Olheira, pele madura: Max Weber dá 15 dicas para não errar no make

Max Weber (Foto: Reprodução/Instagram)
Max Weber (Foto: Reprodução/Instagram)

O beauty stylist Max Weber participou da live nesta quinta-feira (21) no Instagram do “Elas no Tapete Vermelho” e deu várias dicas e truques de maquiagem para você acertar sempre. Falou de olheiras, que corretivo escolher, como passar batom, sombra e muito mais. “Pra cada ocasião tem um tipo de produto”, disse o especialista, que fez mais de 300 capas de revista e perdeu as contas em quantos desfiles trabalhou.

Revelou também um truque mágico para esticar a pele sem cirurgia plástica e lembrou que o hidratante é o melhor aliado das peles maduras. E, respondendo a uma pergunta de Arlindo Grund, disse que os homens podem usar maquiagem no dia a dia. “Um corretivo faz  milagres”, afirmou. “Tudo começa pela alma, passa pelos ossos e depois chega na pele”, refletiu.

Naomi Campbell, que faz 50 anos hoje, maquiada por Max Weber para a revista RG (Reprodução)
Naomi Campbell, que faz 50 anos hoje, maquiada por Max Weber para a revista RG (Reprodução)

Confira abaixo as dicas de Max Weber e, se quiser saber ainda mais, inscreva-se no curso online de automaquiagem que ele dará dia 8 de junho, por R$ 150. No programa, estão técnicas de geometria e cálculos para conhecer seu rosto; cuidados com a pele; análise e preparação; conhecendo as esponjas e os pincéis, além de mostrar como usar hidratante, primer, base, corretivo, pós, máscara de cílios e cílios postiços, sombras, blush, lápis de contorno de boca e iluminador. Mais informações no instagram  dele (@maxwbertotalbeauty).

Veja os conselhos dele e a entrevista completa, clicando no link do fim.

Homem e maquiagem

Para responder a pergunta que Arlindo Grund enviou, sobre se homem pode usar maquiagem no dia a dia, disse que “tudo começa pela alma, pelo esqueleto e depois, vem a pele”. Para ele, o importante é corretivo e também máscara nos olhos. “Faz milagres. Maquiagem não é só produto que põe no rosto. Tudo o que a pessoa carrega em seu entorno é maquiagem”.

Olheiras

“Antes, batons como os laranja eram usados nas olheiras e os vermelhos, eram usados pelos homens que queriam esconder a barba. Mas batom é muito hidratante. Hoje há produtos muito bons. Para escolher o melhor corretivo para sua pele, deve ser o da cor da parte de dentro de seu braço, onde você toma menos sol, porque o importante é clarear a pele da região, para iluminar e dar volume. A área do olho é um buraco, porque não tem osso. Clareando a região ganha mais luz. O corretivo amarelo numa pele rosa dá erro. E também não pode exagerar no uso do produto”, afirmou. Depois da live, ele lembrou de falar que o corretivo verde é ótimo para corrigir espinhas e vermelhidões.

Base x corretivo

“O corretivo e a base são as mesmas coisas. A base é liquida e o corretivo mais espesso. Se você não gosta de base, tem de ter dois corretivos. Senão é bom ter uma base e corretivo mais clarinho. Se a gente maquiar o rosto inteiro de uma cor, o corpo fica de outra cor e parece que estamos usando uma máscara. Quando a gente disfarça com vários tons e esfuma, ganha naturalidade”.

Max Weber maquiando Juliana Paes para editoral e capa da Vogue (Divulgação)
Max Weber maquiando Juliana Paes para editoral e capa da Vogue (Divulgação)

Pele madura

“Pele madura é ótima, porque a pessoa vai estar mais experiente, aceitando-se mais e automaticamente não vai precisar de tantos produtos. Nas áreas em que o rosto faz ginástica, as que têm mais movimento, como testa, olhos, região da boca, pescoço, não devem ser usados muita coisa. Isso porque a pele se movimenta, o que ajuda a juntar os produtos nessa área. Ou seja, não é que craquelou, mas tinha muito produto junto.”. .

Dia a dia

“Para cada ocasião, tem que ter um tipo de produto. No dia a dia, é melhor ter apenas base e corretivo. Em áreas com muito brilho, o pó é ideal para tirar o brilho. O recurso é bom para um casamento, uma festa, porque ajuda a não refletir muito a luz do local e das fotos. Mas o melhor produto para a pele madura é um bom hidratante, e que seja oleoso. Todo o produto para a área dos olhos, pescoço e locais mais ressacados tem de ser oleoso para hidratar ainda mais a pele. Tem de investir também num bom dermatologista para indicar o melhor produto para sua pele.”

Primer

“A escolha do primer depende muito do uso que a pessoa quer dar.  O melhor é fazer uma foto antes de seu rosto para ver a pele e depois escolher o melhor produto. Se quer um efeito radiante, não pode comprar um primer que seja secante. Se que um secante, não pode ser um com brilho. O produto pode ser passado antes ou depois da base. Um BB Cream também funciona como primer. Alguns têm cor, alisa e ainda protege. Se você tem um primer com cor, não precisa usar a base. Eu já usei em desfile, três tipos de primer: um para bronzear, um para secar e outro para dar brilho. É bom para dar uma alisada e uma acetinada, mas se tiver pele boa, não precisa de produto”.

Modelo no desfile da Animale 2011 com truque que puxa os olhos (Foto: Divulgação)
Modelo no desfile da Animale 2011 com truque que puxa os olhos (Foto: Divulgação)

Truque para esticar a pele

“Uso um truque para esticar a pele do rosto. Trata-se do adesivo da marca Mark Traynor, que não é vendido no Brasil. Você coloca o adesivo com um fita, na lateral rosto, mas perto da raiz do cabelo, para escondê-lo. Com a fita acoplada, a pessoa estica até quando quiser. O fio deve ser puxado até obter o esfeito desejado e depois faz a mesma coisa do outro lado. Destaca os olhos e a boca”. O produto foi usado no desfile da Animale de 2011, que teve inspiração oriental.

Contorno

“Para fazer o contorno, sempre uso bege e marrom, para começar, fazendo um rascunho do rosto. Tem que saber primeiro o formato do rosto. Depois preenche com a cor que quer. Tem que saber o tipo de vida, o tipo de trabalho e quem a pessoa quer ser. Para fazer o contorno, deve-se traçar uma linha diagonal imaginária da ponta da boca até o alto da orelha e aí fazer a divisão suavemente, com um pincel grande, com marrom ou com a cor do blush. Se a pessoa tem o rosto muito fino ou queixo pequeno, não precisa enfatizar o contorno. É legal também deixar o olho mais puxado para cima, pensando numa linha diagonal do nariz até a ponta dos olhos, aí pode fazer o contorno puxando para o alto. O blush deve ser passado sobre a maçã do rosto, quando a pessoa sorri.”

Olhos maiores

“Para aumentar os olhos, deve-se calcular a altura do olho até a sobrancelha. Na metade desse espaço, quando a pele é muito lisa, como das orientais, não tem o côncavo. Para criar volume nessa região, desenha uma linha no meio com sombra marrom e pincel chato. Traça-se essa linha e puxa um rabinho para a parte de fora. Dependendo do horário, pode usar sombra preta, para enfatizar mais.”

Base x sombra

“É sempre bom passar a base antes da sombra, caso contrário pode borrar. Eu sempre pego o pincel, passo na sombra, tiro o excesso na mão e aí passo nos olhos.”

