Tênis branco vai ao Oscar e marca novo conceito de red carpet

Não faltaram looks suntuosos, amplos e com mangas e saias enormes que pareciam feitos para não dar espaço para o contato social. A 93ª edição do Oscar, presencial em Los Angeles, na Union Station adaptada para a ocasião, teve de tudo. Mas um look marcou o tapete vermelho mais badalado do mundo: o da vencedora da categoria de melhor filme e melhor diretora Chloé Zhao, 39 anos. Foi de vestido da marca de alto luxo Hermés, de linhas simples e tom neutro, e tênis branco.

Chloé Zhao (Foto: E!Entertainment/Divulgação)
Chloé Zhao (Foto: E!Entertainment/Divulgação)

Sinais do tempo ou da personalidade da cineasta chinesa de Chloé Zhao, nascida é criada na China, mas aos 14 foi para um colégio interno na Inglaterra e, depois, migrou para os Estado Unidos. Seu filme “Nomadland” também recebeu a estatueta de melhor atriz pela atuação de Frances McDormand.

Chloé Zhao (Foto: E!Entertainment/Divulgação)
Chloé Zhao (Foto: E!Entertainment/Divulgação)

E não foi apenas o tênis branco que marcou o look da diretora. Sem nenhuma maquiagem e duas tranças laterais completaram a produção, que parece despojada, mas inclui várias mensagens, ainda que ela não tenha expressado em palavras, nem no discurso de agradecimento.

Chloé Zhao (Foto: E!Entertainment/Divulgação)
Chloé Zhao (Foto: E!Entertainment/Divulgação)

Primeira – O tênis branco – O calçado é um dos símbolos da pandemia. Em casa por  muito tempo, o conforto se apropriou da vontade das pessoas. E se a academia fez com que os convidados fossem presencialmente, por que não ir com o conforto dos tênis, ainda mais brancos, neutros, sem compromisso? Muitas famosas estavam ávidas para exibir looks icônicos, como foi visto na maioria delas. Chloé não. Apesar do vestido de uma das maisons mais luxuosas do mundo, a simplicidade veio nos detalhes. E a altura da barra parecia proposital para o calçado ficar em evidência.

Desfile da Hermés com o vestido usado por Chloé  (Foto: Reprodução)
Desfile da Hermés com o vestido usado por Chloé (Foto: Reprodução)

O vestido, aliás, é da coleção outono inverno da famosa grife francesa. Em março, o estilista Nadège Vanhee-Cybulski explicou à revista Vogue: “A mensagem para o mundo é que tenho essa convicção de desenhar roupas para uma mulher confiante. É sobre resiliência.” Confiança não falta à diretora chinesa.

Segunda – Cara limpa – Famosas postaram em seus instagram os nomes dos maquiadores e cabeleireiros que as arrumaram. Afinal, tapete vermelho sem uma beleza matadora não é tapete vermelho. Apesar disso, makes nude e batons vermelhas foram muito mais vistos. Mas Chloé revolveu ir de cara lavada, como se estivesse em casa e tivesse recebido um convite de última hora para um evento qualquer. Será que não é disso que o mundo precisa?

Chloé Zhao (Foto: E!Entertainment/Divulgação)
Chloé Zhao (Foto: E!Entertainment/Divulgação)

Terceira – Trancinhas infantis – Se coques baixos marcaram os penteados de várias famosas, cabelos soltos também estiveram presentes, mas a diretora low profile resolveu ir com o que talvez seja o penteado que mais gosta: trancinhas laterais usadas na frente, como meninas em idade escolar ou com um apelo étnico. Fácil de fazer, sem necessidade de hair stylists famosos e pronto.

Estas três mensagens passadas pela segunda mulher a ganhar a estatueta como diretora deve ter movimentado os organizadores do evento. Em tempos pandêmicos, ostentar luxo, com joias de milhões de dólares e vestidos que só podem ser usados no red carpet é ainda válido?

Ok, um tapete vermelho é para sonhar e a própria Chloé usou um vestido que deve ser muito, mas muito caro, já que uma camisa branca, no site da loja, custa algo em torno de R$ 7 mil no câmbio atual. Mas a forma como usou, as cores escolhidas e os complementos (lembre do tênis branco) em nada remetia ao glamour ostensivo da festa, mas sim à necessidade que o ser humano tem de estar tranquilo com o que veste, seja onde for.

Sharon Stone

Sharon Stone de GAP no Oscar (Fotos:: Reprodução)
Sharon Stone de GAP no Oscar (Fotos: Reprodução)

A atriz Sharon Stone já havia ido ao Oscar, nos anos 1990, com uma blusa preta e uma camisa branca da GAP. O primeiro look, em 1996, foi uma emergência, porque o vestido rosa de Vera Wang sofreu um acidente (o entregador passou com a roda do carro por cima). Dois anos depois, apostou na camisa branca básica com uma saia longa Vera Wang. Agora, 25 anos depois, nenhum acidente fez Chloé ir de tênis. Foi escolha. E que isso deixe um aprendizado ao mundo do espetáculo. Que a moda sirva para te deixar bem com você mesmo e não para os outros.

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui