Projeto resgata memória do estilista brasileiro Conrado Segreto

O projeto “Carol Bassi visita Conrado Segreto” vai muito além de uma simples homenagem ao estilista considerado o enfant terrible da moda brasileira, que traduziu a alta-costura ao estilo brasileiro. Lançada nesta terça-feira (29), a ação, que tem o apoio da Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, quer reavivar a memória do criador, que morreu precocemente aos 32 anos, em 1992, de Aids.

Conrado Segreto (Foto: Divulgação)
Conrado Segreto (Foto: Divulgação)

Já tema de outras exposições anteriores, incluindo uma em 2018, no SPFW, o estilista foi considerado o Dener Pamplona dos anos 1980/1990, mesmo tendo feito apenas quatro desfiles monumentais e históricos, como o primeiro, na Casa Rhodia, em maio de 1989 (veja vídeo abaixo). A história de Conrado na moda durou oito anos, mas balançou as estruturas. Ele não se conformava com o pret-à-porter simples. Sempre apostou numa mulher mais glamourosa e sofisticada, com roupas que eram teatrais.

No lançamento do projeto, no campus da Belas Artes do Shopping Cidade Jardim, foram apresentados croquis inéditos do estilista, que tinha também um talento nato para o desenho, e peças mostradas naquele primeiro desfile na Casa Rhodia. Estavam na passarela nomes como Alessandra Berriel, Claudia Liz e Silvia Pfeifer, que também marcaram presença no evento, além de Paulo Borges, diretor dos desfiles de Conrado e fundador do SPFW.

Carol Bassi e Claudia Liz (Foto: Divulgação)
Carol Bassi e Claudia Liz (Foto: Divulgação)

“Conheci o Conrado em 1983, como compositor e cantor. Em 1986, conheci o Conrado estilista, quando fiz o desfile para a Tecelagem Brasil junto com a Cooperativa de Moda. Ficamos muito amigos e desenvolvemos os quatro desfiles que ele fez, numa época analógica, que você não consegue encontrar. Resgatar a memória é importante para a memória em si e também para a construção de uma memória de moda”, disse Paulo Borges ao “Elas no Tapete Vermelho”.

Croquis de Conrado Segreto (Divulgação)
Croquis de Conrado Segreto (Divulgação)

Carol Bassi conheceu o trabalho de Conrado apenas em 2022, quando participou de uma matéria para uma revista de moda. No set, conheceu algumas peças originais do estilista. “A cultura é o que permeia cada ponto desta história, que está começando hoje e avança até agosto. Quando conheci as peças do arquivo de sua irmã, Rita Segreto, foi amor à primeira vista. Aquelas três peças foram suficientes para eu entender o olhar único deste estilista genial para retratar a forma feminina. A mulher sob a perspectiva de Conrado é absolutamente forte. Isso dialogo muito como a maneira da qual falamos da mulher hoje em dia. É muito mais atual”, disse Carol Bassi durante o evento.

Silvia Pfeifer (Foto: Divulgação)
Silvia Pfeifer (Foto: Divulgação)

Ações

A sobrinha de Conrado, Julia Segreto (filha de Rita), trabalha como gerente de pesquisa e desenvolvimento de Carol Bassi, que tem como sócio, Caio Campos. Ao lado de Patricia Cardim, diretora-geral do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, todos estão envolvidos no projeto, que desdobrará em exposição e desfile, com looks inpirados nas criações do estilista. O legado do estilista também será incluído na base curricular dos alunos nos cursos de Design de Moda, Mídias Sociais Digitais e Fotografia.

Look de Conrado fotografado por Fernando Louza em Paris (Foto: Divulgação)
Look de Conrado fotografado por Fernando Louza em Paris (Foto: Divulgação)

A exposição especial dedicada à obra de Conrado Segreto será inaugurada em agosto no atrium do Shopping Cidade Jardim, com produções também exibidas na loja Carol Bassi e  na Faculdade Belas Artes. A mostra terá a participação dos alunos do 4º Módulo do Curso de Design de Moda da Belas Artes que irão apresentar um diálogo criativo com a obra do estilista exibindo peças inspiradas no trabalho do criador.

Os estudantes também participarão do manuseio e acompanhamento de todo processo de preparação da exposição que ficará em exibição durante todo o mês agosto. Na segunda quinzena, Carol Bassi celebrará com um desfile o lançamento da coleção exclusiva “Carol Bassi Visita Conrado Segreto”, criada sob a liderança de Julia Segreto. “Focamos em elementos recorrentes em seu trabalho, como laços, nós, o cor de rosa, os volumes, as parkas, a combinação de preto e branco e a padronagem pied de poule”, explicou Julia.

 

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui