O creme mais importante da rotina de beleza

Foto: Ouibelle/Reprodução
Foto: Ouibelle/Reprodução

Existe um creme mais importante da rotina de beleza. E ele é o creme noturno. “Este creme age na reparação e renovação celular, contra o stress sofrido ao longo do dia por agentes ambientais como o sol e a poluição”, fala Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. “É à noite que deve ser feita a regeneração e a reorganização celular, uma vez que o metabolismo basal está mais baixo”, continua.

Sono regenerador

Durante esse período, como estamos em repouso, nosso organismo está propício ao reparo celular. “É interessante usar substâncias que façam processo de detox, limpeza das células, reparo e proliferação dos queratinócitos, dos fibroblastos”, fala ela.

Antioxidantes na lista

Os antioxidantes também são lembrados pela médica. A importância dessas moléculas se dá pelo fato de a radiação ultravioleta A e B, o calor e a poluição gerarem espécies reativas de oxigênio na pele, além de mensageiros pró-inflamatórios. “Isso vai desencadear um processo de envelhecimento precoce”, explica. Em outras palavras, o stress oxidativo causado pelos agentes ambientais gera manchas, rugas e flacidez.

As fórmulas do creme mais importante da rotina de beleza para as estações de altas temperaturas, lembra a médica, devem privilegiar justamente essas moléculas e alguns ácidos que não são fotossensíveis. Os retinóides e alfa-hidroxiácidos devem ser usados com parcimônia e orientação médica.

De olho no rótulo

A farmacêutica Mika Yamaguchi explica que já está disponível no Brasil um ativo que potencializa a ação de reparação celular, ideal para o período noturno. “Overnight Repair é uma associação de biopeptídeos, micronutrientes e potentes antioxidantes que promovem reparo e hidratação prolongados”, explica. A especialista também sugere renovadores como Lanablue e Progenitrix (que também ajuda na proliferação celular); antiglicantes como Alistin e EvenSkin A3; detoxificantes e energizantes como Arct-Alg; clareadores como B-White; os nutritivos Oligomix e Nutriomega 3, 6, 7 e 9; além dos potentes hidratantes Hyaxel e DSH CN. “O uso diário dos produtos promove uma melhora considerável na aparência da pele”, fala.

VEJA MAIS

Ouibelle-light3

Leia Também

Você também pode gostar