Imigrantes são as inspirações da Uma para moda nômade

Foto: Deividi Correa/AgNews
Foto: Deividi Correa/AgNews

A grife Uma por Raquel Davidowicz abriu os desfiles do São Paulo Fashion Week desta segunda-feira (23), no Museu da Imigração. O tema não poderia ser outro: origem. A estilista contou a história dessas pessoas que buscam outros países para continuar a vida. Tão Brasil e tão mundo atual.

Fotos: Francisco Cepeda/AgNews
Fotos: Francisco Cepeda/AgNews

Para isso, peças utilitárias, confortáveis e práticas marcaram a apresentação, que aconteceu no terraço do museu. Looks alongados, sobrepostos, com cintos e bolsas que faziam as vezes de pochetes duplas, laterais. Mochilas transpassadas completam esse universo nômade no quesito acessório. No conceito de proteção, xales vinham ora na cabeça, como lenços, ora na cintura, marcando a silhueta.

Fotos: Francisco Cepeda/AgNews
Fotos: Francisco Cepeda/AgNews

Volumes podiam aparecer mais exagerados, assimetrias nas barras, maxicamisas, calças esportivas utilitárias, vestidos transpassados. Tudo isso fez parte da proposta atemporal da grife paulista.

Fotos: Francisco Cepeda/AgNews
Fotos: Francisco Cepeda/AgNews

Os tons de chumbo, trigo, off-white, preto, azul e bege aparecem em tecidos como náilon, seda, pele sintética, lãs feltradas, crepe, sarja, algodão dublado. A Uma não se afastou de suas origens, com sua moda intercambiável para todas as idades e mulheres.

Emma Ferrer (Fotos: Deividi Correa/AgNews)
Emma Ferrer (Fotos: Deividi Correa/AgNews)

Na plateia, destaque para a neta de Audrey Hepburn, atriz belga considerada um ícone de estilo, moda e beleza, que atuou no famoso filme “Bonequinha de Luxo”, de 1961. Emma Ferrer exerce um importante papel social com refugiados como embaixadora da ONU (Organização das Nações Unidas). 

Emma comentou sobre sua amizade com a estilista Raquel. “Tudo começou em Nova York, quando nosso querido amigo Geová Rodrigues (estilista brasileiro) nos apresentou. Eu participei de um vídeo feito por ele na época da New York Fashion Week, e nele usei peças da UMA. Fiquei encantada”, contou Emma.  Recentemente Raquel foi convidada por Emma para participar da Ideas Get Dressed, exposição realizada em Nova York na Sapar Contemporary. A mostra reúne croquis de artistas importantes da moda internacional, como Manolo Blahnik e Zac Posen. 

Leia Também

Você também pode gostar