Global Citizen: Anitta homenageia tecnobrega com look que acende

O estilista Pedro Andrade, conhecido como Peu, da Bold Strap, foi o responsável por dois looks usados por Anitta durante o Global Citizen Festival: Amazônia, com foco na sustentabilidade e cultural regional, que aconteceu no último sábado (1º), em Belém, antecedendo a COP 30, que será realizada entre os dias 10 e 21 deste mês, na capital do Pará. A cantora também usou vestido de crochê feito por Sofia Goldenberg para se apresentar com Chris Martin.

Anitta (Foto: Cris Vidal/@crisvidalph/Divulgaçõ)
Anitta (Foto: Cris Vidal/@crisvidalph/Divulgação)

Em entrevista ao “Elas no Tapete Vermelho“, ele contou como foi a criação das peças. Todos inspirados na Amazônia, incluindo um com circuitos luminosos, para homenagear a “nave aparelhagem”, uma manifestação cultural que representa os imponentes sistemas de som e luz das festas populares do Pará. “São verdadeiras discotecas móveis, muito associadas ao tecnobrega e simbolizam tecnologia, criatividade e orgulho paraense”, disse o estilista.

A cantora com o segundo look do Global Citizen Festival (Foto: Cris Vidal/@crisvidalph/Divulgação)
A cantora com o segundo look do Global Citizen Festival (Foto: Cris Vidal/@crisvidalph/Divulgação)

“O André Philipe, stylist da Anitta, já nos procurou com um briefing de como seria o show no Global Citizens – dirigido por Nidia Aranha – com troca de looks e o que ele esperava de cada look”, disse Peu Andrade.

A cantora com o primeiro look usado no Global Citizen Festival (Foto: Cris Vidal/@crisvidalph/Divulgação)
A cantora com o primeiro look usado no Global Citizen Festival (Foto: Cris Vidal/@crisvidalph/Divulgação)

Folclore da região nos looks de Anitta

Segundo ele, o look de abertura teve duas inspirações. “A primeira é o folclore da região Norte sobre a cobra Boiúna, uma grande serpente que habita os rios da região amazônica. A segunda é o festival Rainha das Matas, um evento realizado no Marajó (PA) que une moda, economia criativa e afirmação LGBT+, além de promover a preservação dos manguezais, utilizando materiais da floresta nas fantasias”, explicou.

Anitta (Foto: Lucas Ramos/Brazil News)
Anitta (Foto: Lucas Ramos/Brazil News)

O look foi desenvolvido com uma textura de pele de cobra, aplicação manual de cristais e presas (na frente e atrás), impressas em 3D e também cobertas com cristais. O look foi complementado com um costeiro de folhagens naturais, desenvolvido por dois integrantes do festival Rainha das Matas, as paraenses Labō e Samyra Viana.

Nave Aparelhagem

Anitta (Foto: Cris Vidal/@crisvidalph/Divulgaçõ)
Anitta (Foto: Cris Vidal/@crisvidalph/Divulgação)

Para criar o segundo look, a ideia foi traduzir visualmente os elementos da “nave aparelhagem” — como máquinas, caixas de som e circuitos luminosos — em um design que valorizasse o corpo da Anitta. “Para isso, empregamos técnicas de recorte a laser e camadas sobrepostas de tecido, criando um efeito de profundidade e movimento. O look também marcou a primeira aplicação de LED em nossas criações, um desafio técnico que exigiu instalar luzes, fiações e bateria em uma peça justa e flexível, garantindo segurança e liberdade para os movimentos intensos da performance, sem que a estrutura interna ficasse aparente”, revelou Peu Andrade.

Como é vestir Anitta?

Segundo ele, vestir uma celebridade internacional como a Anitta é sempre um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma experiência extremamente enriquecedora. “Ela é uma artista muito exigente, que sabe exatamente o que quer e tem um olhar apurado para cada detalhe — do conceito à execução. Isso nos instiga a buscar o máximo de excelência em todas as etapas do processo”, confessou o fundador da Bold Strap, que já teve Camila Queiroz

Por ser uma figura de alcance global, trabalhar com ela traz uma enorme visibilidade para a marca, mas também aumenta a responsabilidade, já que cada look é observado com atenção pelo público, pela mídia e pelos fãs, que são conhecidos por serem muito exigentes e críticos. Mas Peu está acostumado, já que veste Anitta desde 2021, em eventos tanto dentro quanto fora do Brasil.

Anitta (Foto: Reprodução/Instagram/Agência Brazil News)
Anitta (Foto: Reprodução/Instagram)

Além do Global Citizen, outros momentos icônicos foram o show do VMA 2024, a apresentação no jogo da NFL Brasil, na sua participação no Show do The Weekend (2024 e 2025) e também nos Ensaios de Anitta, shows pré-Carnaval, em que a cantora homenageou este ano os esportes. “É uma relação que vem sendo construída há muitos anos e que já se tornou quase uma assinatura da estética dela de looks para shows”, afirmou.

E acrescentou: “Do ponto de vista conceitual e técnico, cada projeto é desafiador: envolve pesquisa, experimentação e prazos curtos, o que nos impulsiona a inovar constantemente e expandir as fronteiras criativas da marca. No fim, é muito gratificante ver o resultado ganhar vida no palco, com a repercussão positiva e o reconhecimento de um trabalho que une arte, moda e identidade brasileira.”

Vestido de crochê

Anitta canta com Chris Martin no Global Citizen (Foto: Lucas Ramos/Brazil News)
Anitta canta com Chris Martin no Global Citizen (Foto: Lucas Ramos/Brazil News)

O vestido de crochê, usado por Anitta para cantar com Chris Martin, foi feito  com linhas 100% algodão e peças de segunda mão. “Muito importante pra mim vestir alguém em um evento tão relevante sobre a nossa atualidade como esse e que expressa tanto os meus valores”, afirmou Sofia Goldemberg.

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui