O que suas unhas estão dizendo

Patricia Zwipp
Publicado em
Foto: Ouibelle/Reprodução

Foto: Ouibelle/Reprodução

O que suas unhas estão dizendo? Anemia, carência de zinco e proteínas, dermatites, abuso de betacaroteno, micoses, problemas cardíacos, problemas renais, disfunções hormonais, distúrbios pulmonares. “Essas e outras doenças podem ser diagnosticadas com o auxílio da análise das unhas”, fala a dermatologista Anelise Ghideti, colaboradora no Ambulatório de Doenças das Unhas no Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

A importância das unhas

Muito mais que uma simples questão de estética, manter as unhas saudáveis é sinônimo de proteção da ponta dos dedos. E isso ajuda nos movimentos delicados de pega e pinça com as mãos. No caso dos pés, as unhas auxiliam até mesmo no equilíbrio da caminhada!

Nem tudo é micose

É comum todo problema nas unhas ser erroneamente “diagnosticado” como micose ou unha encravada. Na realidade, existem inúmeras outras doenças das unhas, como psoríase e as verrugas virais. Além disso, unhas frágeis e quebradiças podem ser m sinal de alerta do organismo para a falta de vitaminas e nutrientes.

Cuidado com unhas postiças

Elas podem ser o ambiente perfeito para a proliferação de micro-organismos. “As unhas, principalmente as dos pés, oferecem um ambiente quente e úmido, condições ideais para a proliferação de micro-organismos nocivos à saúde”, explica a dermato. Por isso, é importante deixar as unhas curtas, lavá-las com escovinha e secar bem mãos e pés.

Sem descamação

Nesse caso, o que suas unhas estão dizendo é: socorro! São várias as causas: ressecamento por uso ininterrupto de esmaltes ou de acetona. E também contato com produtos químicos ou de limpeza, ou com pó. E ainda excesso de manicure, hábito de polir as unhas, unhas em gel ou uso muito frequente de cola para unhas postiças.

Atenção às cutículas

O indicado é evitar a retirada da cutícula que é uma proteção da matriz ungueal, local onde a unha é produzida. “A lâmina ungueal é formada por várias camadas aderidas entre si. A descamação da unha pode ocorrer devido a agressões que levam a uma separação destas camadas”, explica Anelise.

VEJA MAIS

Ouibelle-light3