Blazer sem sutiã: elas amam. E você ousaria?

Rosângela Espinossi
Publicado em

abreEstá cada vez mais em alta celebridades usarem paletós de smoking pretos sem sutiã por baixo. A peça foi usada pela atriz Marlene Dietrich nos anos 30 e entrou para o vestuário feminino a partir dos anos 60 pelas mãos de Yves Saint-Laurent. E agora surge para acentuar a feminilidade da mulher, mesmo vindo do guarda-roupa masculino. Com calça comprida, com saia ou em estilo vestido, o paletó preto virou peça-curinga em festas e eventos formais.

Há alguns exageros, como a midiática personagem americana Kim Kardashian, que recentemente usou no desfiles de Paris a peça aberta, sem a lingerie e apenas com uma saia. Por aqui, Sabrina Sato, Íris Stefanelli, Adriane Galisteu, Marina Ruy Barbosa e Adriana Bombom apostam na peça. Lá fora, uma das últimas a ser fotografadas com o look foi a carismática e jovem atriz Jennifer Lawrence. Quer usar e ousar? Então siga algumas dicas:

1 – O paletó de smoking bem decotado só deve ser usado sem nada por baixo se os seios estiverem no lugar e não forem muito grandes.

2 – Antes, porém, veja se você se segura no modelito. Vista-o, ande, sente, levante, abaixe o dorso. Se tudo ficar no lugar certinho, ok! Caso contrário, repense sua escolha.

3 – Se o busto for grande, melhor evitar o modelito, para não parecer uma Kim Kardashian. Ela é famosa exatamente por exagerar nos looks e divulgá-los nas redes sociais e em reality show americano. Mesmo assim, não significa que seja símbolo de elegância. Muito pelo contrário.

4 – Se estiver em dúvida, opte por um top preto por baixo. Alguns modelos, além de chiques, garantem que nada saia de onde não deveria.

5 – Combinar com colares longos, como cordões de pérolas, dourados ou prateados, com ou sem pingentes, é uma ótima opção para o look não ficar tão exagerado. Gargantilhas também entram no look, caso você tenha pescoço longilíneo.

Agora, inspire-se, ou não, em algumas famosas que apostaram na tendência.

kim 222A celebridade televisa e midiática americana KIm Kardashian sempre causa com seus look. Para assistir aos desfiles em Paris colocou uma saia com franjas e blazer do mesmo comprimento sem nada por baixo. E ainda deixou a peça aberta. Tem uma espécie de tira por baixo do paletó. Mesmo assim, a produção é exagerada até para ela. Imagine, então, para as pobres mortais?

jennifer 3A jovem Jennifer Lawrence, de apenas 24 anos, apostou no vestido-paletó da Dior para a première do filme Serena. Sem sutiã ou top, veja como o look quase trai a atriz quando ela se inclinou. E apesar de ter seios pequenos, eles são caídos. Deveria ter usado algo para levantar, como adesivos cor-da-pele próprios para isso.

iris 1Íris Stefanelli também apostou no look com paletó, calça comprida e nada por baixo. Para completar, gargantilha larga. O look ficou bem nela, principalmente porque os seios estão no lugar. Um bom truque é se garantir com fita adesiva entre o tecido e a pele, para não ter surpresas.

galisteu 1Adriane Galisteu foi outra que já usou a tendência. O paletó tem abotoamento duplo e lapelas largas, o que dá mais segurança. O cordão de pérolas é um recurso legal para alongar a silhueta e realçar ainda mais o colo, sem deixar tudo à vista.

sabrina 1Sabrina Sato usou look Givenchy com paletó decotado.Apesar de profundo, o decote não é aberto, o que deixa o look mais seguro e elegante. A gargantilha completa com sofisticação a produção.

Marina-Ruy-Barbosa2Marina Ruy Barbosa usou o paletó com shorts e também sem sutiã. Bem elegante e precavida a moça, que fechou o decote prendendo um pouco acima do botão. Boa opção para não passar por uma saia-justa.

rose bombom 1Adriana Bombom também apostou no recurso, mas mais precavida, parece ter colocado um sutiã (ou top) que contorna o decote e modela os seios. Combinou com minissaia, meias e sandálias. Claro que decotão é decotão, por isso, nem todas seguram. Ela tem tudo em cima e segurou bem a produção.