez ganhou força nas últimas temporadas internacionais, tanto nas coleções de inverno quanto nas de verão. Mas aparece repaginado, com o ar grunge das flanelas de outrora cedendo espaço para um estilo mais gráfico, como as padronagens pied-de-poule e pied-de-coq, que resultam de fios entrelaçados, formando uma imagem semelhante à pegada de uma ave. Aliar a tendência do preto e branco com a do quadriculado, então, é garantia de acerto. Confira a seguir os looks de algumas celebridades que apostaram na composição sem medo de parecer um tabuleiro e arrasaram, com nota 10 em elegância.

 

Collage1

O blazer em xadrez pied-de-poule que Claudia Leitte vestiu nos dois primeiros episódios do The Voice Brasil é da grife Balmain, cuja coleção de inverno 2014 teve ninguém menos que Rihanna como garota-propaganda.  A peça pode ser encontrada no site de vendas Shop2gether, com exclusividade no Brasil, por R$ 3,9 mil. Popular na aristocracia inglesa dos séculos XIX e XX, o pied-de-poule era usado exclusivamente por homens até algumas décadas atrás. Foi Coco Chanel quem primeiro introduziu este tipo de xadrez na moda feminina, usando a padronagem em um tailleur clássico que logo conquistou as mulheres.

 

Collage2

Outra personalidade que aderiu ao xadrez pied-de-poule foi Marina Ruy Barbosa, que participou da inauguração da pop up store da Kate Spade no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, usando um belo vestido com a estampa. Para contrapor o look clássico, a atriz escolheu casaquinho rosa e clutch com enfeites que lembram um velocímetro de carro. Já a atriz Maria Casadevall participou do lançamento da coleção de verão da estilista Lu Monteiro com saia no clássico quadriculado preto e branco combinada com uma blusa de cetim e escarpins com tira na vertical (modelo inspirado na década de 1920 que continua em alta).

 

Collage3

Não é só a alternância de cores que define os looks de xadrez preto e branco. Neste vestido usado por Íris Stefanelli, o destaque da estampa ficou por conta dos bordados na parte de cima e do xadrez na debaixo, combinados com escarpim e bolsa na cor preta. O look é uma boa pedida para sair à noite, pois tem brilho e discrição nas medidas certas. O mesmo vale para o longo que Vanessa Giácomo ostentou na festa do Prêmio Contigo de TV, no Rio de Janeiro. O modelo é da grife mineira Apt 03 e ficou ótimo na atriz, que complementou com joias assinadas por Miriam Kimelblat.

 

Nanda-Costa

Mesmo sem a alternância com preto, o conjunto quadriculado da Vivaz fez sucesso entre as famosas. Em abril deste ano, Giovanna Ewbank usou a saia e o top cropped com detalhes transparentes. Depois, foi a vez de Nanda Costa apostar no modelito para participar da festa de lançamento da novela Império, no Rio de Janeiro. Em julho, a peça custava R$ 2.798 nas lojas da marca.