A hora e a vez dos vestidos longos

Rosângela Espinossi
Publicado em

abreOs vestidos longos deixaram de ser exclusivos para festas e também frequentam reuniões mais informais e até as ruas. As famosas já se apoderaram das peças nas mais variadas versões e estilos. Alguns comprimentos mudam ligeiramente, assim como as estampas, os tecidos, os decotes e os complementos, como calçados e bolsas. A modelagem está ancorada no revival dos anos 70 e também nos anos 90, quando os longos iam para o trabalho sem problemas.

Alguma dicas:

– Aposte no longo, longo. Apesar de o mídi ter dados as caras por aí, a onda agora são os compridões. Caso chegue até o tornozelo, escolha bem o sapato para não cortar o visual.

– Qualquer tecido liso , com apenas um tom, ajuda a alongar, independentemente da cor. Até o branco entra nesta dica, desde que o modelo não seja amplo em demasia.

– Os tecidos listrados são bonitos, mas se as faixas forem horizontais, podem provocar a sensação de ampliação. Ao comprar, passe uns bons minutos no espelho para ver se as riscas estão colocadas de forma a ajudar sua silhueta.

– Os decotes podem ser em V normal, mas há muitos em V bem profundos. Se ousar, cuidado para que seus seios não escapem sem querer.

– Para os dias mais quentes, as sandálias, rasteiras ou altas, são as melhores companhias. Alguns modelos até vão bem com botinhas e sapatilhas. Se a intenção é parecer mais alta, um salto, mesmo que pequeno, não faz mal a ninguém.

– As estampas florais oi étnicas estão em alta, por conta da volta dos anos 70. Há as mais amplas e as mais miúdas, tipo Liberty, e podem vir em detalhes ou na peça toda. Estes vestidos são indicados para ocasiões mais formais.

giovanna e alessandraGiovanna Ewbank apostou no vestido com listras pretas e fundo branco. Como a peça chega até o tornozelo, ela optou por um escarpim nude para não cortar a silhueta. Alessandra Ambrosio usa peça comprida e assimétrica, outra tendência atual. Os dois decotes de ambas estão na medida certa e ajudam a alongar.

fernanda e maria fernandaFernanda Lima elegeu longo com floral grande e fundo preto. Para dar bossa, faixas contornam a peça. O decote que deixa o ombro à mostra faz o look ficar mais leve. Maria Fernanda Cândido escolheu longo com estampa étnica, decote redondo e fenda. Dois estilos de estampas, duas boas opções para os dias mais quentes.

vanessa gerbelli e adriana birolliOs estampados mais miúdos e coloridos nos vestidos mais amplos vêm  direto do túnel do tempo setentista para o século XXI. Vanessa Gerbelli aposta na estampa sequencial. Adriana Birolli escolheu o florido, montado com três panos franzidos, estrutura tipica daquela época. Pode ir ao shopping assim que você vai sair bem na fita.

juliana paes e mariana ximenesOs vestidos monocromáticos ajudam a alongar e, se vierem com decotes profundos, como os usados por Juliana Paes e Mariana Ximenes, tal efeito será ainda maior. O cuidado com decotões é ficar atenta se não há riscos de os seios escaparem. O look de Juliana Paes é para festas, mas o de Mariana Ximenes, um pouco menos decotado, pode sair à rua tranquilamente.