Cintura baixa: famosas e passarelas provam que a trend voltou

Sabe aquelas calças de cintura baixa, que marcaram os anos 1990/2000 em looks de mulheres de todas as idades? Pois bem. Estão de volta. Não só em jeans, como naquela época, mas em várias outras versões e modelos, incluindo até alfaiataria e peças como saias, longas ou mínis, além de shorts.

Desfile Blumarine na semana de moda de Milão (Foto: Reprodução/Instagram/@blumarine)
Desfile Blumarine na semana de moda de Milão (Foto: Reprodução/Instagram/@blumarine)

Está é uma das principais tendências mostradas nos desfiles de moda internacionais, que terminaram esta semana, em Paris, depois de Nova York, Londres e Milão. Mas famosas já vêm usando a trend há algum tempo.

Sabemos que a moda é cíclica. Depois de alguns anos que uma tendência estoura, vai para a gaveta, mas acaba voltando com força. Parece ser o caso das cinturas baixas, que nos anos 1960 e 1970 eram chamadas de modelo  Saint Tropez, em referência ao balneário francês. A diferença é que a barriga, agora, não fica à mostra apenas com as calças justas de 20 anos atrás. Aparecem em peças com modelagem mais ampla, em vários tecidos e cortes.

Desfile da Miu Miu na Semana de Moda de Paris (Foto: Reprodução/Instagram/@miumiu)
Desfile da Miu Miu na Semana de Moda de Paris (Foto: Reprodução/Instagram/@miumiu)

Isso é bom, porque naquela época, as calças jeans, peça mais emblemática, ficavam grudadas no corpo e, pior, dividiam a região do cós em dois, criando uma segunda cintura. Isso fazia com que o corpo das garotas, principalmente aquelas em fase de crescimento e que usavam a indumentária todos os dias, ficasse diferente da anatomia normal.

A modelagem traz ainda o incômodo de as blusas subirem a toda hora e de pagar cofrinho a qualquer descuido. E, por isso mesmo, não é indicada para usar no trabalho, pois pode mostrar mais do que deve.

O retorno das cinturas baixas faz parte da tendência chamada Y2k, nome derivado de “ano 2000”, em que o Y  representa a palavra year (ano) em inglês, e 2k, para 2000, já que o a letra K é a sigla mil. Nos desfiles, umas das grifes que mais mostraram essa tendência foi a italiana Blumarine (foto acima).

Na época, as divulgadoras da tendência eram  jovens famosas daquele momento, como Britney Spears (foto acima), Beyoncé, Paris Hilton (foto abaixo), por exemplo. Hoje, Anitta, Luisa Sonza, Dua Lipa e outras já se renderam à cintura baixa em várias ocasiões.

E até mesmo Britney Spears parece que não abandonou a tendência e ainda tem postado fotos com peças de cintura baixa, até em looks do dia a dia, como uma bermuda com camiseta. Basta saber se a moda vai pegar mesmo. Pelo que se vê nos desfiles e nos looks da famosa, sim, a cintura baixa veio para ficar, mas o legal é que hoje você pode escolher usar ou não. Há 20 anos, não havia outras opções disponíveis nas araras das lojas.

Veja imagens dos últimos desfiles de grifes famosas e, mais abaixo, famosas usando a tendência agora.

Chanel

Desfile da Chanel para o verão 2022 trouxe inspiração nos anos 1990 e também apostou em cintura baixa em vários looks, como esse com saia e top pretos.

Blumarine

A italiana Blumarine (fotos acima e abaixo) desfilou em Milão e traduziu na passarela o conceito Y2k, com cinturas baixas, enfeites variados, incluindo borboletas, óculos coloridos, entre outros. Se você gosta, é um prato cheio de inspiração.

Givenchy

A Givenchy também colocou looks de cintura baixa em seu desfile em Paris. No carrossel desta publicação do instagram, aparece outro com saia preta longa e uma blusa amarela e transparente por cima.

Miu Miu

 

View this post on Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Miu Miu (@miumiu)

A Miu Miu desfilou em Paris sua moda jovem com várias peças de cintura baixa (fotos acima e abaixo). O corte de alfaiataria e a camisa por baixo valorizam a tendência, que aparece também em looks com minissaia bem mínima mesmo, outra tendência que promete crescer. Até mesmo a colocação do cinto potencializa mais a trend da cintura baixa.

 

View this post on Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Miu Miu (@miumiu)

FAMOSAS

Anitta

O estilo pop de Anitta também já introduziu a tendência em seus figurinos de shows, como essa calça de modelagem de alfaiataria.

Luisa Sonza

Luísa Sonza aderiu à tendência da cintura baixa com modelagem da calça mais larga.

Britney Spears

Uma das principais divulgadoras da tendência, a cantora americana Britney Spears, continua a usar peças de cintura baixa, como mostra neste look de “ficar em casa”.

Dua Lipa

 

View this post on Instagram

 

Uma publicação compartilhada por DUA LIPA (@dualipa)

A cantora Dua Lipa também entrou na onda, como mostra essa publicação de dezembro de 2020. A calça com recortes no cós tem o corte de alfaiataria. Mas a artista também aposta em looks mais informais, como na foto abaixo, com jeans e cardigã. Veja que a renda da calcinha também aparece.

 

View this post on Instagram

 

Uma publicação compartilhada por DUA LIPA (@dualipa)

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui