Os ternos com ombros poderosos, a perfeição na confecção das peças, o brilho sutil e elegante e os variados tons de azul marcaram a coleção primavera-verão 2026 de Giorgio Armani, apresentada neste domingo (28), em Milão. A data seria para comemorar os 50 anos da grife, mas acabou se tornando uma homenagem ao estilista, que faleceu no dia 4 deste mês, aos 91 anos.

legado de Armani apareceu do começo ao fim do desfile em Milão, finalizando com um vestido longo azul-escuro, mas não marinho, com cristais aplicados e um desenho do estilista estampado na frente, inspirado em uma imagem criada por Andy Warhol.
Ver essa foto no Instagram
Na plateia, famosos como Cate Blanchett, Richard Gere, Spike Lee e Samuel L. Jackson marcaram presença na primeira fila. Cate Blanchett é uma das atrizes que usam muito produções de Armani nos tapetes vermelhos. Os aplausos finais de Richard Gere, reverenciando o mestre, é emblemático.
Afinal, quando o ator usou o figurino do estilista em “Gigolô Americano”, em 1980, veio a virada de chave na até então muito rígida moda masculina vista até aquele momento. E no desfile, não faltaram essa alfaiataria mais solta, com calças e paletós largos e confortáveis, além dos vestidos em com saias mais fluidas e dorso levemente ajustados.
Ver essa foto no Instagram
Os azuis em profusão se mesclavam aos poucos cinza e terrosos, tudo ao som ao vivo de Ludovico Einaudi, na Pinacoteca de Brera, enfeitada com dezenas de velas. Brilho de cristais e de cetim também pontuaram a coleção primavera-verão 2026 de Giorgio Armani. Nas redes sociais, a grife pontuou alguns detalhes da criação nas legendas: “Texturas moldadas pela luz do mar e tonalidades que ecoam o calor mineral” ou “Coleção desenhada entre sombra e brilho”.
Ver essa foto no Instagram
E ainda: “Uma coleção moldada pela claridade e alma, onde cada silhueta é uma assinatura – fluido, mas aterrado, emocional, mas composto. Situado na grandeza íntima da Pinacoteca di Brera, esta última coleção desenhada pelo próprio Sr. Armani torna-se um retrato vivo da sua visão duradoura – um equilíbrio entre disciplina e sensualidade, contenção e luz”, era a legenda da tradicional foto que reúne todos modelos que desfilaram. Dessa vez, sem Giorgio Armani.
Ver essa foto no Instagram
No final, Silvana Armani, sobrinha do estilista, e Leo Dell’Orco, seu sucessor e parceiro de várias décadas, entraram na passarela, em tom solene, para homenagear o mestre.