O saber existir e resistir de Macabéa, personagem de A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, foi o fio condutor do desfile do Apartamento 03, de Luiz Cláudio Silva, no Rio Fashion Week, nesta sexta-feira (17). Na fila A, dez “Mirandas Priestly” assistiram à apresentação, em uma ação da Disney para divulgação do filme O Diabo Veste Prada, que estreia dia 30 no Brasil.

O que será que a diretora da revista Runway, no longa, pensaria sobre o fato de o estilista se inspirar em uma personagem alagoana miserável e ingênua, que tentou ganhar a vida como datilógrafa no Rio de Janeiro? Pelo que se viu na passarela, levaria várias peças desfiladas para um editorial de moda.

Afinal, Luiz Cláudio mais uma vez fez o que sabe fazer tão bem. Levou peças amplas, com alfaiataria precisa e muito trabalho manual aplicado, com brilhos de paetês, em tons de branco, amarelo e preto, para provar que Macabéa, apesar do fim trágico, poderia ter se tornado mais do que era.

Contido nas estampas — algumas em formato de bocas, representando o batom vermelho que a personagem usou antes de morrer, e outras com risca de giz —, não economizou em volumes, plissados, rendas e flores aplicadas. Entre elas, a flor de mulungu, em referência à obra de Conceição Evaristo, que ressignificou a personagem, dando-lhe força, coragem e poder de renascimento em Macabéa: Flor de Mulungu. A roupa de Luiz Cláudio, com certeza, confere essa força à mulher (ou homem) que a veste.
Clique no link para ver as Mirandas na sala de desfile
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Por Rosângela Espinossi (@elasnotapetevermelho)
Veja mais fotos do desfile da grife Apartamento 03 no Rio Fashion Week











