Oscar 2022: saiba mais sobre os indicados a figurino e make

As categorias de Melhor Filme, Atriz, Ator, Diretor são as mais esperadas do Oscar 2022. Mas algumas tidas como secundárias são também muito importantes. Não só por conta de muita pesquisa e criatividade envolvidas, mas principalmente pelo talento de pessoas que nem sempre são conhecidas do grande público. E exatamente aí que se encaixam as categorias Figurino e Maquiagem e Cabelo.

Emma Stone como Cruella (Foto: Divulgação)
Emma Stone como Cruella (Foto: Divulgação)

Dois filmes foram indicados em ambas as categorias: “Cruella”, apenas nessas duas categorias, e “Duna”, com 10 indicações no total. Já “House Of Gucci”, estrelado por Lady Gaga, teve apenas uma indicação ao Oscar 2022, por Maquiagem e Cabelo. Pode até ter sido uma injustiça, não tanto pelo filme, mas pelo trabalho da cantora e agora atriz, que está excepcional como Patrizia Reggiani, mandante do assassinato de Maurizio Gucci, seu ex-marido. Injustiça também pelo figurino, que está esplêndido. De qualquer forma, que tal conhecer mais detalhes sobre os concorrentes dessas duas categorias? Vamos a eles.

Cruella

Emma Stone como Cruella (Foto: Divulgação)
Emma Stone como Cruella (Foto: Divulgação)

Estrelado por Emma Stone, o filme teve duas indicações à 94ª edição do Oscar. Justamente em Figurino e Cabelo e Maquiagem. O guarda-roupa extravagante de “Cruella” é assinado por Jenny Beavan, que já levou o Oscar por “Uma Janela para o Amor” (1985) e “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015). Foram produzidas nada menos que 277 peças de roupas, em apenas quatro meses. Cruella trocou de roupas 47 vezes durante o filme. Suas roupas têm a inspiração do punk dos 1970 em Londres, cuja principal protagonista é a estilista Vivienne Westwood. Tem xadrez, cores vibrantes, recortes assimétricos, roupas rasgadas com metros e metros de tecidos e muito mais.

Emma Thompson como Baronesa (Foto: Divulgação)
Emma Thompson como Baronesa (Foto: Divulgação)

Já a vilã Baronesa (Emma Thompson) usou 33 looks e a inspiração das roupas veio de grifes mais antigas, com um pé na alta-costura, como Dior, Givenchy e Balenciaga.

Duna

Timothée Chalamet (Foto Divulgação)
Timothée Chalamet (Foto Divulgação)

Estrelado pelo queridinho da vez de Hollywood, Timothée Chalamet, a ficção científica “Duna” teve 10 indicações, incluindo Melhor Filme. E assim como “Cruella”, concorre também em Melhor Figurino e Melhor Maquiagem e Cabelo. A figurinista Jacqueline West criou nada menos que 2 mil peças para o filme, inspiradas menos no futurismo, como poderia se supor num filme de ficção científica,  mas num estilo medieval moderno, que mistura tribos nômades, mitologia grega e os tons sombrios das pinturas do artista espanhol Francisco de Goya. A profissional já foi indicada outras três vezes: “Marquês de Sade”, “O Curioso Caso de Benjamin Button” e “O Regresso”.

Cyrano

Peter Dinklage como Cyrano (Foto: Divulgação)
Peter Dinklage como Cyrano (Foto: Divulgação)

O italiano Massimo Cantini Parrini (indicado ao Oscar por “Pinocchio”) e a britânica Jacqueline Durran (ganhadora do Oscar por “Ana Karenina”) assinam o figurino de “Cyrano“, única indicação do musical dirigido por Joe Wright e estrelado por Peter Dinklage (“Game of Thrones”). Como Cyrano é militar, quase metade dos 700 looks criados para o filme são de uniformes militares do regimento comandado por ele. Para Roxanne (Haley Bennett), por quem Cyrano se apaixona, os profissionais buscaram inspiração em aquarelas do séculos 18 em museus de Londres e Roma. O vermelho dos uniformes foi criado a partir de muitos testes de tingimento em tecidos diversos, para mudar conforme a luz, de acordo com Parrini.

O Beco do Pesadelo

Bradley Cooper (Foto: Divulgação)
Bradley Cooper (Foto: Divulgação)

Filmes de época são um prato cheio para conseguir indicações ao Oscar. Nem todos conseguem, mas em “O Beco do Pesadelo”, o figurinista Luis Sequeira mirou nos mínimos detalhes para vestir o vidente vivido por Bradley Cooper quando sai do subúrbio para enganar a elite americana com seus “dotes”. Sequeira criou ternos que remetem exatamente aos anos entre 1939 e 1941. “Mesmo que tenha passado apenas 2 anos, na cidade, em 1941, todos se vestem na última moda e não como se vestiam em 1938 ou 1945”, disse ao site especializado em moda WWD.

