Polêmica? Schiaparelli, Chanel e seus animais na alta-costura

A semana de alta-costura de Paris, que começou nesta segunda-feira (23), já tem dado o que falar. Um tema comum entre as grifes são os animais. E a polêmica principal ficou por conta do desfile da marca Schiparelli, que tem em seu DNA o surrealismo e o choque em suas criações. A grife levou cabeças de animais como leão, loba e leopardo acopladas nas peças. Já Chanel também usou a temática de animais, mas de forma mais tranquila, nesta terça-feira (24).

Bastidores do desfile de Schiaparelli com looks que trazem cabeças de animais (Foto: Reprodução/Instagram)
Bastidores do desfile de Schiaparelli com looks que trazem cabeças de animais (Foto: Reprodução/Instagram)

O estilista Daniel Roseberry teve como inspiração “O Inferno“, primeira parte do livro Divina Comédia, do autor Dante Alighieri. “O leopardo, o leão e a loba – representando luxúria, orgulho e avareza na icônica alegoria de Dante – em espuma esculpida à mão, resina, lã e seda, pêlo falso, pintado à mão para parecer o mais verdadeiro possível”, escreveu a marca na legenda da foto. E em letra maiúscula, a advertência de que nenhum animal tinha sido prejudicado com a produção dos bichos de pelúcia.

Kylie Jenner com o look polêmico (Foto: Reprodução/Instagram)
Kylie Jenner com o look polêmico (Foto: Reprodução/Instagram)

Apesar disso, não faltou polêmica, principalmente nas redes sociais. Kylie Jenner assitiu à apresentação com um dos vestidos desfilados: preto longo com a cabeça de leão acoplada exibido na passarela de alta-costura por Irina Shayk. Internautas disseram que a roupa estimulava a caça de animais. Mas a presidente da Organização Não-Governamental Peta, Ingrid Newkirk, o look: “O visual de Kylie celebra a beleza dos leões e pode ser uma declaração contra a caça de troféus, na qual famílias de leões são separadas para satisfazer o egoísmo humano”, disse ao site TMZ.

Já o site francês da Peta fez um lembrete em sua conta no Twitter sobre outro uso de animais na confecção das peças: ” Embora a arte, incluindo a moda, possa ser subjetiva, a afirmação de Schiaparelli de que ‘nenhum animal foi ferido’ na confecção deste vestido com cabeça de leão usado por Kylie Jenner é objetivamente falsa”, afirmou e continuou: “De fato, os bichos-da-seda eram fervidos vivos e as ovelhas eram exploradas por suas lãs para obter a seda e a lã usadas na fabricação dessas cabeças de animais falsas. Schiaparelli deve recorrer a materiais de origem não animal”.

Menos polêmica

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @chanelofficial

Se Schiparelli causou polêmica com suas cabeças de animais, Chanel também levou a temática de bicho para sua passarela no desfile desta terça-feira (24). A estilista Virginie Viard e o artista plástico Xavier Veilhan reproduziram 11 animais em formato gigante em madeira, papelão e papel para enfeitar a passarela, como se fosse o palco de um espetáculo em uma aldeia. Os animais são reproduções dos bichos que enfeitavam seu apartamento na rua Cambon, 31.

Várias modelos saiam de dentro dos bichos, incluindo a noiva no final, que estava dentro de um elefante. Ela usou vestido curto e véu, que cobria da cabeça à barra do vestido. Na alta-costura da grife, os tradicionais tailleurs vinham em meio a cartolas, gravatas-borboleta, luvas brancas, botas de renda, capa de cetim, saias plissada, paletós transpassados ou com fraque, camisas de smoking, lantejoulas, shorts curtos, anáguas. Destaque para as botas com a tradicional ponteira preta dos sapatos criados pela estilista e que ajudam a diminuir o tamanho dos pés. Uma mistura delicada dos ícones criados por Chanel.

 

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui