Dicas para pular o Carnaval cheia de pique

Patricia Zwipp
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Foto: Ouibelle/Reprodução

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O carnaval pode ser a melhor época do ano, mas requer alguns cuidados. Nos blocos, a gente abusa da exposição ao sol sem protetor solar, das bebidas alcoólicas, da alimentação gordurosa, da maquiagem carregada… Vem ver como curtir sem se arrepender depois.

Para que não haja sustos depois da festa, a dermatologista Claudia Marçal indica dicas para pular carnaval cheia de pique e produtos que não podem faltar na bagagem, no caso de quem vai viajar. Confira:

CUIDADOS COM PELE E CABELO NO CARNAVAL

Alimentação

Frutas, verduras e legumes são bem-vindos, principalmente os que fornecem nutrientes à pele, com propriedades antioxidantes, como a cenoura e a alface, por exemplo. “Invista nas folhas verde escuras, no tomate e no gengibre, que é anti-inflamatório”, fala ela. “Uma boa fruta é o melão, pela propriedade imunológica e o do tipo cantalupe por ser fitoestrogênio natural”, conta a dermatologista. As frutas são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais, além do elevado teor de água, no caso de pera, uva e melancia.

Bebidas

Não se engane, cerveja não hidrata ninguém. Pelo contrário: se ingerida em excesso, pode gerar desidratação. “Bebidas como cerveja, vodca e outros destilados ajudam a desidratar, portanto se consumir essas bebidas, não se esqueça da água, água de coco, isotônicos ou sucos naturais logo em seguida.” No caso das frutas cítricas, cuidado para não se expor ao sol e causar manchas. “E não se esqueça: nunca tome bebidas alcoólicas em jejum. Evite as destiladas, não misture tipos diferentes e tome cuidado com os exageros.”

Sol

O horário (de verão) para um bronzeamento saudável é até as 10h e depois das 16h. Fora destes horários, é imprescindível proteger-se, aplicando a cada duas horas uma camada adequada de protetor solar. “A escolha do filtro solar é primordial, com no mínimo FPS 30 e que contenha ativos bloqueadores como dióxido de titânio e óxido de zinco.” Claudia ensina que, para potencializar o efeito, use antes do protetor um creme com antioxidantes com vitamina C, vitamina E. “O mais importante é a reaplicação a cada duas horas ou sempre que transpirar muito ou tomar banho de mar ou piscina. Além disso, não deixe de passar o filtro solar também em dias nublados.”

Óculos de sol

Não se esqueça de usá-los constantemente, porque o excesso de claridade pode causar danos à córnea (inflamação). Além disso, a claridade dos raios solares nos obriga a contrair os músculos ao redor dos olhos, o que pode criar linhas de expressão. Os óculos também protegem a área dos olhos e as pálpebras do contato com os raios UV, que podem provocar bolsas, flacidez e até câncer nessa região de difícil aplicação do fotoprotetor.

Sono de beleza

O ideal é que se tenha, pelo menos, seis horas seguidas de bom sono, diariamente. “Para ajudar ainda mais a manter a saúde e beleza da pele, use cremes antioxidantes noturnos que estimulam a reparação e regeneração das células que acontece no período noturno”, explica a médica. Mantenha o seu quarto fresco, escuro e confortável.

Sem olheiras

Se a festa foi longa e no dia seguinte os olhos ficaram inchados, uma alternativa rápida é aplicar compressas de chá de camomila gelado por dez minutos, que promovem vasoconstrição e diminuição do inchaço. Ainda têm ação anti-inflamatória, graças ao camazuleno e alfa bisabolol presentes na camomila.

Cabelos incríveis

Lembre-se que couro cabeludo também queima. Portanto, use produtos específicos para proteção solar para os cabelos e use um chapéu ou um boné. Na praia ou piscina, leve uma garrafinha com água mineral e molhe sempre os cabelos depois de mergulhar. “Desta forma, você estará evitando o acúmulo de cloro ou areia nos fios”, sugere. Durante o banho de sol, não se esqueça do leave-in para não ressecar os fios.

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