Fraga traz “Guerra e Paz” de Portinari para o Brasil de hoje

 

Ronaldo Fraga (Fotos: Francisco Cepeda/AgNews)
Ronaldo Fraga (Fotos: Francisco Cepeda/AgNews)

“E se hoje fosse, quais elementos Candinho usaria na retratação de ‘Guerra e Paz’?” Essa foi a questão levantada por Ronaldo Fraga para criar a coleção que fechou o quinto dia de desfiles da 47ª edição do São Paulo Fashion Week. E foi com elementos de hoje que o estilista mineiro fez sua coleção, que mais uma vez jogou luz ao momento político e de intransigência por qual  passa o pais

Se o artista retratou a Guerra, com a fome de retirantes nordestinos, a mortalidade infantil e a opressão do poder econômico com hienas, simbolizando o flagelo do Brasil – e a Paz com brincadeiras de crianças, músicos, pipas e criandas, Ronaldo apresentou um versão mais crua. Modelos vestiam capacetes (criados por Marcos Costa), com enfeites como armas atirando flores, bandeiras LGBTS destruídas, bonecas negras mortas e ensaguentadas, livros sujos de sangue. Para aliviar um pouco a angústia, alguns vinham, com pombas brancas pousadas sobre eles.

Ronaldo Fraga (Fotos: Francisco Cepeda/AgNews)

A releitura desce para a roupa. Alguns com bordados mostravam pipas destruídas e outro lembrava a imagem de Marielle Franco desfeita em fios. Imagens de índios vinham sob um índio crucificado, como Cristo. A tradução perfeita do momento de ruptura pelo qual passa o Brasil, em que as minorias, o meio ambiente, a cultura e educação são menosprezados, enquanto o discurso de ódio ganha voz até  no altos escalões políticos.

Ronaldo Fraga (Fotos: Francisco Cepeda/AgNews)
Ronaldo Fraga (Fotos: Francisco Cepeda/AgNews)

Túnicas, calças largas, vestidos soltos, blusas mais compridas vestiam o casting, composto por modelos e não-modelos. Além dos murais expostos na ONU, pintados entre 1955 e 1956, Cândido Portinari foi considerado também o pintor do café, mostrando o árduo trabalho de negros na cultura da planta. As vestes dos trabalhadores surgiram com a estampa Café do Brasil. No final, os modelos pisaram em grãos de café no meio da passarela, jogando para cima a “bebida brasileira”.

Ronaldo Fraga (Fotos: Francisco Cepeda/AgNews)
Ronaldo Fraga (Fotos: Francisco Cepeda/AgNews)

No meio dessa realidade árida, crochês em blusas vinham em cores vibrantes, como amarelo, lranja, roxo e azul, manchados em dégradé. As figuras dos murais do artista ganharam nova leitura como estampas. Para embalar o desfile-manifesto-poético de Ronaldo Fraga, uma roda de músicos do conjunto A Quatro Vozes”, entoando sambas antigos e melodias como “Iolanda”, de Chico Buarque e Pablo Milanez. “Nenhuma arte é isenta. Muda, ela pode estar de acordo com desumanidades.” A frase de Portinari traduz o sentimento do estilista, que como artista não se cala diante da apatia que vemos no pais.

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui