A 60ª edição do SPFW terminou na última segunda-feira (20), com 38 desfiles que provaram que a moda está cada vez mais democrática. Mas claro que alguns pontos em comuns se convergem e criam tendências variadas, de acordo com cada ponto de vista do diretor criativo das grifes.

Camisas brancas, por exemplo, não chegam a ser uma tendência, porque nunca saem de moda, mas como surgem nas passarelas dão dicas de que há inúmeras possibilidades de serem usadas. Há ainda calças largas, com recortes e aberturas diferenciadas, além de estruturas que dão ênfase aos quadris das mais variadas formas. Enfeites sobre as peças, vestidos estampados e a cor vermelha também apareceram em muitos desfiles.
Confira seis trends em 36 fotos, que mostram como se pode usar por todos os estilos e em várias ocasiões.
Enfeites diferentes

Looks feitos com material de descarte, como couro e plástico (Gustavo Silvestre), além de sementes de açaí (Flávia Aranha), resinas (Normando), madeiras de reflorestamento (Leandro Castro), flores de tecido (Marina Bitu) e maxipaetes com brilho (LED), ganham volume localizados ou na peça toda. Criam assimetrias e tiram a produção do óbvio.
Quadril em evidência

A região dos quadris ganha ênfase de formas diferentes em vários looks desfilados no SPFW. Pode ser com a cintura peplum maximizada (À La Garçonne); com mais tecido na região (Davi Ramos); com estrutura que lembra tutu de balé (Weider Silveiro); saia balonê (LED); construção da peça na região (Alexandre Herchcovitch); e volumes localizados (Meninos Rei). Ou seja, para todos os estilos.
Camisa branca

Elas são clássicas e não podem faltar no guarda-roupa masculino ou feminino. E, se não são exatamente tendência, a forma como são apresentadas garantem frescor ao look, como provam as grifes À La Garçonne, Dendezeiro, LED, Leandro Castro e Santa Resistência.
Vestidos estampados

Sim, vestidos lisos en longos apareceram em vários desfiles, mas a novidade são os estampado. Com desenhos localizados ou em toda a peça, pode ter certeza que vão começar a aparecer na praia, no dia a dia ou até em festas. Separamos apenas seis opções das dezenas desfiladas, para você se inspirar, desfiladas por Amir Slama, Marina Bitu, Flávia Aranha, Santa Resistência, Foz e Glória Coelho. Qual tem mais a sua cara?
Sinal vermelho

Cores quentes e fortes apareceram em muitas passarelas, mas o vermelho foi quase unanimidade, por isso, separamos alguns looks com a cor, que promete esquentar o verão e outras estações. Inspire-se nos looks de Amir Slama, Ateliê Mão de Mãe, Marina Bitu, Meninos Rei, Lilly Sarti e À La Garçonne.

Uma peça agênera tem dado cada vez mais as caras entre as tendências. Trata-se das calças largas, confortáveis e com recortes que criam looks despojados e estilosos. Separamos apenas seis das várias desfiladas durante o SPFW. E mesmo que apareçam em modelos masculinos, podem muito bem ser usados por todos os gêneros, sem distinção.
