100% digital, SPFW abre com Fraga e lança Festival Regeneração

A edição 51 do São Paulo Fashion Week começa nesta quarta-feira (23) de forma totalmente virtual, como aconteceu em outubro do ano passado, com 43 marcas, sendo 10 estreantes. As apresentações continuam até domingo (27). O evento será aberto às 18h30, com um curta metragem “Terra de Gigantes”, de Ronaldo Fraga, cuja inspiração vem da região do Cariri cearense.

SPFW Ronaldo Fraga (Foto: Augusto Pessoa/Reprodução/Instagram/@fragaronaldo)
Ronaldo Fraga (Foto: Augusto Pessoa/Reprodução/Instagram/@fragaronaldo)

“A arte popular é fonte de água límpida para a arte contemporânea, e no cariri cearense, na cidade do Crato foi mágico mergulhar no universo do artista Charles Lessa e ver muito da força criativa que de muitas formas em outro tempo alimentou os mestres de hoje”, escreveu o estilista em seu Instagram.

SPFW+ Regeneração

.A temporada marca  a abertura do SPFW+ Regeneração, festival de Criatividade, Moda, Arte, Sustentabilidade, Inovação, Conhecimento e Tecnologia, com curadoria de Marcello Dantas e uma programação ativa que se estende por todo o ano. A ideia é que em novembro, haja uma edição hibrida, presencial e virtual, dependendo das condições sanitárias na ocasião.

O local presencial, caso seja possível, deve ser no Pavilhão das Culturas, no Parque do Ibirapuera. “Regeneração no sentido do que a gente quer levar para a amanhã. Do que a gente está aprendendo neste mundo de hoje e quer resgatar e levar para o amanhã”, disse o diretor criativo Paulo Borges em bate-papo virtual com jornalistas, ao lado de representantes dos patrocinadores, apoiadores e membros da Prefeitura de São Paulo.

Cota racial

O evento mantém a política de cota racial, com pelo menos 50% dos modelos negros, afrodescendentes ou indígenas, como na edição passada. O SPFW acolhe ainda, o projeto Sankofa, coletivo de estilistas negros com oito marcas: Ateliê Mão de Mãe, Az Marias, Meninos Rei (foto acima), Mile Lab, Naya Violeta, Santa Resistência, Silvério e Ta Estudios. Trata-se de uma iniciativa da plataforma Pretos na Moda e da startup de inovação social VAMO, com apoio do INMOD (Instituto Nacional de Moda e Design).

Programação

As apresentações poderão ser acompanhadas virtualmente pelo site do evento (www.spfw.com.br) e pelas redes sociais. As 10 marcas estreantes são Anacê, Carol Bassi, Esfér, Igor Dadona, Neith Nyer, Rocio Canvas, Ronaldo Silvestre, Soul Básico, Victor da Justa e Weider Silveiro. Samuel Cirnansck e Wilson Ranieri retornam à programação.

SPFW Carol Bassi (Foto: Divulgação)
Carol Bassi (Foto: Divulgação)

Diariamente, a partir das 18h, Paulo Borges, Graça Cabral e Lala Deheinzelin
comandam lives com convidados de diversas áreas promovendo discussões em torno
dos pilares do evento: diversidade e equidade racial; protagonismo feminino;
empreendedorismo; sustentabilidade; inovação; e origem nas origens (cultura).

A partir das 19h (com exceção do desfile de Ronaldo Fraga, marcado para as 18h30), começam as transmissões das apresentação e uma programação de
entrevistas, com um time de apresentadoras que irão se revezar ao longo da semana:
Dia 23.06 – Carol Ribeiro / Maria Eugênia Suconic
Dia 24.06 – Penelopy Jean / Jess
Dia 25.06 – Lilian Pacce / Mayara Russi
Dia 26.06 – Natasha Soares / Aretha Sadick
Dia 27.06 – Rita Carreira / Camila Yahn

Os desfiles serão transmitidos também na empena (parede lateral) da rua Caio Prado e Consolação, no centro de São Paulo.

