O brasileiro Gustavo Silvestre participou pela segunda vez dos desfiles de alta-costura em Paris, por conta da parceria com o estilista suíço Kevin Germanier. Com quatro looks criados para o desfile, que somaram mais de 700 horas de trabalho artesanal, envolvendo minúcia técnica e criatividade, o brasileiro se juntou à alegre coleção “Les Joueuses”, que encerrou a semana de alta-costura de forma leve, brincalhona, sem deixar de lado as premissas artesanais que devem reger os desfiles, com luxo e sofisticação. Na plateia, brasileiras acompanharam a apresentação, como as ex-BBB Beatriz Reis e as influenciadoras GKay, Ju Ferraz e Thai de Melo.

Com direito até uma Hello Kitty na plateia, a coleção levou ainda looks volumosos, alguns feitos com bexigas de festas de aniversários (aquelas que podem ser transformadas em cachorrinhos e flores, por exemplo), outros construídos com balões em forma de golfinhos e em formato da própria Hello Kitty. Teve também a modelo todinha coberta com um tipo de pintura metalizada e saia feita com bolinhas pequenas, além de blazers com maxipaetês e peças que lembram esculturas. Lembrando que Germanier aposta no upcycling, usando sobras de materiais que seriam descartadas.

“Cada peça nasceu de uma troca intensa entre Kevin e eu. Discutimos volumes, formas, cores e novos materiais, sempre buscando apresentar algo realmente inédito. O crochê aqui se transforma em estrutura, textura e movimento”, destaca Gustavo, um dos precursores do movimento por práticas autorais e conscientes na moda nacional que levou o crochê a um novo patamar, revelando sua potência como técnica de alta-costura.

As peças se destacam pelas silhuetas volumosas e pela construção tridimensional, expandindo os limites tradicionais do crochê. “É um privilégio trabalhar com o Gustavo. Ele tem uma visão única sobre o fazer manual e traz profundidade à coleção. Estar com ele na alta-costura é criar algo que não existiria de outra forma”, afirmou Kevin Germanier.

O processo contou ainda com a participação de sete artesãos do Projeto Ponto Firme, fundado por Gustavo em 2015, incluindo egressos do sistema prisional. O projeto reafirma seu compromisso em oferecer oportunidades de geração de renda e redução de desigualdades sociais por meio das artes manuais.

“Essa é a verdadeira força do que fazemos: transformar realidades através do trabalho artesanal, com sofisticação e propósito”, complementou Gustavo.
Brasileiras na plateia

Beatriz Reis também foi uma das convidadas do desfile da Germanier, usando vestido de crochê e paetês reciclados de Gustavo Silvestre.

GKay foi uma das convidadas do desfile e usou peça da marca. Na legenda, escreveu: “Quantos kg vocês acham que tem esse look?!”, mas não deu a resposta.

A influenciadora Thai de Melo também compareceu ao desfile da Germanier/Gustavo Silvestre. Thai vestiu um look desfilado na última temporada de alta-costura, fruto da colaboração entre os dois estilistas. O vestido, feito 100% em crochê com fitas metalóides, é uma peça impactante, desenvolvida dentro do Projeto Ponto Firme.

A empresário e influenciadora Ju Ferraz assistiu ao desfile da Germanier com terninho da Balmain, com paletó estruturado, com botões dourados. “O desfile da Germanier foi um show de criatividade: lúdico, colorido, cheio de brilho e textura. Me emocionei muito em saber da colaboração com o estilista brasileiro Gustavo silvestre. Ver o Brasil representado assim é um orgulho! Estar aqui me fez sentir, mais do que nunca, como a moda realmente não tem fronteiras”, disse.