Dia da Mentira: 7 lorotas fashion que plus size sempre ouve

Hoje, 1º de abril, é o Dia da Mentira. E num mundo cheio de fake news, que tal desmitificar algumas lorotas fashion que 5 mulheres plus size já escutaram? Ouvimos modelos e influenciadoras gordas que cansaram de seguir frases mascaradas em dicas fashion, que muitas vezes servem apenas para baixar ainda mais a autoestima de quem não se encaixa nos padrões estipulados pela indústria de moda.

Dani Rudz (Foto: Reprodução/Instagram)
Dani Rudz (Foto: Reprodução/Instagram)

Conversamos com a influenciadora e empresária Dani Rudz e com as modelos Raphaella Tratske, Idaiane Wogel, Lais Velame e Loiane Bienow. As cinco mulheres lindas e donas de si chegam a repetir frases comuns, que sempre escutam, como o fato de usar roupas largas, que usar preto emagrece e que não podem usar nada justo ou colorido. Veja 7 mentiras ou fake news lembradas por elas que precisam ser combatidas hoje e sempre.

1 – ”Mulher gorda não pode usar roupa branca, porque engorda”.

De acordo com Dani Rudz, a montagem de um look depende das peças que você escolhe, do caimento e da proporção com que você monta o look. “E a mulher gorda pode e deve usar branco sempre que quiser e puder”, diz a empresária, influencer e aceleradora de negócios de moda voltados para o segmento plus size.

2 – ”Gorda só pode usar roupas mais largas”

Essa é uma das frases ouvidas mais ouvidas pelas plus size. “Mulheres gordas podem usar peças que valorizam seus corpos se assim quiserem”, afirma Rudz. A modelo Raphaella Tratske também pensa assim. “Vou falar de uma bem ambígua que é o oversize. Muito se fala sobre roupas largas para esconder, mas eu acho que com o styling certo, a peça oversize pode levantar o look. Algo que antes era visto como roupa para se esconder, hoje vem para dar a possibilidade de brincar com volumes – e chama a atenção!” E completa: “Por que passar despercebida, se posso estar confortável e estilosa ao mesmo tempo?”

3 – ”Mulher gorda não deveria usar blusas com alcinhas”

Segundo Dani Rudz, essa é outra mentira já arraigada no inconsciente coletivo. “Alcinhas são democráticas e devem ser usados por todos os tipos de corpos. Mas se você não se sente bem usando só uma alcinha, pode colocá-la por cima de uma t-shirt básica”, aconselha.

4 – “Mulher plus size não pode usar top e nada que marque o corpo dela”

Nada que marque o corpo das mulheres gordas é o mesmo que dizer que só pode usar roupas largas. “Essas são as frases clássicas que ouvimos ao longo da vida, e muita gente se assusta. Quando veem a gente usando algo assim, olham com aquele olhar recriminatório”, conta a modelo Loiane Bienow e acrescenta: “Ao longo dos anos fui aprendendo a valorizar as minhas curvas e me sentir linda exatamente como meu corpo é. E vestindo o que sempre quis.”

5 – ”Usar preto emagrece”

Dani Rudz explica que o preto não é a única cor que causa impressão de linearidade no vestir. “Tons escuros como roxo, verde, vinhos, azul também trazem essa impressão. Mas combinações inteligentes de peças, tamanhos adequados, caimento e modelagem corretos fazem muito bem para corpos plurais, trazendo dignidade ao vestir e valorizando esse corpo diverso. Quem quer emagrecer com o look quando o ‘se valorizar’ é a questão?”, acrescenta Dani.

6 – ” Cores e estampas jamais”

A modelo Loiane Bienow lembra: “Outra coisa que falam muito é sobre cores, que é melhor usar cores sóbrias do que usar cores ou listras. Podemos usar cores e listras à vontade sim, se essa for sua vontade”, completa a modelo. A também modelo Lais Velame vai na mesma linha e lembra que uma das mentiras que sempre ouviu é que “nós só podemos usar roupas sem vida, tudo preto. Cores e estampas jamais”.

7 – “Comprimentos mídi só caem bem para mulheres altas e magras”

“Não é verdade. Basta usar um calçado e escolher uma altura do mídi adequados ao seu tamanho”, ensina Dani Rudz.

 

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui