A top trans cearense Valentina Sampaio, de 26 anos, é a única brasileira confirmada até agora na volta do desfile presencial da grife Victoria’s Secret, após um hiato de seis anos, marcado para o dia 15 de outubro. O último desfile da grife aconteceu em 2018. A jovem top model nascida em uma vila de pescadores em Aquiraz, pequena cidade litorânea do Ceará, conquistou a moda internacional.
Com currículo repleto de trabalhos para grandes grifes que vão de Balmain a L’Oréal e Armani, Valentina consagrou-se supermodelo e estará em ação no desfile-retorno da Victoria’s Secret. Os desfiles foram interrompidos por conta de polêmicas em relação ao posicionamento principalmente do então diretor de marketing da maca, Ed Razek. Em uma entrevista à Vogue, em 2018, sugeriu que modelos transexuais não deveriam fazer parte do evento. A marca também enfrentou polêmicas por não incluir em seus desfiles mais modelos com corpos diversos. Por conta disso tudo, resolveu cancelar a apresentação de 2019. Depois, veio a pandemia.
O retorno da marca aos holofotes mundiais aconteceu apenas em 2023, mas com o documentário ‘The Tour’, em parceria com a Amazon Prime, do qual Valentina também participou. O desfile da Victoria’s Secret deste ano acontece em Nova York e, entre os nomes confirmados, estão as supermodelos Candice Swanepoel, Tyra Banks, Gigi Hadid, Paloma Elsesser e Imaan Hammam, além do show da lendária cantora Cher.
A jovem transgênero é sucesso na moda internacional: na grife de lingeries, Valentina ocupa posição de destaque desde 2019, quando consagrou-se primeira transgênero a trabalhar para a marca norte-americana, ao lado de nomes como Naomi Campbell e Adriana Lima.
Filha de uma professora e um pescador, Valentina Sampaio reúne no currículo feitos históricos: em 2017, foi capa de uma das mais prestigiadas publicações do mundo – a Vogue Paris. Intitulada “A Beleza Transgênera”, a edição consagrou-a primeira modelo trans a estrelar a capa da publicação.
Valentina também desfilou na semana de moda francesa para a L’Oréal, ao lado de Jane Fonda e Helen Mirren, e repercutiu como destaque mundial quando foi consagrada primeira modelo transgênero a trabalhar para a Victoria’s Secret e a primeira a posar para a Sports Illustrated.