Início Carnaval De Sato a Bumba Meu Boi: reveja inspirações dos Ensaios de Anitta

De Sato a Bumba Meu Boi: reveja inspirações dos Ensaios de Anitta

0
Anitta (Foto: @anitta/Instagram/Reprodução)

Anitta encerrou o seu pré-Carnaval, no domingo (4). Foram 11 apresentações dos “Ensaios da Anitta”, entre janeiro e fevereiro, passando por Salvador, Florianópolis, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba e São Paulo. Suas fantasias homenagearam algumas escolas de samba.

Anitta (Foto: @anitta/Instagram/Reprodução)
Anitta (Foto: @anitta/Instagram/Reprodução)

Teve inspiração em Sabrina Sato como rainha de bateria, bailarina da caixinha de música, arte barroca, literatura de cordel… Confira detalhes nas fotos abaixo:

Anitta homenageia Estácio de Sá

Anitta (Foto: Brazil News)

“Em 2023, a festa maranhense do bumba meu boi foi tema do desfile da Estácio de Sá. Essa festividade reúne milhares de pessoas anualmente, que encenam narrativas do folclore brasileiro, com a figura lúdica do boi como tema central.

Entre cores explosivas, flores, fitas, brilhos e texturas, o desfile da escola celebrou o encontro entre o pagão e o religioso, num retrato riquíssimo da cultura do nordeste do nosso país e do relacionamento do Brasil com a espiritualidade.”, escreveu Anitta em seu Instagram.

União da Ilha do Governador

Homenagem de Anitta para Unidos do Viradouro

“Em 2022, primeiro ano de folia pós pandemia da covid 19, a escola trouxe para a avenida um enredo que falava sobre o primeiro carnaval pós-pandemia de febre espanhola, em 1919.

A Escola evocou o Senhor da Cura para cobrir todos com suas palhas! E para que teu xaxará afastasse, de vez, todas as mazelas. O único contágio possível? O amor.

Foi uma verdadeira declaração de amor ao carnaval feita através da carta apaixonada de um pierrot. Minha fantasia é inspirada na alma desse personagem, tradicionalmente triste, que encontra sua alegria ao declarar o seu amor, o próprio carnaval.”

Beija-Flor de Nilópolis

“Em 2016, a Beija-Flor contou a história de um ilustre mineiro, nascido em 1793, que dá nome a famosa avenida do samba: Cândido José de Araújo Viana, o Marquês de Sapucaí!

O meu look de hoje se inspira em toda essa riqueza dos nobres da época e a magnífica arte barroca, celebrando também a cultura e a história do estado de Minas Gerais.”

Gaviões da Fiel nos Ensaios da Anitta


“Em 2013, a agremiação desfilou o enredo ‘Ser fiel é a alma do negócio’, que falava sobre a importância da propaganda desde o Brasil colônia até os tempos atuais.

A assinatura do desfile foi do saudoso Max Lopes, artista multipremiado do Carnaval. Um dos grandes destaques do desfile naquele ano foi a madrinha de bateria, Sabrina Sato, que se apresentou representando as baronesas do café. Essa é a inspiração da minha fantasia de hoje.”

Imperatriz Leopoldinense

Anitta (Foto: Brazil News)

“A minha fantasia de hoje é inspirada no enredo campeão do Carnaval 2023, que refletiu a importância da literatura de cordel, manifestação tradicional da cultura popular brasileira.

A Imperatriz Leopoldinense, escola de Ramos, subúrbio do Rio de Janeiro, abriu os livretos dos poetas nordestinos, debatendo o pós morte de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e a dualidade registrada nos cordéis, que até hoje é delirada, fantasiada e imaginada.

Com referências da obra ‘A chegada de Lampião ao céu’, do cordelista Guaiapuan Vieira, minha fantasia traz o ‘voar à luz’ do cangaceiro, visto por muitos como um herói, já que combatia a miséria de seu povo e a opressão praticada pelos coronéis.”

Mocidade Alegre

“Hoje homenageio uma escola de 56 anos, que também é conhecida em São Paulo como a ‘Morada do Samba’ e carrega 11 vitórias no grupo especial paulistano.

Com seus épicos enredos sobre a cultura africana, a escola desfilou ano passado a história de ‘Yasuke’, imigrante negro que se tornou um respeitado samurai no Japão. A agremiação transmitiu a força de um jovem negro que alcançou seus objetivos vivendo em uma sociedade opressora e preconceituosa.

‘Meu samba é luta e voz, fala por todos nós’, cantava o enredo da escola, que reforçava o ideal de força. Muito merecidamente, a Mocidade saiu vitoriosa no carnaval de São Paulo em 2023.”

Acadêmicos do Salgueiro

“Em 2020, a Acadêmicos do Salgueiro levou para a avenida a arte de Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil.

No desfile, a Escola de Samba da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, promoveu uma reflexão social super importante sobre educação, arte e cultura do Brasil, através da representatividade e resistência negra.

A fantasia de soldadinho de chumbo representa o exercito aliado aos Benjamins que resistem no Brasil!”

Mocidade Independente de Padre Miguel

“A grande inspiração está no símbolo maior da Agremiação: A Estrela de Cinco Pontas.

Trago essa homenagem para reforçar a luz dessa Escola, que ficou conhecida por iluminar o carnaval com seus desfiles vanguardistas e por ter em sua história uma das maiores Estrelas do nosso país: Elza Soares.”

Grande Rio

“Em 2022, a Grande Rio foi a campeã do Carnaval Carioca com o enredo ‘Fala, Majeté! Sete chaves de Exu’. Uma avalanche vermelha, que representa a vitalidade e o perfil guardião do orixá. A escola trouxe para a avenida a mensagem de combater o racismo religioso contra cultos de matrizes africanas.

Exú representa essa mistura do que é bom e ruim, pecado e santidade, alegria e tristeza, remédio e veneno.”

Porto da Pedra

“Em 2023, a escola levou para seu desfile o enredo ‘A Jangada: 800 léguas pelo Amazonas’. Um tema que, além de mostrar a diversidade, beleza e grandiosidade da nossa floresta, sinalizou a importância urgente de preservação e recuperação, além da proteção dos territórios e direitos indígenas. Sessenta e nove porcento da floresta amazônica é brasileira. Mantendo a Amazônia viva, estamos combatendo o aquecimento global e as mudanças climáticas.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile