A top model Ana Schurmann é inquieta por natureza. Além de cantora e compositora, a modelo acaba de lançar a criação autoral The Transformation Dress, que reflete sobre excessos, unindo moda e funcionalidade em uma peça-síntese composta por cinco itens fundidos em um único design transformável.

A criação busca refletir sobre versatilidade e luxo consciente, num convite a investir em peças que evoluem, em vez de se multiplicarem. Uma só peça vai de chapéu a bolsa, saia, vestido e trench coat, confeccionada em tecidos ultraleves e de alto desempenho.
Veja transformação no vídeo
“Para quem prefere não estar sobrecarregada com excessos e bagagens. Dentro de um único objeto há um guarda-roupa completo que se transforma, oferecendo infinitas possibilidades. Por que possuir muitos, quando um pode ser tudo?”, disse a multiartista Ana Schurmann, que atua desde os 13 anos como modelo para grifes como Dior, Calvin Klein e Tommy Hilfiger, além de já ter criado trilhas sonoras para desfiles e lançado composições próprias.

“A ideia deste vestido multifuncional surgiu há cerca de dois anos. Tudo começou a partir de um protótipo de bolsa que eu havia desenhado. Pedi então a um colega arquiteto, Andrea Pfalfinger, para desenvolver um desenho mais técnico e profissional a partir do meu esboço. A partir daí, comecei a mostrar a ideia para várias pessoas, incluindo o criador de chapéus londrino Stephen Jones, e a resposta era sempre a mesma: que seria impossível de fazer”, afirmou Ana ao Elas no Tapete Vermelho.

Ela conta ainda que, mesmo ouvindo isso por dois anos, continuou acreditando no conceito e buscando caminhos. “Até que, um dia, no ateliê, enquanto criava um vestido para uma performance das minhas músicas em Londres, encontramos na fábrica de um amigo um tecido sustentável — um fustão de algodão proveniente de retalhos de descarte — extremamente leve. Essa leveza foi a chave: a partir dela, conseguimos desenvolver um protótipo em que a saia menor se transforma em chapéu e, consequentemente, em bolsa. Já a saia maior pode virar um trench coat”, explicou a modelo.

Ela deu mais detalhes sobre as peças: “As duas saias, a pequena e a grande, que estão anexadas ao vestido tubinho, juntas formam um novo vestido. E o próprio tubinho também é multifuncional: ele possui três comprimentos possíveis — longo, médio e curto — permitindo diferentes usos e situações”, acrescentou.

A própria Ana Schurmann costurou a peça junto com Cristina Mura, sua parceira de ateliê. “Todas as minhas peças são feitas à mão, com muito cuidado em cada etapa. O vestido já está à venda no nosso site, anaschurmannart.com, neste link direto: https://anaschurmannart.com/products/multifunction-dress, e custa R$ 7 mil.”
Ela confessa um desejo: “Meu sonho é poder transformá-lo ao vivo no SPFW e realizar o meu primeiro desfile inteiramente multifuncional”. No momento, Ana está desenvolvendo outras peças transformáveis, incluindo um protótipo que é apenas bolsa–chapéu, com acabamentos e laterais diferentes.
