“Responsável”: Balenciaga faz mea culpa sobre fotos polêmicas

Depois que Kim Kardashian divulgou comunicado dizendo que ia rever sua posição em relação à sua parceria com a Belenciaga, por conta da polêmica campanha em que crianças aparecem em fotos com ursinhos vestidos em roupas sadomasoquistas e, em outra campanha, papéis com sentença da Suprema Corte americana sobre atitudes pedófilas, a grife acaba de publicar mais um comunicado dizendo que “tem total responsabilidade” sobre o fato.

Uma das fotos da campanha de Balenciaga (o rosto da criança foi cortado para não expô-la) - Reprodução
Uma das fotos da campanha de Balenciaga (o rosto da criança foi cortado para não expô-la) – Reprodução

No perfil oficial do Instagram, que estava sem publicação alguma no feed, a grife postou o seguinte comunicado. “Gostaríamos de abordar as controvérsias em torno das nossas campanhas de anúncios recentes. Condemanos fortemente o abuso infantil; nunca foi nossa intenção incluí-los em nossa narrativa. As duas campanhas de anúnicos separadas refletem uma spérie de erros graves pelos quais Balenciaga assume a responsabilidade. A primeira campanha de coleção de presentes, apresentou crianças com bolsas de pelúcia vestidas com o que alguns rotural de roupas inspiradas em BDSM. Nossas bolsas de urso de pel[ucia e acoleção de presentes não deveriam ser apresentadas por crianças. Esta foi uma escolha da Balenciaga, combinada com nossa falhas na avaliação e validação das imagens. A responsabilidade é exclusivamente da Balenciaga”, disse o comunicado sobre as imagens com crianças segurando a bolsa em questão.

Em outra parte do texto, a empresa aborda a outra campanha, na qual aparecem os documentos relativos às sentenças judiciais. “A segunda campanha para a primavera de 2023, que seria para replicar um ambiente de escritório comercial, inclui uma foto com uma página ao fundo de uma decisão do Supremo Tribunal (sobre o caso) “Estados Unidos x V.Williams” de 2008 que confirma como ilegal e não protegido pela liberdade de expressão a promoção de pronografia infantil. Todos os itens insluídos neste set foram forneceidos por terceiros que confirmaram por escritos que eram documentos de escritório falsos. Acontecem que são papéis legais verdadeiros provavelmente vundi de filmagens de um drama de televisão. A inclusão destes documentos não aprovados foi resultado de negligência imprudente para a qual a Belenciaga apresentou uma queixa. Assumimos total responsabilidade por nossa falta de supervisão e controle dos documentos de fundo e poderíamos ter feito as coisas de forma diferente”, disse a grife no comunicado.

E, para tentar reverter o estrago que tais episódios causaram na imagem da empresa, a direção da grife disse quais atitudes estão sendo tomadas enquanto as “investigações internas e externas estão em andamento”. Confira o que diz o texto: “Estamos tomando as seguintes ações: Estamos revisando de perto nossa organização e formas coletivas de trabalho. Estamos reforçando as estruturas dos nossos processos criativos e etpas de validação. Queremos garantir que novos controles evitem que isso aconteça novamente. Estamos preparando bases com organizações especializadas em proteção infantil e que visam acabar com o abuso e a exploração infantil”, afirmou.

Por fim, a empresa disse: “Queremos aprender com nossos erros e identificar como podemos contribuir. A Balenciaga reitera suas sinceras desculpar pela ofensa que causamos”. A grife tirou a campanha do ar logo após a polêmica e já havia pedido desculpas em outro comunicado, dando a entender que a culpa era do fotógrafo e dos envolvidos na produção das fotos.

Comunicado da Balenciaga (Foto: Reprodução/Instagram)
Comunicado da Balenciaga (Foto: Reprodução/Instagram)

Entenda o caso

Na última semana, foram publicadas fotos com crianças segurando as bolsinhas de ursinho de pelpúcia com roupas en estilo sadomasoquista. Em outra campanha, a de primavera 2023, foram vistos documentos sobre a sentença citada que aparentemente, que segundo internautas, ao contrário do que disse a Balenciaga, é uma decisão que reverte uma parte significativa da Lei de Prevenção de Pornografia Infantil de 1996, com a justifica da liberdade de expressão.

Apesar de o assunto ter sido levantado na semana passada, a polêmica tomou forma ainda maior este fim de semana ao ter repercussão nas redes sociais, ficando entre as trends mundiais. Mas só na noite deste domingo (27), Kim Kardashian se pronunciou.

“Como mãe de quatro filhos, fiquei abalada com as imagens perturbadoras. A segurança das crianças deve ser considerada com a maior consideração e qualquer tentativa de normalizar o abuso infantil de qualquer tipo não deve ter lugar em nossa sociedade – ponto final. Agradeço a remoção das campanhas e desculpas de Balenciaga. Ao conversar com eles, acredito que eles entenderam a gravidade do problema e tomarão as providências necessárias para que isso nunca mais aconteça.”

Comunicado de Kim Kardashian (Reprodução/Instagram)
Comunicado de Kim Kardashian (Reprodução/Instagram)

“Quanto ao meu futuro com a Balenciaga, estou atualmente reavaliando meu relacionamento com a marca, baseando-me em sua disposição de aceitar a responsabilidade por algo que nunca deveria ter acontecido – e as ações que espero vê-los tomar para proteger as crianças”, finalizou Kim Kardashian no comunicado.

Reprodução do Instagram da GKay
Reprodução do Instagram da GKay

No Brasil, a humorista GKay, famosa por sua festa chamada “Farofa da Gkay”, que acontece na próxima semana, se pronunciou sobre o fato em seu stories. Outras famosas que costumam usar a marca, como Sabrina Sato, Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa ainda não se pronunciaram.

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui