Sem sofrência e preconceito, sertanejas ditam novas regras fashion

Rosângela Espinossi
Publicado em
abre sertanejas

Looks das cantoras sertanejas

 

Por Rosângela Espinossi

“Põe aquela roupa e o batom. Entra no carro, amiga, e mete o som”. A letra da música “Loka”, de Simone & Simaria, com participação de Anitta, prova que as cantoras sertanejas vieram com tudo para assumir uma grande parcela do comando musical no Brasil. Disputam pau a pau com os homens e os artistas estrangeiros os rankings das mais tocadas nas rádios e exibidas no Youtube. E não estão nem aí para as convenções fashion. A maioria das silhuetas delas não se encaixa nos padrões estabelecidos nas passarelas e por muitas grifes, que nem colocam na grade roupas número 46 ou 48.

marilia mendonça 12- divulgação

Marília Mendonça/AgNews

Estes detalhes “deixam, deixam mesmo de ser importantes”, parafraseando a música “Eu Sei de Cor”, de Marília Mendonça, quando o que vale é potência de voz e seguidores nas redes sociais. Só essa goiana de 21 anos tem 3,7 milhões no Instagram e superou Adele em visualizações do Youtube. As baianas Simone & Simaria têm 3 milhões e Maiara & Maraisa, 1,9  milhão. Todas estão entre as 10 mais tocadas no Spotify e nas rádios, além de Naiara Azevedo, que estourou nas paredes com seus “50 Reais” e já angaria mais de 600 mil.

Peças básicas em preto e branco se misturam ao laranja/AgNews

Maiana e Maraisa/AgNews

Sofrência, pegação, bebedeira e dando o troco aos homens que traem as mulheres fazem dessas “patroas” cada vez mais poderosas. As novas sertanejas escancaram as convenções, bebem no bar, vão para as baladas, tomam e levam chifre. Podem sofrer, chorar, mas, se refazem logo e como dizem Simone&Simaria: “Bota uma moda boa e vamos curtir a noite de patroa”.

Não gostam dos rótulos de feministas e não têm a mínima cerimônia de usar roupas curtas, sensuais, shorts, macaquinhos, decotes, vestidos curtos e muito brilho. Alguns bordados aqui, franjas ali, um blazer, uma calça jeans, tênis ou salto alto. Sempre muito bem maquiadas, cabelos impecáveis, elas estão dando o tom à música brasileira.

simone & simaria-64

Simone e Simaria/Reprodução

Queiram os moderninhos ou não, as sertanejas estão moldando o novo estilo brasileiro, não mais renegado ao interior do Brasil. Ah: e sem os rótulos que sempre ligaram ao estilo fashion caipira. Dispensam chapéus e botas para entrar no universo fashion acessível aos bolsos e ao corpo da maioria das brasileiras. “A gente mostra para a mulher brasileira que, para estar no palco, não precisamos ser uma princesa ou boneca de porcelana. Somos iguais àquelas vão ao nosso show, sentimos as mesmas coisas, nos vestimos às vezes com a mesma roupa”, disse Marília Mendonça no Caldeirão do Hulk, em 2016. Confira o estilos e alguns vídeos dessas meninas que prometem quebrar a internet com seus bilhões de ouvintes a cada nova música.

MARÍLIA MENDONÇA

1 - marilia mendonça - abre

Com apenas 21 anos, Marília Mendonça apareceu há menos de uma ano e meio jogando para o alto todo o machismo no meio musical sertanejo. Com sucessos como “Infiel” (veja vídeo abaixo), “Alô Porteiro”, “Eu Sei de Cor”, “Como Faz com Ela”, “Impasse”, a rainha da sofrência tem um sorriso aberto, cabelos longos e loiros e aposta em roupas justas, curtas, ora despojadas ora com brilho. Acaba de posar para uma grife de lingerie, mostrando apenas o top. Nos shows, gosta de blazer, casaquetos, vestidos retos ou acinturados e também tem um pegada street. Marília mostra as pernas, mas sempre em looks equilibrados, seja pelo decote em V, que ajuda a alongar, seja com os vestidos de mangas compridas. Confira galeria abaixo.

MAIARA & MARAISA

maiara e maraisa abre

As irmãs gêmeas Maiara e Maraisa são tão parecidas que uma delas (Maiara) tingiu os cabelos em tonalidade mais avermelhada do que a irmã, de fios pretos. Amigas de Marília Mendonça, entraram no universo sertanejo primeiro compondo para duplas e cantores já famosos (Wesley Safadão, Henrique&Juliano). O estilo de ambas também passeia pelo brilho, pelas pernas de fora e por bordados. São gêmeas, mas não se vestem com roupas iguais, apesar de terem o mesmo estilo.

Com apenas 28 anos, são também responsáveis pelo “empoderamento” feminino nas letras, provando, por exemplo,que nem só os homens podem ir ao bar para beber e afogar suas angústias. Elas e Marília Mendonça lançaram ano passado o Show das Patroas e já deram bronca num homem que começou a agredir uma mulher durante um show no Acre. “Bater em mulher no meu show não, cara. No meu show você não bate em mulher não, seu covarde. A gente está aqui para se divertir, exaltar as mulheres”, disse uma delas. Poderosas. Ambas possuem o estilo mais rechonchuda e acabaram de revelar que pediram o contato do nutricionista da Anitta, para perder peso. “Perdemos 10kg para a gravação do DVD, mas engordamos tudo de novo”, disse Maraisa em entrevista ao jornal Extra. Confira o estilo das gêmeas na galeria e depois curta a música “10%”.

 

SIMONE & SIMARIA

simone e simaria
As irmãs baianas Simone e Simaria começaram no forró, foram backing vocal de Frank Aguiar e, seguindo a vontade do pai, já falecido, enveredaram para a música sertaneja, com elementos pops e até de reggaeton, como no clipe Loka, gravado com Anitta (veja abaixo). É lá que as Coleguinhas, como são conhecidas, também chamam mulheres para “curtir uma noite de patroa” e deixar o “cara de lado”. No vídeo, as três aparecem com roupas pretas sensuais e com shorts jeans e camisetas, com direito a meias arrastão.

A despeito das músicas de sofrência ou de superação do amor perdido, ambas são casadas. Simaria tem dois filhos e um corpo que costuma ser comparado às curvas de Kim Kardashian. Simone é mais cheinha, nem por isso esconde suas curvas. Decotes, recortes e sensualidade não faltam nos looks das duas. Confira o estilo de ambas.

 

NAIARA AZEVEDO

NAIARA AZEVEDO - ABRE

A cantora paranaense Naiara Azevedo, de 27 anos, é aquela dos “50 Reais”, da “Ex do Seu Atual”, do “Vou Te Trair”. Loira, gosta da combinação de preto e branco, de vestidos curtos, de jaquetas, de botas. Também não falta brilho em suas produções para os shows. Como diz uma de suas musicas, ela “não está nem aí para o que os outros vão falar”. E nem precisa. Seu estilo é antenado com as tendências urbanas atuais. No make, não falta o delineador tipo gatinho. Confira na galeria e depois escute o clipe da música “50 Reais”, junto com Maiara e Maraisa.