As personagens femininas ganham cartela de cores próprias para cada uma, como o vermelho para Molly (Rooney Mara), o verde para Zeena (Toni Colette) e cores frias para Lilith, vivida por Cate Blanchett.

Amor, Sublime Amor

Cena de "Amor, Sublime Amor" (Foto: Divulgação)
Cena de “Amor, Sublime Amor” (Foto: Divulgação)

A refilmagem do clássico musical lançado em 1961, “Amor, Sublime Amor” (“West Side Story”) traz história de amor proibido entre a porto-riquenha Maria, vivida por Rachel Zegler, e o nova-iorquino Tony (Ansel Elgort), com direito a brigas por gangues rivais. O figurino é assinado por Paul Tazewell. Os principais cartazes de divulgação exibem em primeiro plano o look de Anita, vivida por Ariana DeBose, indicada a Melhor Atriz Coadjuvante. Um vestido amarelo com saiote de babados vermelhos por baixo.

Tazewell buscou referências distintas para os dois grupos. Para os imigrantes, ou o grupo Shark, apostou numa cartela de cores mais vivas e tropicais, sem esquecer o caráter religioso, refletido no vestido branco que Rachel veste e que é uma releitura do look do musical que estreou em 1957 (depois veio o primeiro filme). Já para a gangue de Nova York, os Jets, os tons foram mais frios, que, segundo Tazewell, refletia o concreto e o aço da cidade. O filme dirigido por Steven Spielberg teve sete indicações ao Oscar, incluindo Melhor Diretor, Melhor Filme e Melhor Figurino.

Um Príncipe em Nova York – 2

Eddie Murphy em "Um Príncipe em Nova York - 2" (Foto: Divulgação)
Eddie Murphy em “Um Príncipe em Nova York – 2” (Foto: Divulgação)

A continuação do filme de lançado em 1988, com Eddie Murphy como rei de Zamunda, que volta à Nova York para conhecer um filho recém-revelado, pode não acertar muito no timming do humor um pouco datado, mas tem grandes promessas de levar a estatueta de Melhor Maquiagem e Cabelo, com penteados africanos para lá de lindos e ousados.

Cena de "Um Príncipe em Nova York- 2 (Foto: Divulgação)
Cena de “Um Príncipe em Nova York- 2 (Foto: Divulgação)

E está bem na competição, afinal levou três estatuetas do Make-up Artists and Hairstylists Guild Awards 2022, tornando-se o maior vencedor do ano. Se a sina que acontece desde 2014 se mantiver, deve levar a estatueta, afinal o eventual vencedor do Oscar conquista primeiro uma estatueta de destaque do MUAHS Awards. É esperar para ver.

Os Olhos de Tammy Faye

Jessica Chastain como Tammy Faye (Foto: Reprodução)
Jessica Chastain como Tammy Faye (Foto: Reprodução)

O filme estrelado por Jessica Chastain, que recebeu indicação de Melhor Atriz, concorre também ao Melhor Maquiagem e Cabelo. A atriz, porém, não deve passar pelo tapete vermelho do Teatro Dolby porque vai assistir à premiação de oito categorias técnicas que não serão exibidas ao vivo. Serão gravadas antes.

Jessica Chastain como Tammy Faye (Foto: Reprodução)
Jessica Chastain como Tammy Faye (Foto: Reprodução)

Jessica preferiu chegar antes e prestigiar os responsáveis por sua transformação no decorrer do filme, que conta o auge e a decadência da cantora e apresentadora tele-evangelista Tammy Faye, durante os anos 1970 e 1980. Jéssica parece outra pessoa. Sim, simplesmente parece Tammy Faye. Um trabalho primoroso assinado por Stephanie Ingram, Linda Dowds e Justin Raleigh.

House Of Gucci

Lady Gaga em "House Of Gucci" (Foto: Divulgação)
Lady Gaga em “House Of Gucci” (Foto: Divulgação)

Os 54 looks usados por Lady Gaga em “House Of Gucci”, alguns originais da grife italiana, foram menosprezados na categoria Figurino do Oscar 2022, assim como a atuação da cantora e atriz, que imprimiu um sotaque italiano ao seu inglês. A única categoria que concorre é a de Maquiagem e Cabelo. Pois bem, vamos a detalhes.

Lady Gaga como Patrizia Reggiani (Foto: Divulgação)
Lady Gaga como Patrizia Reggiani (Foto: Divulgação)

Para viver Patrizia Reggiani, Gaga mudou a cor dos cabelos para castanhos, em comprimento que variava de acordo com a época em que o filme se passava. Mas os loiros da atriz não sofreram com isso, pois foram usadas perucas mais volumosas, mais curtas, mais lisas, mantendo sempre o tom dos cabelos da personagem na vida real. E, na maquiagem, os olhos ganharam realce e expressão com delineado gatinho e sombras esfumadas em tons escuros. Será que vence?

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui