1º de abril: 6 mentiras fashion que muita gente acredita

Hoje é o Dia da Mentira e você já pensou que há muitas “verdades” na moda que não deviam ser levadas a sério? Essas mentiras fashion são repetidas tantas vezes que as pessoas acreditam sem contestar. Pois bem, neste 1º de abril, que tal acabar com alguns mitos?

Fiuk com vestido Foto: Instagram/Reprodução - ©️ 2021 TM Endemol Shine Group B.V sob licença Globo)
Fiuk com vestido Foto: Instagram/Reprodução – ©️ 2021 TM Endemol Shine Group B.V sob licença Globo)

Branco engorda? Vestido é só para mulher? Nude é bege? Gorda só pode usar roupa larga? Brilho é só para a noite? Tênis feio é feio mesmo? Confira por que essas “verdades” são inverdades fashion.

Branco engorda?

Vamos lá, uma das cores básicas e estilosas da cartela fashion é o branco, porque combina com tudo e com todas as silhuetas. Sim, a cor clara pode até dar a impressão de ampliar a região onde está. Isso realmente acontece quando é combinada com cores mais escuras. Assim, se você quer disfarçar um bumbum grande, coloque uma peça branca na parte de cima e uma escura embaixo, pois o contraste vai sim disfarçar a região maior do corpo.

Mas um look branco monocromático tem o mesmo efeito alongador que outra cor qualquer, porque quando não interrompe o visual. Se o look tiver elementos verticais, como botões, costuras, zípers e decote em V, potencializam ainda mais o efeito. Acima, foto da influenciadora Dani Rudz.

Vestido é coisa de mulher?

Recentemente, um vestido prateado usado por Fiuk numa festa do BBB virou controvérsia nas redes sociais por causa de um comentário do sertanejo Rodolffo, que disse que ele não poderia ir a uma festa em Goiânia com a roupa. Mais uma mentira fashion.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por [+]FIUK (@fiuk)

Há várias décadas, a moda tem experimentado um retorno de saias e vestidos masculinos nos desfiles internacionais e nacionais. Em 2011, a androginia foi um dos pontos altos nas passarelas do SPFW, ainda que o estilista João Pimenta já vinha mostrando essa tendência muito antes. Nomes como Alexandre Herchcovicth e Osklen também colocaram vestidos e saias para homens em algumas de suas coleções.

Túnicas, aliás, já faziam parte da indumentária masculina (e feminina) no Império Romano, pois calças eram sinônimo do mundo bárbaro, ou seja, rude, atrasado. Com a queda romana, as divisões da indumentária começaram a acontecer, mas nada de uma hora para outra. Afinal, as túnicas, ao lado de calças, fizeram parte do figurino de guerreiros, templários e religiosos.

Nude é bege?

Nude não é bege, assim como o tom conhecido cor-de-pele também não é bege. Como os nomes dizem, nude e cor-de-pele são das cores das peles que da pessoa que usa. Uma pessoa de etnia amarela tem a pele mais amarelada, os negros tem a tez marrom. Então as gamas de nude vão do amarelo, passando por rosados, beges mais claros e mais escuros, até chegar ao marrom.

Sapatos nude de Christian Louboutin (Foto: Divulgação)
Sapatos nude de Christian Louboutin (Foto: Divulgação)

Um dos precursores no lançamento de sapatilhas e sapatos nude em várias tonalidades de pele foi o francês Christian Louboutin. Hoje, várias empresas seguem esse caminho, incluindo as de maquiagem, que contemplam as diversas nuances de pele.

Gorda só pode usar roupa larga?

Não, não e não. Essa é uma das maiores mentiras do mundo fashion. Muitas mulheres plus size escondem seus corpos sob túnicas, camisas e vestidos amplos. Mas as curvas do corpo da gorda devem ser valorizadas, com peças que marcam a cintura, valorizam os seios, e contornam os quadris.

Assim, por favor, as roupas largas, sim, podem ser usadas, inclusive porque estão em alta, como os brezzy dresses, mas para compor o estilo e não para esconder o corpo, ok? Acima foto da modelo e atriz Mayara Russi.

Brilho é só para noite?

Ainda há quem acredite nesta falácia. Já foi provado e comprovado que o brilho cabe em todas as horas do dia e em todos os ambientes. Claro que é necessário bom senso para saber a intensidade e o tipo de roupa para usar em cada lugar. Um vestido longo todo brilhante não é para ir ao trabalho, mas detalhes brilhantes sofisticam qualquer look.

Famosas com brilho (Foto: Reprodução/Instagram)
Famosas com brilho (Foto: Reprodução/Instagram)

É sim, o brilho vai bem também na praia, no campo na cidade. Misturado com jeans, em biquínis ou em acessórios, como bolsas e sapatos. Experimente e se jogue.

Tênis feio é feio mesmo?

O termo “tênis feio” vem do inglês “ugly sneaker”. Trata-se do modelo volumoso e com solado grosseiro, também conhecido como “dad sneakers” (“tênis do papai”), em referência aos usados na década de 1980. Circula nos pés das famosas há algum tempo e continua em alta em 2021.

Famosas com tênis feio (Fotos: Reprodução/Instagram)
Famosas com tênis feio (Fotos: Reprodução/Instagram)

Apesar do nome, os tênis são imponentes e compõem looks moderno e cheios de estilo. Não são nem um pouco feios e o melhor é que vão do branco ao preto, passando por coloridos, para agradar a todos os gostos. Com vestidos, calças, saias, camisas, shorts, famosas usam e abusam dos calçados esportivos, o que não significa, porém, que todos os looks sejam esportivos. Há de tudo um pouco, incluindo saia mídi e vestidos.

 

 

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui