Estilistas colocam sexualidade como tendência fashion no SPFW

abre_tendencias_spfw
Desfiles do SPFW (Fotos: AgNews)

 
Por Rosângela Espinossi
O quarto dia do São Paulo Fashion Week foi marcado por mensagens sexuais. Calma, nada obscenas. A começar pelo desfile de Ronaldo Fraga apenas com modelos transgêneros, indo ao encontro do prefixo TRANS, contido na ideia desta 42ª edição da semana de moda: SPFWTRANSN42. Vitorino Campos também trouxe a temática sexual para suas roupas, mas no estilo trangender: roupas para serem usadas por homens e por mulheres. Em seguida, foi a vez de Amir Slama fazer um cabaré chique, com apelo fetichista, para sua moda praia alto-verão. Nessa mistura de estações, teve ainda o alto-verão chique e praiano da Água de Coco, com Isabeli Fontana e tops aos baldes na passarela. Tropicalismo também foi o mote da Osklen, para sua coleção também alto-verão. Para os dias frios, a Iódice abriu com uma viagem à Índia, em tons marsala e bege, com direito a espelhos e ilhoses, veludos e sedas. Confira os destaques:
IÓDICE
a - iodice - spfw - 1
Fotos: AgNews

Sobreposições, sedas, veludos e peças com brilhos feitos com espelhinhos e ilhoses fizeram parte da coleção proposta por Valdemar Iódice. A marca apresentou uma coleção mais despojada e com peças mais volumosas que de costume, seguindo as tendências internacionais e os anseios de suas clientes. Conhecida por ser uma grife sexy, a Iódice traz uma imagem mais despojada e confortável.
a - iodice - spfw -2
Fotos: AgNews

O conforto largo e largado, em veludo molhado, no crochê e nas amarrações. Tudo em tons de bege e terrosos. Iódice.
ÁGUA DE COCO
a - agua de coco - spfw 1
Fotos: AgNews

O clima tropical, para uma praia chique e elegante, foi – e sempre é – o mote dos desfiles da Água de Coco, que estendeu os domínios da areia para roupa a serem usadas no dia a dia, em tons de coral, principalmente, com coqueiros bordados. Longos, camisas, tops com mangas compridas ganharam a passarela armada na Casa Artefacto, espaço escolhido para o lançamento da linha home da marca.
isabeli_fontana_moda_agnews_spfw
Fotos: AgNews – Instagram/Reprodução

Os biquínis, como o usado por Isabeli Fontana, vêm com faixas largas e retas, com o sutiã servindo também de top. E saídas de praia longas são tendência quente, como a mostrada pela top.
a - agua de coco - spfw
Fotos: AgNews

Saias, jaquetinhas e bodies, com estampas tropicais amarronzadas ou em preto e branco estão entre as sugestões da Água de Coco. Deem um close nos chinelos flats, lindos e confortáveis.
RONALDO FRAGA
a - ronaldo fraga - spfw
Fotos: AgNews

A roupa é o que menos importou no desfile de Ronaldo Fraga. Mas sua atitude política-fashion. Com 28 modelos transgêneros, o estilista mineiro levou para a passarela um mesmo modelo de vestido, com poucas variações (um babado aqui, uma renda ali) e desenhos feitos a caneta por ele e aplicados com estamparia digital. A luta contra o preconceito, colocar em foco a discriminação e o assassinato de travestis no Brasil (país onde mais ocorre este tipo de crime no mundo) foram as principais tendências apresentadas por Ronaldo. Emoção à flor da pele.
ronaldo_fraga_spfw_agnews_desfile
Foto: AgNews

No final, todos os modelos entraram com calcinha e sutiã, dançaram “El Día Que Me Quieras”. Depois, Ronaldo entra para os aplausos finais. Emoção pura.
VITORINO CAMPOS
a - vitorino campos - sophia abrahão - 1
Fotos: AgNews

Com Sophia Abrahão na passarela (direita), Vitorino Campos mostra uma roupa mais larga, folgada, com calças estilo baggy, tricôs, jaquetas amplas. Tudo para ser usado por qualquer pessoa, independentemente do sexo. A inspiração veio da obra do pintor Gustave Coubert, que pintou o quadro A Origem do Mundo, um nu frontal, em pleno 1866, além de poemas de Carlos Drummond de Andrade e Louise Bourgeois, apostando numa sexualidade sutil e natural.
a - vitrorino campos
Fotos: AgNews

Babados, listras e ilhoses estão entre as propostas de Vitorino Campos, que usou tons como rosinha, cinza, preto, branco e azul.
AMIR SLAMA
a - amir slama-spfw
Fotos: AgNews

Peças inspiradas em corpets, numa silhueta longilínea, dos croquis das antigas revistas de moda, e os anos 80 serviram para Amir Slama criar uma coleção de alto-verão, com um pé no fetiche à la cabaré. Calcinhas tipo asa-delta, fitas como cinta-liga, cintos, transparências e barbatanas apareciam nos modelos sensuais, com styling criado por Yan Acioli.
A- AMIR SLAMA 222
Fotos: AgNews

Batizada de Tropical Jungle, a coleção conta com estampas de animal, que surgiram em todo o look – da cabeça aos pés – em tons como pink, roxo e laranja.
amir slama - spfw - 3 -
Fotos: AgNews

Paetês metalizados, bege e branco foram outras cores usadas por Amir Slama em sua sensual coleção, que também coloca em destaque os ombros e maiôs cavados.
OSKLEN
a - osklen - spfw 1
Fotos: AgNews

Rio de Janeiro e outros balneários com cenários idílicos e propícios para o “dolce far niente”, Oskar Metsavaht mostrou um alto-verão bem Osklen de ser. Confortável, elegante e casual, com misturas de estampas, como flores, folhas e listras, sobreposições e shape larguinho. Nos tecidos, linho, neoprene e tule se misturavam aos seus famosos e-fabrics, como mantas e gorgurão de seda rústica e palha de seda. A sobreposição na altura da cintura dava forma peplum às silhuetas. E os chapéus afundados na cabeça apontavam a direção da coleção: despojamento total.
 

Leia Também

Você também pode gostar