O primeiro dia da 57ª edição da Casa de Criadores, realizada no Centro Cultural São Paulo e com programação até o dia 10 deste mês, trouxe espetáculo de balé e destacou o verdadeiro conceito do tom nude — muitas vezes confundido com bege-claro, ignorando a diversidade de tonalidades de pele da população brasileira.

A semana de desfiles abriu com a apresentação do Atelier Lebenites, que levou dançarinos da companhia de balé Cisne Negro para mostrar que roupas de streetwear e peças íntimas não existem apenas para serem usadas de forma estática. Elas também são feitas para conferir movimento e conforto.

Os bailarinos comprovaram essa ideia em calças largas feitas a partir de tiras com modelagem esportiva, jaquetas bomber amplas, cuecas, rendas, cintas-liga, vestidos, saias e até peças com cortes de alfaiataria.

Desfile Lebenites + Cisne Negro (Foto: Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite)
Listras brancas assimétricas sobre fundo preto, xadrezes, tons de cinza e azul permearam a coleção do estilista, intimamente ligado à moda de rua e de baladas, pensada para um público agênero e moderno.

O espetáculo da companhia de dança reforçou a mensagem: a moda não deve ser rígida nem amarrada. Para Lê Benites, a roupa é extensão da pele e do corpo.
Talentos Senac

Com coordenação do estilista João Pimenta, 14 alunos do Senac Moda apresentaram 28 looks criados ao longo de seis meses de estudos, em parceria com o Movimento Sou de Algodão. Com o tema “Nude Total”, a coleção ressignifica o conceito de nude, frequentemente reduzido ao tom bege-claro, apesar da grande diversidade de peles no Brasil.

Os modelos exibiram peças em tons que variavam do marrom ao bege e amarelado. Os alunos transformaram tecidos crus em peças tingidas a partir das pesquisas individuais de cada designer. “Dessa forma, volumes, formas e texturas traduzem a beleza plural do país. Na passarela, cada look é corpo em movimento, espaço de encontro entre ergonomia e estética, técnica e sensibilidade”, descreveu o material de divulgação.

As criações de Ana Carla Goulart, Ana Carolina Regino, Beatriz Visconti, Cibele Marinho, Gabriel Martins, Geovana Oliveira, Isabella Alves, Isabella Ramos, Julia Gomes, Leticia Dácio, Natália Dias, Rafaella Vieira, Vitória Savian e Yasmin Molina apresentaram volumes inesperados, estruturas diferenciadas, moulages confortáveis, texturas e tingimentos diversos — provando que a multiplicidade de peles, etnias e cabelos é a base da criatividade da moda brasileira.

📌 Line-up Completo – Casa de Criadores N57
DESFILES
03/12 (quarta-feira) — Sala Flávio de Carvalho
18h
-
LEBENITES + Cisne Negro – Expect The Unexpected / Esperar o Inesperado
-
Talentos Senac Moda
04/12 (quinta-feira) — Sala Flávio de Carvalho
18h
-
Moda Inclusiva
-
CreationsLil
-
Marlo Studio
20h
-
Lucas Caslú
-
N/E*Recycled
-
V I N N I C I U S A F O N S O
05/12 (sexta-feira) — Sala Flávio de Carvalho
18h
-
Trama Afetiva
-
Filipe Freire
-
Jorge Feitosa
20h
-
PiryGótik
-
Mama Nossa Cultura
-
Riddim
-
Guma Joana + Alma Seleno
06/12 (sábado) — Sala Flávio de Carvalho
18h
-
NALIMO
-
Berimbau Brasil
-
Marisa Moura
-
Sillas Filgueira Brand
20h
-
Koia Brand
-
Fkawallyspunkculture
-
FÁBIA BERCSEK®
07/12 (domingo)
Jardim Suspenso — 16h
-
Studio Ellias Kaleb
Sala Flávio de Carvalho — 17h
-
Vitor Cunha
-
Leandro Quaresma
-
AFROPERIFA
Sala Flávio de Carvalho — 18h
-
Das Haus por Rober Dognani e Felipe Fanaia
-
Sioduhi Studio
09/12 (terça-feira) — Sala Flávio de Carvalho
18h
-
Hugo Ito Brand
-
LOURRANI BAAS
-
UMS 458 – LL
20h
-
ALEXEI & Sk8burger
-
Ateliê FLÚOR + AVINI
-
Dystopic.core Lab
10/12 (quarta-feira) — Sala Flávio de Carvalho
18h
-
MOCKUP
-
Paula Fávaro
-
SUKEBANwear
20h
-
NotEqual
-
Kenner apresenta: Eu Vim de Lá (Èssis, iLoostre, LABÔ YOUNG, .pormenor e Ventana)
-
Oficina Crie Moda Autoral Trans Forma
-
VIVAO Project
📌 EXPOSIÇÕES
“Qual Moda para qual Mundo?”
Curadoria: Karlla Girotto
Período: 3 a 14 de dezembro
Local: Sala Flávio de Carvalho — 10h às 22h
Artistas/Marcas:
A Versão + Visão Cega • Alexandre dos Anjos • Boomerang • Carol Barreto • diegogama • ‘ericovalença’ • Estúdio Traça • Fernando Cozendey • Jal Vieira Brand • Mateos Quadros • Plataforma Açu • Trashrealoficial • Visén • VOLAT Brand • Vou Assim
“Do monstro híbrido ao corpo regenerativo” – Trama Afetiva
Período: 3 a 10 de dezembro
Local: Sala de Vidro