Encontros criativos

O Festival SPFW+ Regeneração, que expande os limites da moda,  será palco de quatro encontros criativos entre estilistas convidados em colaboração com nomes destacados de áreas diversas como consciência, alimento, coletividade e racialidade. O processo criativo a partir desses encontros resultará em instalações artísticas que ocuparão a cidade em novembro durante a temporada SPFW N52.

Os trabalhos serão feitos pelas duplas Ronaldo Fraga e Neka Mena Barreto (chef de cozinha); Fernanda Yamamoto + Comunidade Yuba (comunidade agrícola formada por nipo-brasileiros em Mirandópolis, 600 quilômetros de São Paulo, com a qual Fernanda já trabalhou – foto acima); Luiz Cláudio + Djamila Ribeiro (filósofa); e Oskar Metsavaht + Sidarta Ribeiro (neurocientista).

“Nunca estivemos tão permeáveis ao novo como estamos agora. Por isso, provoquei com assuntos como neurociência, alimentação, questão racial, num sentido amplo. De fato, a moda está muito ligada ao que consumimos e diretamente ao que comemos”, disse o curador Marcello Dantas. “Estamos diante de questionamentos profundos sobre como podemos regenerar o mundo com novas bases”, afirmou.

Mentorias

O Festival SPFW+ Regeneração vai identificar núcleos criativos diversos e
sustentáveis em todo o país. Serão escolhidos até 50 projetos para uma jornada
imersiva com mentorias e encontros exclusivos. As inscrições estão abertas de 22 de junho a 16 de julho através do site do SPFW. As mentorias acontecem de julho a outubro.

O SPFW, dentro da programação do Festival Regenera +, realiza de agosto a novembro,  a capacitação de 40 costureiras na Cidade Tiradentes e a inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade na edição N52, em novembro.

Onde assistir

spfw.com.br/
https://www.instagram.com/spfw/
https://www.facebook.com/SPFW/
https://twitter.com/spfw
https://www.youtube.com/channel/UCcslL01-bATnBUw6caIRLkw
https://br.pinterest.com/spfw

Confira o line up da SPFWN51

DIA 23 QUARTA
18h30 RONALDO FRAGA
19H30 ALUF
19H45 SANKOFA: Ateliê Mão de Mãe
19H50 SANKOFA: Meninos Rei
20H15 ANACÊ
20H40 SAMUEL CIRNANSK
21H10 ÀLG
21H40 LILLY SARTI

DIA 24 QUINTA
19H00 IGOR DADONA
19H30 RONALDO SILVESTRE
19H45 SANKOFA: Az Marias
19H50 SANKOFA: Naya Violeta
20H15 ISABELA CAPETO
20H40 MARTINS
21h10 MODEM
21h40 TRIYA
21h55 ANOTHER PLACE

DIA 25 SEXTA
19H00 GLORIA COELHO
19H30 ESFÉR
19H45 SANKOFA: Santa Resistência
19H50 SANKOFA: Mile Lab
20H15 JULIANA JABOUR
20H40 A.NIEMEYER
21H10 APARTAMENTO 03
21H40 JOÃO PIMENTA
21h55 NEITH NYER

DIA 26 SABADO
19H00 ROCIO CANVAS
19H30 LED
19H45 SANKOFA: TA Studios
19H50 SANKOFA: Silvério
20H15 FREIHEIT
20H40 NERIAGE
21H10 MISCI
21H40 CAROL BASSI
21H55 ISAAC SILVA

DIA 27 DOMINGO
19H00 WILSON RANIERI
19H30 SOUL BASICO
19H45 VICTOR DA JUSTA
20H15 PONTO FIRME
20H40 RENATA BUZZO
21H10 WEIDER SILVEIRO
21H40 WALÉRIO ARAUJO
21H55 FLAVIA ARANHA

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui