Trend: Aprenda a cuidar do cabelo grisalho e branco

A pandemia potencializou um processo que muitas mulheres começaram a colocar em marcha há algum tempo: assumir o cabelo grisalho ou totalmente branco. Gloria Pires, Preta Gil e Astrid Fontenelle são algumas das famosas que deixaram de cobrir as raízes.

Gloria Pires (Foto: @gpiresoficial/Instagram/Reprodução)
Gloria Pires (Foto: @gpiresoficial/Instagram/Reprodução)

O novo visual pede cuidados específicos. É que a perda de melanina dos fios deixa-os sem proteção e mais expostos aos fatores de agressão diários. Assim, se tornam muito suscetíveis à quebra e ao amarelamento, podendo ainda ter aspecto seco e áspero.

Famosas exibem cabelo grisalho (Fotos: Instagram/Reprodução)
Famosas exibem cabelo grisalho (Fotos: Instagram/Reprodução)

Como cuidar do cabelo grisalho e branco?

Verão e processos de alisamento e redução de volume costumam prejudicar ainda mais as madeixas. Para evitar problemas, veja as dicas da química e cosmetóloga Angela Vitalino de Farias, da Bambbu Cosméticos:

  • Produtos: Há kits completos específicos para cabelo grisalho e branco. Escolha produtos que contenham ativos vegetais, ricos em minerais, vitaminas e nutrientes. Os componentes naturais possuem funções para tratamento, manutenção e recuperação dos fios.
  • No verão: Faça uma matização semanal com matizador desamarelador black. Lave e condicione, pelo menos uma ou duas vezes por semana, com xampu e condicionador específico para esse tipo de fio. Faça tratamentos semanais, intercalando a reposição de água, nutrientes e proteínas, já que, com mais lavagens, também perde-se massa capilar, vitaminas e os aminoácidos que são responsáveis por manter as cutículas seladas, resistentes, macias e brilhantes.
  • Evite chapinha e baby liss: “Esse processo vai danificar muito os cabelos, eliminar a água do fio, deixá-los desidratados e se usada em alta temperatura, com certeza o tom amarelado vai aparecer. E, quando usada com frequência, deixa os fios fragilizados e quebradiços.”
  • Invista em leave-in: Se for utilizar equipamentos de altas temperaturas, aplique protetor térmico/leave-in black ou cinza nos cabelos umedecidos após a lavagem e condicionamento. Procure pelos específicos para brancas e grisalhas, que vão aumentar ainda mais a proteção.
  • Cuidados para alisamento ou redução de volume: Caso queira esses efeitos, procure por alisamentos e redutores de volume sem formol. Escolha sempre os de ácidos orgânicos. Antes da progressiva, lave os cabelos com xampu de limpeza profunda, conhecidos como antirresíduos de duas a três vezes, faça o enxague e seque os fios totalmente.
  • No cabeleireiro: peça ao profissional para misturar um bom matizador black na máscara alisante para evitar o seu amarelamento. “Evite matizadores de cores azuis ou violetas em fios brancos, pois estes podem manchar os fios. Após tempo de pausa, retire o excesso do produto dos fios, aplique um bom leave-in/protetor térmico e faça a escovação.”
  • Cuidados: O correto é secar/escovar o cabelo em temperatura média no secador e a 10 cm de distância dos fios. De preferência, não pranchar. “Assim, obteremos uma excelente redução de volume sem amarelar. Mas, se a pessoa quiser o liso, recomenda-se pranchar cada mecha de duas a três vezes, aguardando o resfriamento do cabelo entre cada pranchada e, se houver a percepção de que o fio está amarelando, deve-se interromper o procedimento na hora, para evitar a oxidação do fio.”

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui