“Não fiz o Enem, mas estive presente — e que honra a forma como aconteceu! Foi o máximo ser citada em uma questão tão importante”, escreveu Paolla Oliveira nas redes sociais, sobre a questão do Exame Nacional do Ensino Médio, em que foi citada sobre ter sido chamada de “gorda” nas redes sociais.

Veja a questão do Enem: “Margot Robbie foi criticada por “não ser bonita o suficiente” para interpretar a Barbie. Recentemente, Paolla Oliveira foi chamada de gorda. Só fico pensando o que serei eu com mais de 50 (também no peso), com a minha aparência comum. O corpo da mulher vive um reality show permanente: é sempre vigiado e fiscalizado, como se fosse domínio público. A mulher que não atender aos estereótipos está sujeita a sofrer penalidades básicas, como distúrbios, obsessões, medo do próprio corpo e, é claro, dietas à base de rúcula. “A dieta é o sedativo político mais potente na história das mulheres”, escreveu Naomi Wolf, em 1991. A regra é não haver singularidade, mascarar a passagem do tempo, imobilizar a beleza (já imaginou como isso seria enfadonho?). O mandamento é obedecer às regras sociais do bom comportamento corporal, “como deve ser”, não nos atos, mas na forma”. O texto foi adaptado de coluna de Becky S. Korich, advogada, escritora, dramaturga e colunista do jornal Folha de S. Paulo.
Paolla Oliveira e o enfrentamento aos padrões estéticos

Há tempos, Paolla Oliveira vem respondendo a haters nas redes sociais, que atacam sua forma física, e chegou a confessar que já pediu para publicações não usarem filtros em suas fotos.
Sim, a questão sobre aceitação é atual, importante e necessária — ainda mais em tempos de inteligência artificial e da volta da magreza em passarelas e editoriais de moda, principalmente por conta do chamado “efeito Ozempic”, referente a uma das canetas emagrecedoras tão em alta no momento.
Frases de Paolla Oliveira sobre autoestima e autoaceitação

Assim, que tal lembrar algumas frases de Paolla Oliveira sobre autoestima e autoaceitação, respondendo a quem ainda acha que ela não é perfeita? Confira:
“Percebia que meu entorno me modificava, porque as coisas escapam das nossas mãos em uma capa de revista, em uma campanha. Cheguei ao ponto de pedir para devolver meus volumes, minha perna, minhas dobrinhas. Estou muito satisfeita em não precisar me modificar”, afirmou a atriz, em entrevista à revista Marie Claire, em maio de 2024.
Em janeiro de 2024, a atriz respondeu a um seguidor sobre um ensaio publicado pelo caderno Ela, do jornal O Globo.
“Esse Photoshop é excelente! Parabéns, ficou maravilhosa”, escreveu a pessoa na publicação postada no Instagram da atriz. Além de vários comentários de outros internautas, Paolla Oliveira também dedicou algumas linhas para responder a ele:
“Sabe, fiquei pensando se responderia ou não a esse tipo de comentário, e realmente não queria ter que vir aqui me justificar e dizer que estava usando uma meia, que completou o visual dentro da luz impecável da maravilhosa @brunacastanheira — e isso é trabalho de uma equipe fantástica e não de retoque.”
“Mais que isso: me lembrei que comecei a falar mais abertamente sobre o incômodo de ter que caber o tempo todo nas expectativas alheias pra justamente poder usufruir de alguma liberdade que uma mulher no meu lugar possa ter conquistado.”
“E meu desejo sempre foi só SER. Com mais roupa, menos roupa, coerente ou incoerente, inconstante, mutável, com um corpo mais magro ou mais gordo — mas sempre imperfeita, simplesmente porque sou um ser humano — e sempre insuficientemente boa, porque sou uma mulher.”
“A maior prova disso? Este e mais milhares de comentários assim frequentes aqui e em vários perfis que apareço, mesmo sendo eu mesma, numa foto produzida ou exposta dançando na rua. Está aí a resposta que eu não quero mais precisar dar, mas que ainda preciso.”
Resposta do Enem
Para responder à questão do Enem em que Paolla foi citada, as alternativas eram:
A – faz um comentário sobre sua própria imagem.
B – destaca avaliações particulares entre parênteses.
C – cita um formato de programa influente no segmento da beleza.
D – utiliza declaração de uma jornalista como argumento de autoridade.
E – enumera críticas à aparência de mulheres consideradas padrões de beleza.
A última é a resposta correta.
