Início Desfile Chega de excessos? Minimalismo e feito à mão dão o tom no...

Chega de excessos? Minimalismo e feito à mão dão o tom no SPFW

0
Desfile Angela Brito (Foto: Francisco Cepeda/AgNews)
Desfile Angela Brito (Foto: Francisco Cepeda/AgNews)
Desfile Angela Brito (Foto: Francisco Cepeda/AgNews)

O terceiro dia da 48ª edição do São Paulo Fashion Week provou que, apesar de sobreposições, adereços e volumes estarem em alta, há um desejo de volta às origens, à calma e à tranquilidade em meio a um mundo agitado. Isso é traduzido pelo minimalismo e pelos trabalhos manuais. Se nas edições passadas, cores estridentes, como o neon, ditavam os looks, agora tonalidades mais básicas são vistas, como azuis, verdes e brancos.

Não quer dizer, porém, que a moda esteja isenta de qualidade. Pelo contrário. Para que o minimalismo seja eficiente, deve ser construído por mãos hábeis para que não caia no simplesinho e pronto. O mesmo acontece com bordados, crochês e macramês. Foi o que provaram grifes que desfilaram nesta quarta-feira (16), como Ângela Brito, Beira e PatBo e Victor Hugo Mattos, ambos que sempre colocaram um pé no barroco.

PatBo e Victor Hugo Mattos (Fotos: Francisco Cepeda/AgNews)

A mineira PatBo (as duas primeiras fotos da esquerda para a direita) apresentou sua coleção alto-verão, que incluiu moda praia, sem errar na mão em seus bordados, crochês e macramês, como no sutiã de crochê usado sobre camisa branca e na saída de praia verde de macramê sobre maiô nude.

Pela terceira vez desfilando dentro do Projeto Estufa, Victor Hugo Mattos, que adora o barroco, não deixou seu DNA para trás, mas trabalhou de forma menos ostensiva. O crochê apareceu em vários looks, como nos dois das foto acima (o terceiro e o quarto da esquerda para a direita). Os pingentes de acrílico, vidro, pérolas, metais e cristais estão lá, mas, como disse em seu material de divulgação, como vagalumes. Brilham de tanto em tanto, deixando o trabalho manual do crochê também em evidência.

Minimalismo

Ângela Brito (Fotos: Francisco Cepeda/AgNews)

A estilista cabo-verdiana Angela Brito, radicada há duas décadas no Brasil, tem como premissa sempre o minimalismo a partir de peças trabalhadas por meio da alfaiataria. Apesar de exercitar em sua estreia no SPFW sobreposições e alguns volumes, a essência se sua “obra” estava lá. Mesmo em cores mais fortes, mas também em azuis, esverdeados e brancos.

Beira (Fotos: Francisco Cepeda/AgNews)

Outra grife que prova o não excesso nas roupas, ainda que as modelagens sejam mais amplas, é a Beira, de Livia Cunha Campos, que mostrou uma cartela de azuis do mais claro ao mais escuro no desfile sobre o concreto do chão do Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Ibirapuera. As tonalidades, às vezes, se misturavam com o cinza do prédio. Com roupas sem gênero, em tonalidades e looks muitas vezes parecidos, que poderiam parecer repetitivos, mas que traziam a beleza do conforto e a suavidade da seda de casulos rejeitados, do linho, do algodão.

Casa no Campo

Fabiana Milazzo (Fotos: Francisco Cepeda/AgNews)

Essa volta dentro da gente, para nossa vida, nossa casa, nossa alma, também foi a proposta de Fabiana Milazzo, que desfilou na terça-feira (15) inspirada no verso “Eu Quero uma Casa no Campo”, imortalizada na voz de Elis Regina. Com técnicas de tingimento naturais, como açafrão, tecidos orgânicos, como seda e algodão, e paetês de escama de peixe, a mineira, que traz em seu DNA a exuberância dos bordados e aplicações da escola de moda de Minas, minimizou o tom. Trouxe algumas tonalidades quentes, mas também apostou nos verdes e no branco, com bordados discretos. Talvez a moda também esteja procurando uma “casa de campo, onde possa ficar no tamanho da paz e tenha somente a certeza dos limites do corpo e nada mais”. como diz a música composta por Zé Rodrix e Tavito.

Confira as filas finais dos desfiles

 

Victor Hugo Mattos


Ângela Brito


Beira


Fabiana Milazzo

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile