Paris: look feito na hora, lama, Cher e crochê brasileiro

Os desfiles de Paris terminam nesta terça-feira (4) e deixam uma série de referências e detalhes que devem ficar entre aqueles que serão lembrados sempre. Por exemplo, o vestido  da Coperni feito na hora a partir de jatos de uma substância se transformaram em  look de Bella Haddid; além do desfile sobre uma passarela de lama de Balenciaga e Cher nbo final da Balmain.

Bella Hadid (Foto: Reprodução/Instagram/@coperni)
Bella Hadid (Foto: Reprodução/Instagram/@coperni)

O crochê brasileiro feito com a ajuda de mulheres trans e refugiadas do Projeto Ponto Firme, de Gustavo Silvestre, em parceria com o estilista belga Kevin Germanier, que trabalha com materias que seriam descartados.

 

Look de Gustavo Silvestre para o desfile de Kevin Germanier (Foto: Divulgação)
Look de Gustavo Silvestre para o desfile de Kevin Germanier (Foto: Divulgação)

Confira alguns destaques

Balenciaga

O estilista Demna Gvasalia criou uma passarela que parecia um campo de guerra, com homens e mulheres desfilando sobre lama. O rapper Kenye West abriu a apresentação com boné, calça de couro, jaqueta preta com muitos bolsos e tênis enormes. As melhures, com trajes mais leves e saltos altos também enfiavam o pé nesse “campo minado” de lama. “Faça amor, não faça guerra”, disse Demna no folheto do programa.

Dior

A estilista Maria Grazia Chiuri, da Dior, se inspirou na rainha consorte Catarina de Médici para criar seus looks e também numa estampa de mapa de Paris, usada num lenço de 1950 e derivada do Plano Turgot, uma série de mapas da capital francesa elaborados na década de 1730. O arranjo gráfico das ruas e do Sena teve um impacto ousado looks esportivos, espartilhos, casacos e saias abertas cortadas.

Valentino

Depois da ninvasão pink do último desfile prêt-à-porter de Valentino, a marca levou preto, bege e o ícônico vermelho da grife. O logotipo com a letra V virou estampa, transformando-se numa espécie de renda nas roupas e até aplicados no rosto de vários modelos, como maquiagem, mas que lembram véus.

Balmain

A Balmain se inspirou no Renascimento para criar suas estampas, além de elementos africanos e no futurismo. No final, o estilista Oliver Rousteing recepcionou Cher na passarela, em que apresentou quase 100 looks.

Coperni

A Coperni supreendeu na semana de moda de Paris ao criar na própria passarela um vestido claro e justo para a modelo Bella Hadid, que entrou só de calcinha e com as mãos cobrindo os seios. Com jatos que lembravam tinta, aos poucos o vestido foi se materializando. Um verdadeiro show de tecnologia, futurismo e moda.

Chanel

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @chanelofficial

Nesta terça, Chanel fez seu desfile inspirado no filme “Last Year in Marienbad” (1961) de Alain Resnais, que era projetado na enorme parede do espaço onde foi feito o desfile. Perólas, lantejoulas, laços de pena apareceram em chiffons, tweeds e em vários looks em poás. Principalmente em preto e branco, pontuada com um pouco de rosa e marsala, a coleção trouxe looks leves, mas com a alma da grife, desenhada por Virginie Viard. A garota propaganda da coleção de verão 2023 é a atriz Kristen Stewart, que estrela vários minifilmes mostrando os looks da estação, como o de cima.

Gustavo Silvestre e Kevin Germanier

O estilista belga Kevin Germanier ficou impressionado com o trabalho do projeto Ponto Firme, criado pelo brasileiro Gustavo Silvestre, com presos, egressos do sistema penitenciário e mais recentemente com mulheres trans e refugiadas. E essas últimas ajudaram na produção de 20 looks feitos de crochês, com linha da marca Círculo e material que seria descartado, na apresentação de Kevin em Paris. “Chorando no banheiro ao  pensar em todas as pessoas que me ajudaram a criar esta coleção”, escreveu o belga na legenda do vídeo acima. Uma explosão de cores e sensualidade permeou os looks feitos no Brasil.

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui