Rio: evento celebra ícone fashion e discute etarismo e violência

O Forum Ipanema, galeria icônica no coração do bairro carioca – a Praça Nossa Senhora da Paz – faz 40 anos e para comemorar as quatro décadas realiza nesta terça-feira (7) dois desfiles de moda e inaugura a exposição “A Beleza do Tempo: 20 Mulheres em Permanente Evolução”, que registra em painéis fotográficos as expressões atuais de um time de top models que fizeram a história da moda da cidade.

Silvia Pfeifer (Foto: Divulgação)

O evento, batizado de “Forum Ipanema 40 Anos”, apresentará os desfiles em clima de happening, com as modelos avançando pela calçada da Rua Visconde de Pirajá: um de alto verão de marcas da galeria, com modelos atuais, e outro da marca carioca The Paradise, de Thomaz Azulay e Patrick Doering, com as veteranas, apresentando uma estampa criada para marcar esse momento. Entre as modelos das antigas que cruzarão a passarela, estará Silvia Pfeifer.

Zezé Motta (Foto: Divulgação)
Zezé Motta (Foto: Divulgação)

Os 20 totens exibidos na galeria trarão fotos de mulheres como Zezé Motta e Cristiana Oliveira, embaixadoras da exposição, além de Silvia Pfeifer, Alexia Deschamps, Magda Cotrofe, a ex-modelo Veluma, entre outras mulheres que marcam e marcaram esses 40 anos de moda carioca. Cada totem trará frases e reflexões das mulheres fotografadas com camisas brancas em orfganza de seda, tricoline e linho 100%, de Aline Rocha, grife carioca de camisaria de alto luxo. Com 59 anos, Aline se reinventou na pandemia como estilista. Vindo do mundo corporativo, na pandemia começou a pintar à mão camisas brancas para vender para as amigas. As mulheres são retratadas também com obras de arte assinadas por Isabela Francisco.

Silvia Pfeifer (Foto: Divulgação)
Silvia Pfeifer (Foto: Divulgação)

A maioria das frases remete a experências pessoais das retratadas, em relação a violências sofridas, ao etarismo e à passagem do tempo. “Sofri abusos aos 8 anos em Porto Alegre. E depois, aos 21 anos, na primeira agência de modelos em que eu trabalhei em Paris. Na Itália, também passei por isso. Acredito que ao falarmos sobre as nossas experiências e inseguranças estamos dando voz a muitas outras mulheres e ajudando-as a combater a violência que sofrem”, relata Silvia Pfeifer.

Sensível ao papel das mulheres de todas as origens – sejam empresárias, designers, modelos, comerciárias ou operárias – na construção do renome mundial de Ipanema como Meca da Moda e lifestyle cariocas, o evento “Forum Ipanema 40 Anos” firmou parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e o Programa RioSolidário para desenvolver nessa comemoração atividades de divulgação e de conscientização contra a violência doméstica sofrida por mulheres e que estão em situação vulnerável. Esse segmento do evento terá como madrinhas a empresária, ativista e modelo Luiza Brunet e a artista plástica Isabela Francisco, embaixadoras da Secretaria de Estado da Mulher.

Cristiana Oliveira (Foto: Divulgação)
Cristiana Oliveira (Foto: Divulgação)

” As ações de enfrentamento à violência contra a mulher, como as do RioSolidário e a Casa Abrigo Lar da Mulher, refúgio residencial temporário em local sigiloso para mulheres e seus filhos que sofrem violência doméstica – apoiados e presentes no evento do Forum Ipanema – são exemplos concretos de que a nossa luta começou e que seus frutos serão colhidos pelas nossas filhas, netas e bisnetas”, afirmou Zezé Motta. ” A exposição fotográfica ‘A beleza do tempo: 21 mulheres em permanente evolução”’de modelos ou ex-modelos que hoje continuam trabalhando nas mais diversas atividades é uma mensagem com três sinais. Primeiro: que a plenitude da vida para as mulheres não acaba com o final da juventude e da fertilidade como a cultura patriarcal e etarista vem pregando há séculos. Segundo: que nós, mulheres, não podemos continuar a ocultar as violências sofridas que nos rondam a cada momento. Terceiro: que devemos unir forças para que nossas reivindicações de apoio às mulheres mais vulneráveis, como as mais pobres ou sem renda, sejam cada vez mais atendidas em projetos como o RioSolidário e a Casa Abrigo Lar da Mulher”, disse Cristiana Oliveira.

Alexia Dechamps  (Foto: Divulgação)
Alexia Dechamps (Foto: Divulgação)

Responsável pela vinda ao Forum de lojas como Joel Molineux, Virtú, Collezione e Praia Brasil, e pelas vitrines de Frankie Amaury, entre outros projetos na galeria e com passagem por marcas como Sobral e BumBum Ipanema, o curador de moda do Forum Ipanema e diretor criativo do “Forum Ipanema 40 anos”, Alexandre Schnabl, destaca a importância do espaço para a história fashion carioca: “O Rio de Janeiro precisa retomar a sua posição dianteira na moda brasileira. Estamos afinados com o Conselho de Moda criado pela Prefeitura do Rio e à disposição para muitas iniciativas. Para isso, nada como o resgate da História da Moda Carioca, essencial para que as próximas gerações compreendam melhor o que está por vir, olhando para trás. O Forum Ipanema é um capítulo essencial nesse percurso e ainda temos muita história para contar”, afirmou. 

Historia do Forum Ipanema

A galeria, que acaba de passar por um retrofit (reforma) assinado por Bel Lobo, sempre foi um sinônimo de moda de qualidade, até mesmo quando começou a obra de construção do centro comercial, exatamente onde ficava o antigo Cinema Pax, demolido em 1979. Para lançar o empreendimento imobiliário, no terreno baldio, foi erguida uma enorme estrutura metálica vertical para abraçar um desfile de integrantes do Grupo Moda Rio – La Bagagerie (de Sonia Mureb), Suka (de Suely Sampaio) e Marco Rica, com alto-falantes com sons de gaivota compondo a trilha criada pelo então DJ da moda, Lulu Prado, que agora também assina a trilha do novo desfile. 

Mulheres cariocas retratadas na exposição "A beleza do tempo, 20 mulheres em permanente evolução”
Mulheres cariocas retratadas na exposição “A beleza do tempo, 20 mulheres em permanente evolução” (Foto: Divulgação)

Desde a sua inauguração em 1983, um verdadeiro fashion show de marcas cariocas vem desfilando pela galeria – primeira no Rio a ter lojas de grifes –, a partir da transição do Grupo Moda Rio para o local. Lançaram-se ali, se transferiram para lá ou ainda são encontrados nomes de peso como Alberto Sabino, Alice Tapajós, Ameline, Aspargus, Blue Man, Boys and Girls, Carol Rossato, Chor, Datelli, Dress To, Espaço Fashion, Farm, Fernanda Chies, Frankie Amaury, Gare 7, KA Store, La Bagagerie (de Sonia Mureb), Lenny Niemeyer, Liliana Azulay, Manufact, Marcia Pinheiro, Marco Rica, Marco Sabino, Maria Filó, Mary Zaide, Pilar Rossi, Ricardo Filgueiras, Rio Summer, Rygy, Salinas, Swains, Suely Sampaio e Yes Brasil, entre outras.

Até mesmo a gestação do conceito do Rio de Janeiro como capital mundial da moda praia começou pelo Forum com a BumBum Ipanema, que dali alçou voo para abrir pontos de venda em Ibiza e Miami, tendo a musa Magda Cotrofe como garota-propaganda.  E pela Praia Brazil – dos maiôs Catalina (que vestiam as misses), grande exportador de beachwear e responsável pela linha de maiôs assinada por Luiza Brunet –, que também andou dando expediente pelo endereço na virada dos anos 1990, mesma época em que o Sobral, com seus acessórios em resina colorida, se instalou em uma loja de frente para a rua, onde permanece até hoje.

Passaram por lá gringas como a lingerie italiana La Perla, a multimarcas Collezzione, que vendia de grifes europeias a expoentes do SPFW como Jefferson Kulig, e a Joel Molineux, de um grupo de franceses que trouxe para o Brasil a linha de jeanswear de Jean Paul Gaultier. Direto de Minas, Virginia Barros ofereceu por alguns anos a sua moda sustentável descolada. E a multimarcas Virtú – de Xênia D’Ávila, que comercializava na cidade as paulistas Gloria Coelho, Carlota Joaquina e Reinaldo Lourenço –, impressionou no seu lançamento, em 1996, ao desmontar um ônibus retrô interestadual para reproduzi-lo no corredor da sobreloja a fim de acomodar a imprensa e convidados no seu evento de abertura, enquanto modelos como Chris Moniz, Paula Schettino e Juliana Galvão desfilavam os looks como se fossem rodomoças.

 Serviço:

Forum Ipanema 40 anos

7 de novembro, a partir das 19h – desfile e abertura da exposição

Exposição – A Beleza do Tempo: 20 Mulheres em Permanente Evolução

De segunda a sexta, das 8h às 20h, sábados, das 8 às 18h

Até 30 de novembro

Rua Visconde de Pirajá, 351 – Ipanema, Rio de Janeiro

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui