A grife Balenciaga voltou à semana de moda de alta-costura em 2021, após mais de 5 décadas longe das passarelas mais sofisticadas de Paris, pela mão de Demna Gvasalia, que havia assumido a direção criativa da marca em 2015. E o auê foi enorme, pois o estilista da Georgia levou os códigos de rua para a haute-couture. Nesta quarta-feira (9), o controverso criador se despediu da maison, para assumir a Gucci, que pertence ao próprio grupo Kering.

Na passarela, nomes que acompanharam o criador nos últimos 10 anos e que também tiveram atritos com ele neste período, como Kim Kardashian, que foi dura com a casa e com Demna no episódio da campanha que fazia apelo à pedofilia, em novembro de 2022. Naomi Campbel, Isabelle Huppert, a artista plástica Eliza Douglas, musa do estilista, que abriu seu primeiro desfile de alta-costura e fechou o último dele na maison, marcando o encerramento de um ciclo.

Entre as brasileiras na plateia, as influenciadoras Livia Nunes e Gkay. “Vim para alta costura apenas para Balenciaga. Estou muito feliz e muito grata por ter vivido de perto essa Balenciaga criada por Denma, que foi tão disruptiva, tão nova”, disse Lívia Nunes, que usou regata e calça pescador, ambas pretas, para assistir à apresentação.
Ver essa foto no Instagram
GKay foi com vestido desfilado por Dua Lipa, em julho de 2022, para a maison. Trata-se de um modelo amarelo, curto e assimétrico, com textura amassada e cauda comprida. A peça foi feita com exclusividade para a influnciadora, que completou a produção com luvas pretas longas e óculos pretos, marcas registradas de Demna para a Balenciaga.
Ver essa foto no Instagram
A última coleção do estilista foi como um inventário de sua passagem pela marca, sem deixar de lado os códigos do criador Cristóbal Balenciaga, como cortes arquitetônicos, que lembram esculturas, com peças mais largas e despojadas, com apelo de rua. O preto dominou, como sempre, ao lado de bege, vermelho, rosa, azul em algumas peças.
Ver essa foto no Instagram
Um exemplo, o look 12: um trench coat bege, de modelagem oversized e comprida, nessa onda street.
Ver essa foto no Instagram
Ou para remontar ao DNA da maison, o último look, o número 39, desfilado por Eliza Douglas: um vestido longo, de renda vazada, com saia estruturada e dorso ajustado.
Ver essa foto no Instagram
Naomi Campell, com vestido longo preto de paetês, com decote tomara que caia.
Ver essa foto no Instagram
Kim Kardashian desfilou com slip dress bege e casaco de pele da mesma cor.
Ver essa foto no Instagram
E Isabelle Huppert, com calça e blusa de gola alta pretas. Agora, é esperar A Gucci com Demna e a Balenciaga com o italiano Pierpaolo Piccioli.