Moda x trabalho: cérebro interpreta imagem pessoal em segundos

A forma de se vestir está diretamente relacionada à imagem pessoal. E isso é ainda mais importante quando o assunto é dress code profissional, que inclui, além da roupa, a atitude corporal e forma de se expressar. Para falar como o cérebro do interlocutor reage à sua imagem pessoal, a cientista e consultora comportamental Cati de Castro gravou um vídeo exclusivo ao “Elas no Tapete Vermelho”.

Cati de Castro (Foto: Divulgação)
Cati de Castro (Foto: Divulgação)

Cati, criadora do método Melhor de Si, explica em poucos minutos como cérebro é preparado para a defesa. “Muita gente não tem ideia de quanto a imagem é importante. O cérebro tem um sistema maravilhoso e uma de suas funções maiores é a de defesa”, diz.

Segundo ela, ele ativa esse mecanismo com o que capta ao nosso redor, especialmente com a imagem, com o que vê. “O cérebro presta atenção em apenas 7% do que estamos falando. Toda a outra parte é imagem e linguagem corporal. Ele vai buscar sempre conforto. E, de uma maneira muito veloz, decide se confia em você ou não”, adverte a especialista, que trabalhou no âmbito militar e civil em entidades, como a ONU, entre outras.

Veja vídeo aqui

Cati lembra que, em apenas 2,5 segundos, o cérebro decide se sua imagem passa credibilidade ou confiança. “Isso pode aproximar ou afastar seu interlocutor, caso acredite que você representa perigo”, afirma. E acrescenta: “Não importa quantas formações técnicas você tenha, o quanto está preparado. O cérebro vai julgar a imagem.” Daí a importância de criar um dress code tático específico à sua profissão.

Imagem pessoal x trabalho (Foto: Reprodução/Canva)
Imagem pessoal x trabalho (Foto: Reprodução/Canva)

Entre as dicas que a especialista dá, está o cuidado na escolha de acessórios, que não podem ser muito chamativos, o de cor que vai usar na hora de falar em público, ir a uma reunião ou a uma entrevista de emprego. E isso vale até mesmo para videochamadas, tão comum atualmente em tempos de pandemia.

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui