Sucesso no SPFW, transexual Valentina Sampaio diz: "Nunca fui tratada como menino"

 
25_10_2016_backstage_e_primeira_fila_do_desfile_experimento_nohda_no_teatro_oficina_sp_m
 
Por Rosângela Espinossi
A modelo Valentina Sampaio, 19 anos, foi uma das sensações da 42ª edição do São Paulo Fashion Week. Desfilou para várias grifes, incluindo Ronaldo Fraga, que colocou no palco do Theatro São Pedro, onde aconteceu o desfile, modelos com a condição idêntica à da ceareanse de Aquiraz: somente transgêneros. É capa da revista Elle de novembro e embaixadora da L´Óreal.

valentina sampaio_modelo_transexual_spfw_ A LA GARCONNE
Valentina estreou no SPFW no desfile da grife À La Garçonne (Francisco Cepeda/AgNews

Valentina disse ao “Elas No Tapete Vermelho”, que está muito feliz por esse momento. “O assunto tem de ser falado. Espero que não existam mais esses rótulos. Todos nós somos seres humanos, independentemente de qualquer coisa, inclusive de nossa condição sexual”, afirmou entre um desfile e outro na tenda armada no Ibirapuera. Uma das modelos mais requisitadas para entrevistas, a garota não se deslumbra com a fama e diz que sempre gostou de moda, mas não imaginava chegar a esse patamar. “Sempre desenhei e fazia roupas para minhas bonecas. Ser modelo veio naturalmente.” Claro que agora quer outros vôos. Um de seus sonhos é desfilar na semana de moda de Paris, em especial para a Chanel.
valentina sampaio_modelo_transexual_spfw_ronaldo_fraga
Valentina no desfile de Ronaldo Fraga (Francisco Cepeda/AgNews)

Ronaldo Fraga, pouco antes do desfile, falou que o momento libertador de uma pessoa que não está contente com a condição sexual com a qual nasceu é quando veste uma roupa, passa um batom ou coloca um salto. Por isso, ele fez apenas vestidos, praticamente todos com a mesma modelagem, para os 28 modelos trans que desfilaram, incluindo Carol Marra. Valentina disse que não se lembra desse momento. “Sempre fui menina. Nunca me vi de outra forma. Sou a segunda de sete irmãos. O mais velho é homem, mas eu nunca fui tratada como menino. Meus pais sempre me respeitaram e entenderam como eu sou.”
valentina sampaio_modelo_transexual_spfw_fernanda_yamamoto
Valentina desfilou também para Fernanda Yamamoto – Francisco Cepeda/AgNews

A cidade de Aquiraz fica a 40 minutos de Fortaleza e Valentina sempre viveu numa vila de pescadores, chamada Prainha. Seu pai é pescador e sua mãe é professora. “Nunca precisei explicar nada para ninguém. Minha família – pais, irmãos, avós, tios – sempre foram para o lado que eu ia”, conta ela. A fórmula, talvez, esteja na própria atitude de Valentina. “O que eu sinto e o que sou sempre transmiti para as pessoas de forma natural.”
valentina sampaio_modelo_transexual_spfw_patricia_viera
Patricia Viera foi outra grife para a qual Valentina desfilou – Francisco Cepeda-AgNews

Sobre cuidados com o corpo, ela diz que sempre surfou e faz aeróbica, nada de musculação. Tem a pele ótima. Não é para menos. Sempre comeu muito peixe fresco e frutas do pé. “Ainda faço isso quando estou lá.”
Valentina-sampaio-elle-capa-novembro-2016
Na Elle de novembro: sua primeira capa de revista Foto: Divulgação)

A modelo começou a cursar faculdade de moda, mas parou e está cursando Arquitetura à distância. Seu primeiro desfile foi há dois anos. Depois entrou nas passarelas do Dragão Fashion, semana de moda de Fortaleza, e foi descoberta pela L´Oréal pelas redes sociais, nas quais é muito ativa. “Me chamaram para fazer a campanha do Dia das Mulheres, chamada My First Women´s Day”. Valentina foi o centro das atenções, ao lado de outras embaixadoras da marca, como Grazi Massafera e Taís Araújo. No final, mostra sua carteira de identidade com o nome de mulher. “Sim, meus documentos estão como Valentina.”  Veja aqui o vídeo publicado na shortlist do Festival de Cannes
 
 

Leia Também

Você também pode gostar