Make poderoso de Max Weber para revista (Acervo Pessoal)
Make poderoso de Max Weber para revista (Acervo Pessoal)

Delineador

“Ao passar delineador deve-se ter em mente a luz do local. Quando a pessoa levanta os olhos, ganha área, quando abaixa, perde. Se quiser destacar o delineador, tem de passar mais do que se vê de perto. Se fizer o traço muito fininho e a pálpebra cair em cima, vai esconder. A dica é desenhar com o rosto e os olhos altos, com a sobrancelha para cima. Quando  abaixar o olhos, observar se está faltando alguma coisa e complementar se for o caso. O melhor e desenhar mais a parte externa, porque a pele não cai nessa região.”

Sobrancelhas

“Sobrancelha, para mim, é como a digital da pessoa. Cada um tem um formato diferente. Para limpar as sobrancelhas em casa, o melhor é mexer a partir do meio para fora, tirando apenas o excesso de pelo. Para medir a sobrancelha, traça-se três linhas, a partir do nariz. Uma vai até a parte de dentro, outra até o meio e a última, até o canto externo. A partir disso, tira-se os pelos apenas do meio para fora e entre as duas sobrancelhas se tiver muito pelo na região. O melhor é quanto mais idade a pessoa tirar, , menos se afina sobrancelha, para parecer mais natural e mais jovem. Os jovens não tiram muito a sobrancelha. Assim, a mente vai ler no outro aquela jovialidade e força. Quando tira muito, mostra que a pessoa já tem uma idade”.

Max Weber em backstage de desfile (Acervo pessoal)
Max Weber em backstage de desfile (Acervo pessoal)

Gloss

“Se quiser destacar o gloss, a pele deve estar sequinha.O gloss sempre vai ser moda aqui no Brasil, porque traz a sensação de verão de praia, Carnaval e verão. O gloss pode ser usado também como iluminador e sombra.”

Fixar batom

“Quanto mais o batom tiver o extrato da cor, mais vai durar. Mas para fixar, o ideal é passar a primeira camada do produto, bater um pouco de pó por cima com uma esponja, esperar secar, bater pó de novo e depois passar o batom de novo.”

Batom vermelho

“Bocão nunca é demais. O legal é ter o lápis de contorno labial também vermelho. Se não tiver, faz o contorno com um pincel, passando devagar e sentindo o contorno da boca. Mas se não tiver o lápis, pode contornar com o próprio batom e pincel, passa devagar e vai sentindo o lábio. Batom de perto vai dar um efeito e de longe, vai dar outro. Às vezes, uma boca escura ou vermelha demais, diminui os lábios. Por isso, tem que fazer a boca um pouco maior, quando vai à festa, quando tem fotos ou quiser seduzir. Pode ser um ou dois milímetros a mais. Faça esse teste em casa e deixe seu lábio um pouco maior”.

Isabeli Fontana e Max Weber (Acervo Pessoal)
Isabeli Fontana e Max Weber (Acervo Pessoal)

Cuidado com os pincéis

“Eu sempre sempre uso detergente de coco ou de glicerina, também o álcool pode servir, porque uso em várias pessoas, então tenho que limpar sempre. Mas quem usa o pincel só sem dividir com ninguém, não precisa lavar sempre, porque pode estraga, o pelo começa a cair. Pode lavar uma vez por mês”.

Cortar cabelos na quarentena

“Quem quiser cortar o cabelo na quarentena, tem que saber o tipo de corte e cabelo que tem. Se for crespo, melhor não cortar. Se for liso, divide no meio, puxa para frente, abaixa e corta. Se quiser repicar, abaixa, joga para baixo na frente e corta na altura quiser. Se quiser em U, separa em duas mexas e corta cada uma de um lado. Se quiser reto, separa e leva para baixo na frente, levanta o pescoço e corta as pontas. O melhor é não cortar muito curto”.

Veja a entrevista completa aqui

 

Ver essa foto no Instagram

 

Veja as dicas do @maxwebertotalbeauty na Live com @roespinossi.

Uma publicação compartilhada por Elas No Tapete Vermelho (@elasnotapetevermelho) em

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui