Mineira Sonia Pinto aposta na moda atual, mas atemporal

barbara berger - moda - minas trend - sonia pinto -francisco cepeda - agnews

Corajosa. Assim pode ser definida a trajetória profissional da Sonia Pinto, que nos anos 80 foi uma das criadoras do Grupo Mineiro de Moda com a marca Printemps. Com as mudanças econômicas dos anos 90 na era pós-Collor, quebrou, mas renasceu com a grife que leva seu nome. De lá para cá, nunca mais adiantou coleção e passou a fazer o inverno no inverno, o verão no verão. “Não tinha como adiantar coleção e essa passou a ser minha forma de trabalhar”, disse emocionada no final da apresentação no Minas Trend, como convidada especial, pois nunca participou do evento. “Minha condição era essa, mostrar a coleção da temporada.” As roupas serão lançadas dia 9 de abril em Minas e dia 16, em São Paulo. O Minas Trend Previw apresenta as coleções de verão 2017.

sonia pinto_desfile-1-2

É exatamente esse o conceito que está permeado à moda mundial, chamado “Veja agora, Compro Agora, uma vez que com a rapidez das informações, o público não quer mais esperar”. Sonia faz isso há 20 anos. No desfile que fechou o primeiro dia de apresentações do evento mineiro, ela mostrou uma coleção andrógina – que não deixa de ter romantismo e uma estética atemporal. Basicamente em preto e branco, trouxe ainda azul-marinho e pitadas de grená.

sonia pinto_desfile-21 (1)

Modelagem ampla, inspiração em origamis, um japonismo sutil, acompanham o movimento do corpo, principalmente nas saias volumosas. Sonia traz ainda casacos, saias e muita sobreposição. Camisas brancas amplas também permeiam a coleção, até como vestidos sobre tules pretos. Os tecidos são o ponto inicial da criação de Sonia. De acordo com o material de divulgação, prefere sentir o toque de cada pano para só aí começar a desenhar. Dai, o ótimo trabalho de texturas com tecidos sofisticados, que vão do tule bordados com retalhos de seda pintada, crepes, seda, malhas transparentes, veludo de seda pura.

sonia pinto_desfile-22

Com Ronaldo Fraga e Fernanda Takai na plateia, Sonia foi aplaudida em pé e chorou no final. Não é para menos, as peças criadas vão ao encontro de tendências mundiais, que no entanto, sempre fizeram parte de seu DNA: amplitude, sobreposição, assimetria e androginia. E, sim, não fosse o calor que está fazendo em Belo Horizonte, dava vontade de sair vestindo qualquer um dos looks mostrados, que nunca vão sair de moda.

sonia pinto_desfile-27

Leia Também

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui