De 2020 para 2021: 6 trends que continuarão firmes e fortes

O ano de 2020 realmente vai ficar como o mais atípico de várias e várias gerações. E a pandemia fez com que a moda se adaptasse às necessidades, tanto de proteção quanto de rever a roupa de usar em casa. Isso porque ficamos confinados muito tempo e talvez tenhamos que ficar por mais tempo tranquilos, curtindo a casa e esperando que o vírus seja dominado pela ciência. Muitas das peças e looks vistos pelas famosas não foram nuvens passageiras e continuarão entre os trends  para 2021.

Ticiane Pinheiro (Foto: Reprodução/Instagram/@ticipinheiro)
Ticiane Pinheiro (Foto: Reprodução/Instagram/@ticipinheiro)

Separamos 6 tendências e peças fundamentais para você apostar no próximo ano, seja trabalhando em casa, seja indo a compromissos, sempre cumprindo todos os protocolos necessários para evitar a contaminação. Confira.

Máscaras

Não dava para começar essa lista sem falar das máscaras, que viraram elementos fundamentais para todos. Não devem ser consideradas acessórios, mas se a pessoa quiser fazer combinações nos looks, precisa antes de tudo checar a eficácia das máscaras. Esqueça as de tricô, de crochê ou de tecidos muito porosos, que não agem como barreiras contra o vírus. Famosas como Larissa Manoela, Giovanna Ewbank, Adriane Galisteu, Carolina Dieckmann e Sabrina Sato apostaram em máscaras eficientes.

Famosas com máscara (Fotos: Reprodução/Instagram)
Famosas com máscara (Fotos: Reprodução/Instagram)

O site Notícias de Saúde publicou pesquisa que sugere que máscaras caseiras são mais eficientes se feitas com uma combinação entre algodão (tecidos de lençóis, por exemplo) e seda natural ou chiffon (material muito usado em vestidos de festas). De acordo com a American Chemical Society Publications, fonte da reportagem, os tecidos combinados filtram até 90% das partículas de aerossóis, por onde o vírus é transmitido. A Anvisa indica que o algodão sem mistura de tecidos sintéticos deve ser o material principal para a escolha das máscaras caseiras, para não causar alergias na pele. Se houver mistura, a proporção do outro material deve ser pequena.

Colar

Com a necessidade home office, um acessório fundamental para sair bem em teleconferências. Se você duvida que um colar pode fazer o look crescer e aparecer, mude seus conceitos. Separamos cinco looks de Ticiane Pinheiro, que provam o poder do acessório em produções modernos e cheios de atitude. São compostos por macacão jeanscamisas brancas, blusas em tons quentes ou neutros.

Ticiane Pinheiro (Foto: Reprodução/Instagram/@ticipinheiro)
Ticiane Pinheiro (Foto: Reprodução/Instagram/@ticipinheiro)

Os acessórios usados por Tici Pinheiro são curtos, usados por baixo ou por cima da gola, e até mesmo sobre o dorso. “Nesses tempos de home office, máscaras e afins, acredito que as pessoas que queiram se arrumar pra ficar bem consigo mesmo e não esquecer dos hábitos antigos de se produzir pra sair, devem apostar em acessórios como brincos e colares”, aconselhou Tamara Gusman, stylist de Tici. Segundo ela, entre as novidades atuais, está enaltecer a personalidade de cada um. Assim, se você gosta de colar, se joga e faça o acessório crescer no look.

Tie dye

Outra tendência confirmada para 2021 é o tie-dye,  que explodiu entre trends durante a quarentena. O estilo que remete aos hippies e que teve um retorno também nos anos 1990, parece que veio a calhar com o momento da pandemia, não só pelas cores, que ajudam a levantar o astral, mas por trazer a sensação do feito em casa, do aconchego, do artesanal. Relembre produções de Maisa, Larissa Manoela, Camila Queiroz, Preta Gil e Ticiane Pinheiro, e inspire-se para apostar na tendência também em 2021.

Famosas com peças em tye-die (Fotos: Reprodução/Instagram)
Famosas com peças em tye-die (Fotos: Reprodução/Instagram)

Mangas bufantes

As mangas bufantes já faziam parte de blusas, vestidos e jaquetas há algumas temporadas. Mas em 2020, cresceram e apareceram. Se você apostar na manga bufante,  lembre-se de que se você tiver a silhueta tipo triângulo invertido deve tomar cuidado para harmonizar com outros elementos, caso contrário, a parte debaixo pode ficar muito fina.

Famosas com mangas bufantes (Fotos: Reprodução/Instagram)
Famosas com mangas bufantes (Fotos: Reprodução/Instagram)

As ombreiras e volumes sobre os ombros são elementos importantes, principalmente para quem participa de eventos virtuais, já que o modelo deixa a pessoa mais poderosa e também dependendo do modelo, mais romântica. Há tanto as mangas enormes quanto às mais delicadas. Acima, looks usados por Adriane Galisteu, Ana Hickmann, Sabrina Sato, Maisa e Renata Kuerten com top da Água de Coco.

Chinelos

Famosas com chinelos (Fotos: Reprodução/Instagram)
Famosas com chinelos (Fotos: Reprodução/Instagram)

Durante a quarentena,Isis Valverde e Larissa Manoela publicaram nas redes fotos de looks com uma peça que traz conforto e despojamento. Já Adriane Galisteu e Giovanna Ewbank haviam publicado fotos com looks propícios para esse período, mesmo antes dessa fase chegar ao Brasil.  As peças são perfeitas tanto para o verão em chácaras, em casa de praia ou mesmo para quem continua a trabalhar em home office. Dá para compor com peças em cores, que unem conforto e estilo.

Utilitárias

Uma das certezas que a pandemia trouxe no quesito fashion foram as roupas utilitárias, capazes de levar nos bolsos nossos novos utensílios imprescindíveis, como máscara e álcool gel, que deve estar sempre à mão. E, dentro disso, umas das peças fundamentais no guarda-roupa são as jardineiras, macacões e calças com bolsos. Fátima Bernardes e Patricia Poeta já entraram nessa onda e vestiram o macacão tipo jardineira, que foi desenvolvido no século 18, junto com o início da Revolução Industrial, para que os empregados pudessem levar suas ferramentas de forma prática. Daí o termo utilitária.

Peças utilitárias no pós-pandemia (Fotos: Reprodução/Instagram)
Peças utilitárias no pós-pandemia (Fotos: Reprodução/Instagram)

Sophia Abrahão usou macacão jeans. “Enfim, tirei o pijama”, brincou a cantora nas redes sociais. Estava com modelo de manga curta e fechamento por botões frontais. A  cantora Ludmilla apostou em look com vários bolsos em diferentes formatos e tamanhos, tanto na calça quanto na jaqueta. Na parte de cima, há ainda uma pochete acoplada à roupa. Perfeito para carregar nossos novos objetos necessários.

Leia Também

Você também pode gostar