Thierry Mugler, 73: morre um dos “énfants terribles” da moda

Ele nunca se curvou ao establishment fashion. Pelo contrário, rompeu tradições e foi um dos nomes que deram a cara da moda dos anos 1980, com seus looks de látex, um dos primeiros a usar a matéria-prima, suas construções geométricas, suas ombreiras pontudas. Thierry Mugler, que faleceu neste domingo (23) provou que o corpo é um instrumento e tanto para a criação de looks poderosos.

Thierry Mugler com Cardi B e Irina Shayk (Foto: Reproduçãoq/Instagram/@manfredthierrymugler)
Thierry Mugler com Cardi B e Irina Shayk (Foto: Reproduçãoq/Instagram/@manfredthierrymugler)

E não importava que corpo. Num dos mais emblemáticos desfile da carreira, o estilista francês comemorou 20 anos da grife em 1997. Na apresentação apoteótica, Thierry levou para a passarela/palco nomes como Naomi Campbell, Linda Evangelista, a nossa Beth Lago, Claudia Schiffer e todas as supermodelos da época, além de celebridades e tops mais antigas, como Veruscka, Patricia Hearst, entre outras, incluindo transexuais. Teve até show de James Brown.

Com dezenas de looks exibidos, o desfile mais uma vez transgredia as regras, tanto por misturar na passarela modelos mais jovens e mais velhas, algumas até fora dos padrões de peso de então. Teve também bumbum de fora, num look superjusto. Foi e o precursor a usar látex fetichista em suas criações. Em moldar o corpo das mulheres de forma sensual, com apelo sexual. Tudo o que a moda tem experimentado agora.

Vestido usado por Cardi B no Grammy (Fotos: Reprodução/Instagram/manfredthierrymugler)
Vestido usado por Cardi B no Grammy (Fotos: Reprodução/Instagram/manfredthierrymugler)

No Grammy de 2019, Cardi B, que foi a primeira rapper mulher a ser premiada na categoria Melhor Álbum de Rap, usou três produções vintages do estilista mostrados no desfile e escolhidos a dedo pelo stylist Kollin Carter.

Entre eles, o vestido usado na época pela modelo Simonetta Gianfelici, que fez uma verdadeira performance para exibi-lo no desfile. A peça faz uma releitura do quadro “O Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli, pintado entre 1483 e 1485.

No quadro, Vênus nua surge de uma concha sobre espumas do mar. Por isso, as pérolas, o nude e a representação da concha. Na legenda do instagram da foto de Cardi B, o estilista escreve “What a Superb Stormy Venus !!”, algo como “Que Vênus Super Tempestuosa”.

Proposta Indecente

Demi Moore com o vestido preto em "Proposta Indecente" (Foto: Reprodução)
Demi Moore com o vestido preto em “Proposta Indecente” (Foto: Reprodução)

Desenhou também o famoso vestido preto nada básico usado por Demi Moore em “Proposta Indecente”, de 1993, considerado um dos vestidos mais famosos da década. O modelo, ainda extremamente atual, foi considerado pela revista “Time”, como um dos “11 mais icônicos vestidos pretos através do tempo”.

Sim, Mugler foi um dos mais influentes designers dos anos 1980 e 1990, mas suas peças vintage continuam a ser usadas por famosas, mesmo tendo deixado a empresa em 2000, para tocar projetos pessoais, incluindo moldar seu corpo como fisiculturista. Lady Gaga usou um de seus looks tipo robô no clipe “Paparazzi”, em 2009, por exemplo.

O estilista foi o criador do figurino da turnê “I Am”, de Beyoncé, em 2008. Em 2019, vestiu Kim Kardashian para o Met Gala, com um vestido “molhado” e em outubro de 2021, voltou a vestir a influenciadora para a festa de Halloween, numa mistura de cowgirl com robô”.

O anúncio da morte na redes sociais do estilista, que após deixar sua grife, quis ser chamado pelo seu primeiro nome Manfred, pegou de surpresa a todos. A causa não foi divulgada. “Estamos imensamente triste de anunciar a morte do senhor Manfred Thierry Mugler neste domingo 23. Que sua alma repouse em paz”.

Perfume e exposição

Mugler criou um dos mais famosos perfumes do mundo, o Angel, com frasco em formato de estrela. Junto com o Alien, outro perfume, chegou a vender mais de 280 milhões de frascos, segundo o New York Times. Suas criações podem ser vista no Musée des Arts Décoratifs de Paris, um resumo de suas obras na exposição: Thierry Mugler: Couturissime, que fica aberta até 24 de abril.

Mugler com Cardi B e Irina Shayk na abertura da exposição em Paris, no ano passado.

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui